3 dicas para deixar o meu paciente mais à vontade no meu consultório

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3 dicas para deixar o meu paciente mais a vontade no meu consultório

Chegar ao consultório, conhecer um novo médico e ter que falar para ele sobre algum problema muito pessoal. Quem nunca passou por esta situação constrangedora?

Até mesmo em meio aos profissionais da área da saúde isto pode ser comum e é tarefa do médico possibilitar que o paciente fique a vontade durante o atendimento já que assim tudo pode ser resolvido muito mais facilmente.

Quer dicas sobre como fazer isso de um jeito bem simples? Continue lendo e veja algumas:

3 dicas para deixar o paciente à vontade

1. Não seja formal demais

Uma das coisas que mais prejudicam o andamento de um atendimento é a extrema formalidade utilizada pelo profissional.

Apesar de ser algo importante, até mesmo fundamental para o desenvolvimento da carreira do médico, este tipo de atitude pode deixar o paciente mais retraído e com medo de ser consultado, aumentando assim as chances de que ele troque de consultório na primeira oportunidade.

Quando falamos no exagero de formalidade fazemos referência aos profissionais que, mesmo sendo bons, não conseguem se relacionar com os seus pacientes. O maior problema desses profissionais é dar continuidade aos atendimentos que já foram feitos, visto que muitos dos consultados não retornam.

2. Fale sobre assuntos banais

E quer jeito mais simples e fácil de aliviar a tensão comum ao ambiente médico do que falar de assuntos banais e cotidianos? A lista que pode ser utilizada para deixar o paciente mais descontraído e confortável no consultório é longa e varia muito de acordo com o gênero, idade, classe e assim por diante.

Basicamente, só não é aconselhável puxar assuntos polêmicos. Política, futebol e religião, por exemplo, são alguns dos tópicos que devem ser evitados para que as partes não se enfrentem em debates mais sérios. Tirando isso, todo o resto está liberado!

Fale sobre o clima, sobre algum programa que está começando na TV ou sobre o noticiário. Enfim, procure tirar o foco do paciente para que ele fique mais tranquilo e disposto a ser, de fato, consultado.

3. Pergunte e escute o que o paciente tem a falar

Outra dica importante para deixar o paciente mais relaxado no consultório é perguntar. Pode ser sobre a vida dele, sobre a sua família ou alguma opinião pessoal. Fazê-lo falar é uma das formas mais rápidas de aliviar a tensão!

Mas, atenção: Além de perguntar, o profissional precisa escutar o que o paciente tem a falar!

Monólogos correspondem a uma das causas mais comuns que levam uma pessoa a trocar de médico, afinal, ninguém gosta de falar sozinho, não é mesmo?

Ter este cuidado com o paciente contribuirá para que você não o perca! Mantenha-se atento.

Encante o paciente e ele voltará ao consultório

Quanto mais à vontade o paciente se sentir no atendimento, maiores serão as chances de que ele saia dali encantado e disposto a tê-lo como o seu médico para o resto da vida.

Muitos profissionais investem rios de dinheiro em estruturas, equipamentos e excelentes funcionários, mas esquecem de completamente de encantar o paciente nos poucos minutos em que estão frente a frente. Este é um grande erro!

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