Marcando consulta online: como oferecer este serviço auxilia minha clínica de odontologia

clínica odontológica

O agendamento on-line para clínica odontológica é um serviço que, embora novo, tem conquistado profissionais em todo o mundo. Isso porque ele possibilita um ganho muito maior em lucro, satisfação e produtividade, com um investimento relativamente baixo. Uma das razões é a possibilidade do próprio paciente agendar sua consulta pela internet.

Mesmo com tantas vantagens, a clínica odontológica ainda está em dúvida se o serviço vale a pena. Existe o receio de que o sistema pode gerar custos – e confusões – que deixariam a empresa em pior situação. Neste artigo, mostraremos os maiores benefícios do agendamento on-line, com o intuito de provar que ele vale sim a pena.

Por que utilizar a consulta on-line

O primeiro motivo é a economia. Manter uma equipe de atendimento não é tão simples e barato. Mesmo as clínicas que têm mais vantagens contratando um serviço terceirizado costumam gastar alto. Além disso, nem sempre uma equipe consegue atender às necessidades dos pacientes. Implementando o agendamento on-line, a clínica odontológica não precisará contratar funcionários ou uma empresa para realizar o serviço. A necessidade por mão de obra é reduzida.

Uma clínica também gasta muito tempo com marcações, remarcações e confirmações de consulta por telefone. Mas quando há a possibilidade do paciente marcar seu próprio horário na internet, ela deixa de precisar realizar muitas ligações. Com isso, mesmo com a aquisição do sistema on-line, a economia no final do mês é grande.

O segundo motivo é a diminuição do índice de não comparecimento. Existem muitos motivos que fazem um paciente não ir à clínica odontológica na hora marcada. Mas é certo que o número dos que deixam de ir diminui com a utilização do software. Entre as razões está à possibilidade dele escolher o melhor horário para si e os lembretes do software. Minutos antes da sua consulta, o paciente recebe uma mensagem, por SMS ou e-mail, que avisa sobre a hora marcada.

Seus clientes estarão mais satisfeitos em poder utilizar o agendamento on-line. Quando ele pode escolher a melhor hora, passa a ter uma sensação de liberdade. Além disso, não precisará enfrentar filas de atendimento. A flexibilização dos horários melhora a imagem da clínica. Esse é o terceiro motivo para a implementação.

Se o cliente vai até a clínica odontológica e não encontra horários, tende a se frustrar muito, e você corre o risco de perdê-lo. Na internet, no entanto, ele tem todo o agendamento disponível. Em poucos minutos, poderá marcar o horário por meio do computador ou de dispositivos móveis, como smartphones.

O quarto motivo é o aumento da produtividade. Se os próprios pacientes passam a fazer seu agendamento, a equipe responsável por atendê-los ganha mais tempo. Assim, pode se dedicar em outras tarefas importantes, como suporte, esclarecimento de dúvidas e resolução de problemas dos pacientes. O que era feito em uma semana com o agendamento pessoal e via telefone, passa a ser feito em um ou dois dias se a agenda da clínica se torna on-line.

Ademais, com o passar do tempo, a organização se habituará ao novo sistema, e tudo fluirá mais rapidamente. Com o dinamismo da clínica, e o baixo índice de não comparecimento, novos espaços em horários surgirão. A empresa poderá, então, incluir mais pacientes no seu cadastro, algo que seria impraticável com um sistema tradicional de agendamento.

Praticidade do agendamento online

O agendamento on-line garante mais disponibilidade para sua clínica odontológica. Serviços de saúde privados enfrentam o problema constante do horário. Afinal, os males não atacam as pessoas apenas no horário de serviço. Um paciente às vezes precisa esperar horas para poder agendar sua consulta, correndo o risco de enfrentar uma fila de pessoas com problemas menos graves.

Esse é o quinto motivo, já que você terá um negócio aberto durante 24 horas por dia e sete dias por semana. O cliente poderá entrar no quadro de horários completo, e ver em tempo real todos os horários disponíveis de cada especialista.

O sexto motivo é a modernização. Assim como todos os setores do mercado, o odontológico avançou muito graças à tecnologia. Com a popularização de novos métodos, sistemas e maquinário, não só os serviços melhoraram, como os preços reduziram. O centro de saúde que não aderir a essa onda certamente estará derrotado diante da concorrência.

Isso, em termo claros, significa que as empresas que competirão diretamente com você já estão usufruindo dos benefícios listados acima. A modernização então não se trata de uma escolha, mas de uma necessidade.

Conclusão

O agendamento on-line traz benefícios para a clínica odontológica e seus pacientes. A empresa passa a economizar com funcionários e telefone, e o paciente estará mais satisfeito por ter a liberdade de escolher seus horários. A modernização é ainda fundamental para poder competir em um mercado em crescimento.

Você sabia que existem softwares odontológicos extremamente eficazes que auxiliam na gestão do consultório e no relacionamento com os pacientes? E que, inclusive, possuem um sistema de agendamento online para pacientes? Já pensou se, no seu software odontológico, além de gerenciar seus pacientes, você pudesse também criar e conduzir o seu próprio site e blog?

No iMedicina nós oferecemos essa possibilidade! Conheça nossa proposta visitando a nossa página e entenda melhor como informatizar a sua clínica odontológica e atrair novos pacientes!

Espero que essas dicas tenham lhe ajudado. Continue lendo nosso site para ter muito mais informações importantes para sua clínica odontológica!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: