Quais os primeiros passos para abrir uma clínica de olhos?

clínica de olhos

A maioria dos profissionais recém-formados na área da medicina desejam começar o seu trabalho abrindo a sua própria clínica médica. Se você teve sua residência em oftalmologia e quer abrir a sua clínica de olhos deve estar pensando em quais são os primeiros passos para iniciar a carreira. Nesse artigo nós vamos te dar dicas que podem facilitar esse processo.

Faça um investimento inicial e tenha os materiais necessários

Pode parecer complicado, mas ao abrir uma clínica, você deve estar ciente de que é um investimento, ou seja, você estará fazendo o papel de empreendedor. Por isso antes de começar o seu negócio, coloque todos os gastos iniciais necessários e faça uma planilha de quanto precisará investir. Você precisa ter esse controle para ter uma ideia de equilíbrio das contas e do quanto será necessário lucrar para abater o investimento e começar a lucrar.

Dentro do encaixe de orçamento você deve considerar aluguel, gastos mensais e demais despesas. Mas você precisa considerar todos os equipamentos médicos necessários que atenderão o seu paciente na clínica dos olhos, como microscópio cirúrgico, facoemulsificador, campímetro, entre outros.

Além disso, considere ter uma secretária ou recepcionista. Elas podem te ajudar a controlar a área administrativa, equilibrar as contas, agendar consultas, atender telefonemas entre outras utilidades. E lembre-se de comprar materiais básicos de escritórios como computadores e telefones.

Importante ressaltar que, como qualquer clínica, você deve preocupar-se em alguns outros materiais e estruturas, como uma recepção, sala de espera para os pacientes, com banheiros, laboratórios de exames e salas de consulta. Escolha bem o local para abrir a clínica. Ele deve ser amplo e ser capaz de passar conforto aos pacientes.

Certifique-se do local onde pretende iniciar a carreira

Preste muito atenção também no local onde deseja abrir a sua clínica de olhos. Tente conhecer a demanda da população por um oftalmologista como, por exemplo, tente explorar se há muita procura desse serviço e falta de alternativas em redes particulares próximas.

Tenha atenção na concorrência. Evite abrir uma clínica da mesma especialidade muito próxima de outra. Isso só pode fazer com que as duas saiam prejudicadas. A alternativa é de oferecer diferenciais em relação a concorrente para poder atrair mais pacientes.

Invista em publicidade e ofereça um serviço de qualidade

Para que o público tenha conhecimento da sua atividade em sua nova clínica é preciso considerar fazer uma propaganda. Somente assim conseguirá obter pacientes para o seu empreendimento. Hoje existem modelos viáveis e de baixos orçamentos de marketing que podem alavancar o sucesso da sua clínica.

Fazer publicidade não é suficiente para atrair pacientes para a sua clínica. Muitas pessoas contam o bom atendimento, agilidade e condições de pagamento das clínicas. Certifique-se que o paciente sinta-se bem atendido desde o momento que procura a sua instituição para agendar uma consulta. Essa medida pode surtir como um grande diferencial. Quando um paciente é bem recebido, ele tende a voltar e recomendar os serviços a outras pessoas.

É muito importante entender que, atualmente, para garantir seu espaço no mercado, o profissional da área da saúde deve estar sempre atualizado e investindo em ações que aumentem a visibilidade de sua clínica ou consultório, através de uma estratégia de marketing e de um bom atendimento e relacionamento com o paciente.

Você sabia que existem softwares médicos extremamente eficazes que auxiliam na gestão do consultório e no relacionamento com os pacientes? E que, inclusive, podem ajudá-lo na parte estratégica e no marketing da sua clínica de olhos? Já pensou se, no seu software médico, além de gerenciar seus pacientes, você pudesse também criar e conduzir o seu próprio site e blog?

No iMedicina nós oferecemos essa possibilidade! Conheça nossa proposta visitando a nossa página e entenda melhor como informatizar o seu consultório e atrair novos pacientes!

Abrir uma clínica de olhos pode ser um processo bem simples, mas que demandam algumas atitudes para garantir o sucesso. Se você gostou desse artigo continue acessando o nosso site. Nele você vai encontrar esses e outros assuntos de seu interesse. Confira!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: