6 sinais de que você tem trabalhado para a agenda do seu consultório

agenda do seu consultório

A agenda de um médico é parte fundamental da gestão bem sucedida de um consultório ou clínica. Por isso, escolher com precisão qual se adéqua melhor à sua rotina é de extrema importância ao adquirir um software médico. A agenda do seu consultório não deve ser um recurso simplório ou pouco inteligente, ela orienta seus funcionários e norteia os seus compromissos. Se você já utiliza um software médico para gerir o seu consultório, me responda:

Sua agenda é completamente feita para você?

Se você se identificar com algum dos tópicos que elencaremos nesse artigo, saiba que a resposta é não. E você está perdendo tempo!

 

1) Inflexibilidade e falta de autonomia

 

A agenda é sua e você deveria poder realizar nela a tarefa que quisesse. A sua agenda barra suas ações? Impede que você crie quantos campos de horários quiser? A falta de autonomia e flexibilidade em agendas representa um grande problema para os médicos que possuem rotinas de trabalho complexas e corridas.

Com agendas assim, você não pode alterar a duração de uma consulta, esticando ou reduzindo-a, quando ela já foi iniciada. Agendas que travam suas ações sem que isso seja solicitado por você, interferem na sua autonomia e liberdade de composição de horários. A agenda deveria trabalhar para você e não o contrário. Se você precisa perder grande parte do seu tempo modificando configurações para que ela te atenda com mais eficiência, essa não é a agenda ideal.

Do que adianta obter uma agenda eletrônica se você ainda continua sendo obrigado a orientar sua secretária a respeito de marcações de consulta e horários? Sua agenda deveria resolver todas as suas demandas e otimizar o seu tempo nesse quesito.

 

2) Personalização Zero

 

A agenda não te atende como deveria e ainda não abre possibilidades para uma personalização que tenha mais a ver com você e a sua forma de trabalhar. Ela é rígida e inflexível, não permite que você dê os comandos que acha necessário, como arrastar compromissos, encurtar ou prolongar uma consulta, marcar mais de um paciente no mesmo horário, etc.

Além disso, ela não tem nada a ver com a área que você atua. Cada especialidade médica possui uma demanda de agenda e se ela se apresenta demasiadamente rígida, não conseguirá atender a todas as suas necessidades de forma completa e eficaz. Se a sua agenda possui alguma dessas características, ela não foi feita para você!

 

3) Erros e confusões

 

Já sabemos das inúmeras possibilidades de erros que uma agenda de papel pode ocasionar. Mas algumas agendas eletrônicas também não escapam disso. Se você não possui autonomia para configurar a sua agenda da forma que quiser, está sujeito a erros técnicos de duração de consultas, marcações em turnos indesejados, etc.

Você que não atende em determinado consultório todos os dias nos mesmos horários, ainda tem que conviver com erros de marcações se a sua agenda ainda não faz isso por você. Se a sua agenda permite que a sua secretária marque consultas em dias que você não estará presente, ela não está sendo eficiente o suficiente e sim colaborando com o surgimento de novos conflitos e erros.

 

4) Falta de praticidade

 

Você não pode acessar a sua agenda de qualquer lugar? Ela não se integra a sua agenda pessoal? Então, ela não está te oferecendo praticidade. Uma agenda que não te permite acessá-la quando e onde quiser, não é uma agenda útil.

Algumas agendas também não possuem um sistema de lembretes para alertá-lo sobre determinados compromissos. Nós sabemos que a rotina médica é extremamente atribulada e corrida, sem lembretes automáticos, alertas e uma agenda bem organizada, há risco de esquecimentos, confusões de horários e compromissos e perda considerável de tempo.

 

5) Visualização complicada

 

Se você ainda não entende como a sua agenda funciona ou demora muito tempo para localizar determinado recurso que ela diz oferecer, significa que está perdendo um tempo considerável do seu dia. Não poder visualizar de forma clara todos os seus compromissos do dia, da semana ou do mês é uma das reclamações principais entre usuários de sistemas médicos.

A visualização dos seus compromissos é complexa, desorganizada e confusa? Não deveria ser. Sua agenda não pode complicar a sua rotina, ela deve organizá-la, de forma prática e flexível.

Você descobre que a sua agenda não foi feita para você, assim que abre a sua tela de visualização de compromissos: procure por simplicidade, agilidade, clareza e praticidade. Não encontrou? Então, você está usando a agenda errada!

 

6) Muitos cliques: perda de tempo

 

Se você precisa de vários cliques redundantes e desnecessários para navegar, visualizar ou editar a sua agenda, você está perdendo tempo. Se o tempo gasto com a sua agenda é semelhante ao usado em agendas de papéis com o registro manual, você está tendo pouco ou nenhum benefício em longo prazo.

A agenda ideal otimiza o seu tempo, com rapidez e agilidade, sem que você precise perder tempo com vários cliques desnecessários. Quanto menor o número de cliques, mais tempo você ganha e mais produtivo o seu consultório se torna.

Se a sua agenda se enquadra em todos os tópicos dessa lista, você precisa descobrir o quão eficiente ela realmente está sendo. A agenda serve para organizar e melhorar o processo de atendimentos no seu consultório, se ela não cumprir essa função, você está comprando uma falsa solução.

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: