A história por trás do dia do dentista

Tempo de leitura: 3 minutos

A história por trás do dia do dentista

O Dia Mundial do Dentista é comemorado anualmente em 03 de outubro e o que muita gente não sabe é por que desta data foi escolhida para representar toda uma classe importantíssima dentro do contexto da área da saúde.

Repleto de história, este dia foi o princípio da profissão, seus primeiros passos orientados para que o dentista se tornasse o profissional que conhecemos hoje. Foi em Baltimore, Estados Unidos, que surgiu nesta mesma data, do ano de 1840, a primeira escola de Odontologia responsável por disseminar os conhecimentos que já estavam sendo explorados desde 9 mil anos atrás.

A Baltimore College of Dental Surgery foi o pontapé inicial para que uma lindíssima carreira profissional fosse lançada ao redor do mundo. Rapidamente, os conhecimentos passados nas aulas deste colégio foram disseminados para outros países que passaram a fundar suas próprias escolas odontológicas formando tantos outros dentistas.

Hoje, é claro, a profissão já está presente em todos os cinco continentes, diferenciando-se, apenas, quanto a algumas técnicas e instrumentos utilizados no consultório.

Como surgiram os dentistas?

A preocupação com os dentes é tão antiga quanto os cuidados com a proteção e saciedade. Pesquisadores acreditam que há mais de 9 mil anos nossos ancestrais já procuravam entender e melhorar sua saúde bucal. No Egito Antigo, muitos manuscritos foram desvendados revelando observações interessantes sobre dores de dentes e outros problemas na dentária.

Em cerca de 3.500 a.C pensadores já pesquisavam sobre o verme dentário enquanto que Hipócrates, na Grécia, descrevia as primeiras cáries. O termo dentista, de fato, demorou a aparecer na história da evolução desta profissão. Acredita-se que este termo tenha surgido na França, em 1363.

Foi em 1728 que a odontologia começou a ganhar mais especificidade devido aos avanços de Pierre Fauchard, francês que se tornou conhecido como o pai da odontologia moderna. Sua publicação “Tratado dos dentes para os cirurgiões dentistas” contribuiu muito para que as primeiras escolas nascessem.

O Dia do Dentista no Brasil

Apesar do Dia do Dentista ser comemorado mundialmente em 03 de outubro, no Brasil existe uma data reservada como especial para celebrar a vida destes profissionais.

O dia 25 de outubro é um marco da odontologia brasileira que teve, em 1884, a fundação das primeiras escolas aptas a graduar os profissionais desta área. Os primeiros formandos sentaram-se em salas de aula nos estados do Rio de Janeiro e da Bahia.

A data foi oficializada, portanto, como o Dia Nacional do Cirurgião-Dentista. Além disso, também é o dia reservado para a comemoração do Dia Nacional da Saúde Bucal, momento propício para que as pessoas revejam como estão tratando os seus dentes.

Seja dia 03 ou dia 25 de outubro, o importante mesmo é não deixar comemorar o Dia do Dentista, já que para atingir tal título este profissional teve que passar por muitos anos de estudo e dedicação plena para atender com qualidade e técnica cada um de seus pacientes.

E se você gostou deste artigo e quer saber mais sobre o Dia do Dentista e outros dados pertinentes à profissão, aproveite para acessar outros artigos em nosso blog!