Agendamento online: benefícios na hora de criar estatísticas para sua clínica

A tecnologia tem oferecido excelentes formas de fazer o médico e sua equipe ganhar em comodidade. O agendamento online é um exemplo, pois tem mudado a rotina de muitas clínicas. Ele otimiza o processo, trazendo benefícios tanto para o cliente, quanto para a equipe. Hoje, com o número de profissionais no mercado, qualquer ganho em eficiência é bem-vindo.

O sistema de agendamento online facilita a gestão de horários por ter uma agenda completa. A grande vantagem está na diminuição de tarefas, visto que o próprio paciente pode realizar seu agendamento de qualquer lugar com internet. A agilidade, praticidade e flexibilidade da ferramenta tornam os clientes mais satisfeitos. Conheça as vantagens desse sistema que vem ganhando o mercado.

Qualidade

Livrando o telefone de tantas ligações, os atendentes passam a oferecer um serviço com muito mais qualidade para aqueles que precisam e um atendimento mais complexo. A recepção também se beneficia desse fato. Como poucos pacientes precisarão ir até a clínica, aqueles cujo tratamento exige o comparecimento do início ao fim do processo poderão ter um atendimento mais personalizado.

Flexibilidade

Serviços de saúde possuem a limitação do tempo. O paciente pode ser acometido de um problema em qualquer hora do dia, e nem sempre pode contar com seu profissional favorito ou com o convênio do qual faz parte. Mas com o agendamento online, a clínica está disponível para marcar horário a qualquer hora do dia, bastando a ele acessar a internet. O paciente preza por isso, pois ele pode estar em casa ou viajando, com computador ou dispositivo móvel, e mesmo assim marcar sua consulta. A clínica que possui um sistema de agendamento online permanece “aberta” durante 24 horas por dia e 7 dias por semana.

Crescimento

A empresa cresce se pode ter um canal de atendimento e agendamento online. A comunicação mediada poupa tempo dos profissionais. Depois que o uso da plataforma se torna hábito, tanto por parte da equipe, quanto dos pacientes, sobra um tempo considerável na agenda da clínica. Isso permite que novos pacientes sejam atendidos. E o melhor de tudo é que você não precisa investir em contratação.

Sem fila de espera e frustração

Muitos pacientes se frustram por terem que enfrentar uma fila de espera. Pior ainda se eles se dirigem à clínica para fazer agendamento e não encontram horário disponível. A espera no atendimento ao telefone também é frustrante. Em alguns casos, a empresa pode perder o cliente. Mas o agendamento online é rápido e prático, já que o próprio cliente poderá fazê-lo. Longe de incomodá-lo, a tarefa, quando é responsabilidade dele, melhora a imagem que ele tem da sua empresa.

Obtenção de dados

O sistema garante que você tenha um sistema de dados muito mais eficiente sobre os seus pacientes. Quando o preenchimento de cadastro é feito por sua equipe, a chance de haver erros de dados é grande. Além disso, a plataforma ajuda você a descobrir os serviços mais procurados, os horários preferidos dos clientes e muitas outras informações importantes.

Liberdade ao paciente

O paciente valoriza empresas que dão a liberdade de ele escolher os horários de sua preferência. O agendamento online contém uma tela com a agenda completa da clínica, possibilitando-o fazer a escolha. Essa é uma forma de fidelizar seus clientes.

Melhora no exame

O paciente pode se preparar melhor para cada exame, porque na hora de realizar o agendamento ele saberá os procedimentos que precisa fazer. Se for necessário fazer um jejum, por exemplo, tanto na tela do agendamento, quanto no seu e-mail ele será notificado com instruções.

O índice de pacientes que não comparecem na hora marcada também diminui consideravelmente. Isso não só porque ele estará escolhendo o melhor horário. Minutos antes da hora da consulta, ele recebe mensagem, via e-mail ou SMS, lembrando-o que deve se preparar para visitar a clínica.

Redução de custos

Só o gasto com telefone já pesa muito no final do mês. Uma clínica sem agendamento online precisa realizar muitas ligações, principalmente para remarcação e confirmação de horários. A economia com isso, já que o processo praticamente se automatiza, é enorme. Os atendentes poderão se concentrar em outras tarefas, agilizando os trabalhos da clínica. Portanto, o gasto com o software é logo coberto pelo lucro e pela economia.

Ganho em tempo

A clínica e o paciente ganharão em tempo, pois não haverá a necessidade de atender o paciente que se deslocou de sua cassa para realizar o agendamento. A equipe da clínica se tornará mais produtiva e o paciente dedicará menos do seu tempo se envolvendo com uma consulta.

Conclusão

A plataforma de agendamentos online só pode trazer benefícios para as clínicas. Ela ajuda na organização dos horários e dá ao cliente a possibilidade de ele mesmo marcar um horário na agenda da clínica. O paciente fica satisfeito e a equipe não perderá tanto tempo com esse procedimento. Além disso, o custo de se manter um software é muito menor do que o gasto com ligações telefônicas.

Esperamos que esse artigo tenha lhe esclarecido sobre os benefícios do agendamento on-line. Leia outros textos do nosso blog para conhecer mais dicas!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: