Agenda online: como a digitalização beneficia o meu consultório médico

Agenda on-line: como a digitalização beneficia o meu consultório médico

Com o amadurecimento dos procedimentos tecnológicos na sociedade, muitas pessoas hoje têm optado por realizar as suas mais diversas tarefas nos espaços on-line. Eles permitem uma maior agilidade, praticidade, conforto e segurança na maioria das transações. As pessoas fazem compras, transferências bancárias, assistem aulas, tudo na plataforma digital.

Pensando na praticidade das clínicas, muitas empresas do ramo da tecnologia oferecem softwares que possibilitam seus pacientes agende sua consulta, exames, retornos e demais procedimentos médicos totalmente on-line. Além de serem extremamente benéficos para os pacientes que procuram por praticidade na sua rotina, podem ser muito úteis também para clínica. Além de serem um diferencial entre a concorrência, esses softwares permitem a digitalização e armazenamento de dados que contribuem para uma melhor gestão da instituição.

Ademais, a digitalização de dados permite que a empresa se destaque por ser um órgão que preza pela sustentabilidade. A preservação ambiental é respeitada na sociedade atual. Muitos têm conhecimento de que a fabricação de papel demanda a derrubada de árvores. Ao aderir ao agendamento da sua consulta on-line, será uma empresa reconhecida pela sua preocupação. Além disso, muito dinheiro gasto com papel poderá ser poupado para a clínica com os sistemas digitais.

Por que devo aderir ao agendamento on-line no meu consultório?

A época do papel já passou há muito tempo. A digitalização de dados pode ser extremamente útil para não perder arquivos importantes. Os softwares de agendamento on-line permitem que você tenha um acesso de todas as suas consultas agendadas em determinado período. Assim, você terá uma maior facilidade em controlar os dados administrativos de uma empresa.

Caso necessite dos dados para emitir algum documento ou procedimento semelhante, eles estarão lá armazenados sem que você precise verificar no papel para depois passar para as plataformas digitais. Além disso, os dados ficam melhor organizados e estruturados. Todos os pontos são perfeitamente legíveis. Não há o risco de conter rabiscos e demais anotações que possam dificultar a leitura e prejudicar um entendimento ou resultar numa divergência de dados.

Além disso, quando o paciente agenda a sua consulta via plataforma digital, ele mesmo fica responsável em preencher todos os dados fornecidos. Muitas vezes, quando essa tarefa fica a cargo da recepcionista ou secretária do consultório, podem ocorrer algumas divergências de dados pelo mal entendimento, como o nome completo, documento, endereço e telefone. Isso, além de atrapalhar o andamento da rotina da instituição, pode desagradar ao paciente. No sistema de agendamento on-line, todos os dados estarão digitalizados, fornecidos pelo próprio paciente, prevenindo que aconteça esse tipo de transtorno.

Sua clínica pode ganhar credibilidade

Ao aderir a digitalização dos agendamentos on-line, a clínica será considerada uma instituição de maior credibilidade. Isto porque todos os dados fornecidos de horários disponíveis de exames e consultas estarão na plataforma digital, responsável em fazer o seu agendamento de consulta. A clínica demonstra que tem todos os seus horários previamente organizados e sob controle.

Além disso, o paciente escolherá os horários e datas que achar conveniente para agendar a sua consulta. Como ele mesmo tem acesso aos dados, tem conhecimento de que esses realmente são os horários em que poderá ser atendido. Assim, evita-se que a secretária tenha que ficar procurando e ajustando vários horários até que ache um compatível com o paciente.

Para o paciente, é até melhor esse tipo de agendamento, porque ele simplesmente não precisa tentar ligar para a clínica várias vezes ou comparecer à instituição apenas para poder marcar um atendimento médico. Ele pode sentir-se confortável em realizar o agendamento da sua consulta de onde estiver, seja em casa ou no trabalho, via tablet, computador ou celular. Isso proporciona uma alta acessibilidade ao paciente e um reconhecimento de diferencial da sua instituição.

Como a digitalização de dados contribui na rotina da minha clínica?

A maioria dos softwares de agendamento on-line é amplamente acessível, isso quer dizer que qualquer um da sua equipe pode acessar o programa sem muitos conhecimentos específicos. Além disso, não é preciso realizar muitas tarefas do programa, pela facilidade a maioria é feita pelo próprio software.

Isso pode reduzir muito o trabalho diário da sua clínica e deixar que os seus funcionários realizem assuntos com mais urgência, em vez de ficar realizando diversos agendamentos de consultas. Isso reduzirá filas e liberará as linhas telefônicas. Além de minimizar o trabalho, facilitará a gestão e organização de coisas que parecem pequenas, mas que poupam muito tempo e serviço da sua equipe.

Muitos programas de agendamento on-line também vêm acompanhados dos sistemas de notificações, ou seja, o próprio software manda uma mensagem ao paciente no e-mail ou telefone cadastrados confirmando a sua consulta. Com isso, evita-se que o paciente se esqueça da consulta e que a secretária tenha que ligar várias vezes para o paciente para lembrá-lo do procedimento agendado previamente na clínica.

Se você gostou desse artigo, continue navegando em nosso blog. Aqui você encontrará esse e outros assuntos de seu interesse. Confira!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: