Ações de comemoração pelo dia do dentista

Tempo de leitura: 3 minutos

Ações de comemoração pelo dia do dentista

Todo ano, no dia 25 de outubro, são realizadas ações para conscientização da saúde bucal

Você já deve ter ouvido em lojas, mercados e outros empreendimentos o seguinte slogan “O aniversário é nosso, mas quem ganha o presente é você”, não é mesmo? Com os dentistas, é praticamente a mesma coisa. No dia 25 de outubro é comemorado no Brasil o dia do dentista, mas quem recebe os “presentes” são a sociedade.

A referência da comemoração do dia do dentista

No Brasil, a data escolhida para lembrar da importância dos dentistas faz referência ao dia em que foram criados os primeiros cursos de Odontologia do país, de acordo com o Decreto nº 9.311 de 25 de outubro de 1884. Há mais de um século, portanto, os cirurgiões-dentistas vêm ajudando os brasileiros a viver uma vida melhor com uma boa saúde bucal.

Anualmente são realizados de norte a sul do Brasil atividades para conscientização da importância da saúde bucal durante do dia 25 de outubro. Isso porque esta data comemorativa também se tornou o Dia Nacional da Saúde Bucal. Nesta data acontecem mutirões, palestras, ações públicas e manifestações para mostrar à sociedade o quanto é importante manter uma boca saudável, além também da relevância de se apoiar o bom trabalho de um dentista.

A conscientização é importante por muitas razões. Poucos brasileiros fazem visitas regulares ao profissional dentista. Boa parte das pessoas só visita um consultório odontológico quando os problemas já se espalharam por sua boca. Às vezes, é tarde demais. Conferir à saúde bucal a importância que ela realmente merece é compreender, inclusive, que um dentista cuida de toda a boca do paciente e não apenas dos dentes, por exemplo.

Os órgãos responsáveis pelas ações

Boa parte das ações comemorativas relacionadas ao Dia Nacional do Dentista e ao Dia Nacional da Saúde Bucal são promovidas pelos Conselhos Regionais de Odontologia (CRO’s). Mas outras entidades, como associações de especialidades odontológicas e faculdades (públicas e privadas) de Odontologia também realizam campanhas importantes voltadas à conscientização e à informação do público em geral, gratuitamente.

Em Santa Catarina, por exemplo, parcerias entre universidades, ABO, prefeituras e até mesmo instituições privadas ajudaram para que neste dia fossem oferecidos diversos atendimentos odontológicos sem agendamento prévio, orientando também sobre os cuidados necessários com a saúde bucal.

No Rio de Janeiro, o mês de outubro uniu dentistas e crianças (cuja data comemorativa também é neste mês). O “Odontomóvel” circulou por cidades fluminenses no intuito de distribuir brindes, conscientizar crianças e prestar atendimento odontológico no consultório ambulante presente no veículo.

O Conselho Regional de Medicina do Sergipe, por sua vez, buscou intensificar a luta pela qualidade dos serviços e da valorização do trabalho dos dentistas neste mês. O órgão lançou campanhas para a prevenção do câncer de boca e tentou discutir com a sociedade civil a relevância do trabalho do dentista para a saúde pública.

Curiosidade: Enquanto no Brasil o dia do dentista é comemorado no dia 25 de outubro, mundialmente, o Dia do Dentista é em 3 de outubro, em homenagem ao dia que foi criado o primeiro curso de Odontologia da história. A faculdade é de Baltimore, nos Estados Unidos.

Quer ficar por dentro desse e outros assuntos? Acesse o nosso blog!