Como a informatização pode melhorar os processos internos da sua clínica?

processos internos da sua clínica

Profissionais de saúde enfrentam uma quantidade enorme de burocracia no dia a dia de atendimento. A ausência de um sistema que simplifique a gestão dessas tarefas atrasa e atrapalha todos os processos internos da clínica.

Em uma clínica não informatizada, o andamento das rotinas é gravemente prejudicado, e a organização dos formulários e fichas de papel – que já não é prática – se torna ainda mais trabalhosa. Por isso, informatizar seu consultório deixou de ser uma opção, e se tornou uma necessidade real.

Com as funcionalidades corretas, um software de gestão pode facilitar e otimizar os processos internos da clínica, desde a gestão de pessoal até o controle financeiro.

Confira as melhorias que a informatização pode trazer para o seu negócio em saúde!

 

Gestão de pessoal

 

Um bom software te possibilita estabelecer rotinas para você e seus funcionários, bem como monitorar o andamento das atividades. É importante que esse acompanhamento exista, para que o profissional tenha controle do que acontece em sua clínica enquanto atende dentro do consultório: o que sua secretária está fazendo, quais tarefas ela deve executar diariamente e se está executando corretamente, por exemplo.

Comunicar-se com a sua equipe é fundamental, e seu software deve te ajudar nessa tarefa. A comunicação garante o funcionamento pleno dos seus processos, além de facilitar a solução de problemas e conflitos nas rotinas.

 

Controle de faltas e marcações

 

Um dos problemas mais frequentes em clínicas é a dificuldade para controlar e reduzir o número de faltas nas consultas. Um software de qualidade te dá índices reais de faltas nas primeiras consultas e nas consultas de retorno, além das faltas a exames e procedimentos. Ter acesso a números concretos pode te auxiliar a encontrar as razões por trás dessas faltas e cancelamentos, além de levantar soluções possíveis para reduzir esses índices.

Ainda, o controle automatizado de marcações é infinitamente mais simples e oferece menos chances de erro. Gerenciar agendas em um software otimiza o tempo de organização, facilita a confirmação com os pacientes e impede conflitos de marcação, já que existe a possibilidade de bloquear turnos e horários específicos. Informatize sua agenda e diga adeus às pilhas de papel, às anotações confusas da sua secretária e às confusões de horário!

 

Gestão de contas e pagamentos

Organizar os orçamentos, contas e pagamentos da clínica sem um sistema informatizado é uma tarefa trabalhosa e extremamente complexa. Por se tratar de um setor tão fundamental para o sucesso do seu empreendimento, é essencial que exista um cuidado extra no momento de lidar com ele.

Informatizar esse setor permite que você controle com clareza as contas que devem ser pagas todo mês, assim como as compras de suprimentos e os pagamentos de funcionários e terceirizados. Você também pode organizar os custos periódicos de manutenção, como reparos ou substituição de aparelhos e equipamentos.

É importante também que você tenha controle dos pagamentos de consultas e procedimentos, e que possa rastrear e catalogar quais foram pagos por convênios e se houve glosas, e quais foram pagos de forma particular. Atente-se também para a forma de pagamento utilizada (dinheiro, cartão de crédito, cheques). Assim, você pode gerenciar suas contas e investimentos de forma mais simples, pois saberá exatamente quanto dinheiro está entrando e de quais formas ele chegará.

 

Controle de qualidade

 

Informatizando sua clínica, é possível acessar alguns índices indiretos que seriam complicados ou impossíveis de consultar em uma gerência tradicional, com registros manuais em papel ou em tabelas e documentos no computador.

Por exemplo, se sua clínica tem uma taxa alta de faltas em retornos, é possível que o atendimento não esteja motivando seus pacientes a voltar para novas consultas. Mas se são as primeiras consultas que estão com alto índice de faltas, o problema pode estar no processo de marcação e atendimento telefônico, como estão disponíveis as suas informações na rede, se o seu site transmite credibilidade, etc.

 

Padronização e protocolos

 

Padronizar suas consultas e atendimentos na clínica é um passo importante para garantir a qualidade do serviço oferecido. Isso pode ser alcançado seguindo modelos de atendimento em consultas. Vários softwares oferecem opções personalizáveis ou  permitem que você insira seus próprios modelos.

Contando com um sistema informatizado, seguir protocolos passa a ser natural para o profissional. E isso vale para protocolos próprios de cada clínica e para os protocolos pré-estabelecidos por conselhos reguladores e normas legais.

E então, convencido de que o melhor caminho para o sucesso do seu consultório é a informatização?

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Até a próxima!

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