Clínica médica dos sonhos: três passos para melhorar o ambiente

clínica médica

O ambiente da sua clínica médica é a primeira coisa que os pacientes notam. É importante criar uma primeira impressão positiva, pois isso pode afetar a percepção dos pacientes. Eles precisam se sentir bem e confortáveis no seu consultório. Pensando nisso, destacamos três passos simples e eficazes para ajudar a deixar o ambiente da sua clínica médica bem melhor, confira!

1. Capriche na decoração da sua clínica médica

A decoração vai definir o tipo de ambiente que você quer criar. Evite pintar as paredes de branco, principalmente na sua sala de espera. Além de ser uma cor monótona, ela passa a ideia de esterilidade e pode lembrar ambiente hospitalar.

Prefira tons pastéis, verdes claros e até azul água. Essas cores combinam bem com madeira e permitem que você ouse um pouco mais nos detalhes, colocando objetos em cores vibrantes ou mais escuras, para fazer um contraste. Para deixar o ambiente mais acolhedor e interessante, use quadros, plantas e até almofadas. Além disso, certifique-se sempre de que todos os ambientes estão limpos e organizados.

2. Uma clínica médica precisa de móveis confortáveis e bonitos

Faça uma avaliação dos móveis da sua clínica médica. Têm boa aparência? Combinam com o ambiente? São confortáveis? Existem lugares suficientes para os pacientes que estão esperando se sentarem? São fáceis de limpar?

Para ter um ambiente agradável todos os elementos devem ser harmoniosos e os móveis são boa parte de um consultório. Eles precisam ser fáceis de limpar, porque a limpeza de uma clínica é sempre primordial. No caso de sofás, cadeiras e poltronas, você pode dar preferência a tecidos como o couro sintético.

Além disso, é muito importante prestar atenção na disposição dos móveis. Não deixe os pacientes de costas para a entrada e lembre-se de dispor os móveis deixando fácil acesso entre os ambientes. Considere também a movimentação de pacientes com necessidades especiais, como cadeirantes.

3. Ofereça boas distrações na sua clínica

Um paciente pode passar um tempo razoável esperando para ser atendido, então garanta algumas boas distrações para que ele não fique entediado ou irritado. Disponibilizar o Wi-Fi hoje em dia, por exemplo, é quase obrigatório.

Oferecer algumas opções para beber e comer é indispensável: algumas bolachas doces ou salgadas, suco, água, chá e café. Se estiver dentro do seu orçamento, também pode instalar uma máquina automática com diversas opções de bebidas.

Não se esqueça das tradicionais revistas, dê preferência para aquelas que tratam de temas ligados à saúde, decoração e lugares turísticos. Se for deixar a TV ligada, oriente as secretárias a evitar programas polêmicos e jornais, além de garantir que o volume esteja agradável. Outra opção é colocar uma música ambiente, que deve ser calma. Se você costuma receber crianças na sua clínica, crie um espaço para elas, com mesa e cadeiras baixas, gibis, brinquedos e livros de colorir.

Independente do caminho escolhido é importante que o profissional da área da saúde enxergue o seu consultório como um empreendimento que precisa de atenção estratégica. É preciso investir parte do seu tempo para planejar ações para divulgação do consultório e aumento da qualidade do atendimento.

Investir em uma boa gestão pode impactar bastante nos resultados que o consultório te oferece todo mês. Por isso, é importante começar a pensar em investir em tecnologia para centralizar todos os processos do consultório – administrativo, financeiro e estratégico – em um só lugar: um software de gestão e marketing para consultórios.

No iMedicina nós oferecemos essa possibilidade! Conheça nossa proposta visitando a nossa página e entenda melhor como informatizar o seu consultório e atrair novos pacientes!

Seguindo esses três passos é possível melhorar muito o ambiente da sua clínica médica! Se você gostou desse artigo, pode conferir outros textos no nosso blog!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: