Mais do que dia e hora: o que uma agenda de consultório completa tem

agendamento online

A principal finalidade de um software de gestão de negócio é facilitar a vida dos administradores. Por isso, os sistemas oferecem diversas funcionalidades que devem ser bem usadas pelos gestores. Em consultórios e clínicas médicas, a gestão é importante para manter tudo sob controle, desde as informações, o agendamento de pacientes, o horário dos médicos e o pagamento das consultas.

A agenda de um consultório deve ser completa. Hoje em dia, ela deve possuir muito mais informações do que apenas o dia e a hora da consulta que foi agendada. Por isso, fizemos este texto para mostrar como você pode otimizar o uso e as informações que são necessárias durante o agendamento. Confira nossas dicas abaixo!

Agendamento: informações do paciente

Dia e hora da consulta são o básico e o principal. Essa sempre foi a forma de evitar que consultas sejam marcadas em cima da outra, causando um mal estar entre os pacientes e a clínica. No entanto, os sistemas de gestão feitos hoje em dia são programados para mostrar muito mais do que apenas o dia em questão.

É possível mudar o modo de visualização para diferentes níveis, como mensal, semanal, diário ou mesmo anual. Isso proporciona um controle maior e a possibilidade de marcar consultas ou retornos em períodos mais longos, meses a frente. Com a agenda, tudo isso pode ser controlado de maneira prática e compartilhada apenas com alguns cliques. A funcionalidade da ferramenta também oferece que o agendamento seja feito com uma facilidade e eficiência maiores.

Na hora de confirmar um agendamento, também é recomendado ter os dados do paciente. Meios de contato, como telefones celular e residencial, e-mail, além de um cadastro completo com endereço, data de nascimento, foto do paciente, número do convênio (caso o paciente utilize), entre outros dados. Eles são importantes para que o consultório e os médicos saibam quem é o paciente, isso facilita, também, saber o histórico de consulta e o tratamento que está sendo feito. Essa funcionalidade também serve para que a clínica possa enviar, via mensagem no celular ou no e-mail cadastrados, um lembrete próximo a data de agendamento.

Otimização do trabalho

Assim como os dados dos pacientes são importantes para a agenda, é importante que a ferramenta também tenha um controle do médico que está atendendo o paciente. Isso é bastante útil em consultórios que possuem muitos médicos. Além do próprio médico ter um controle maior da sua agenda, já que ele pode receber informações para montar a sua rotina do dia, ele também pode ver, previamente, quem serão os pacientes do dia. Isso pode ser uma maneira de agilizar todo o atendimento.

Por fim, a agenda também pode trazer informações sobre a forma de pagamento. Afinal, o paciente pode efetuar a consulta com um convênio médico ou pagamento particular. Por isso, é importante ter na agenda qual é o convênio utilizado ou qual é a forma de pagamento (cartão de débito, crédito, dinheiro). Com a agenda integrada com o setor financeiro, essa se torna uma informação ainda mais importante.

No iMedicina nós oferecemos essa possibilidade! Conheça nossa proposta visitando a nossa página e entenda melhor como informatizar o seu consultório e atrair novos pacientes!

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