Marketing médico: tudo o que você precisa saber agora!

marketing médico

Quando um especialista vai abrir uma clínica ou consultório, é natural pensar nos mínimos detalhes: localização, estacionamento para os clientes, decoração do ambiente, sala de espera… tudo do jeitinho que sempre sonhou… Mas nem sempre todos dão atenção a um fator primordial: o marketing médico.

Afinal de contas, pouco adianta ter tudo bem estruturado se poucos souberem o serviço que é prestado ali. Por isso, saber posicionar bem a sua imagem (e por consequência o serviço prestado) é uma das maneiras de manter a agenda lotada, certo?

Para ter bons resultados com o novo consultório (ou melhorar os índices do atual), preparamos esse post com recomendações bem simples, mas altamente práticas que ajudarão você a compreender melhor o assunto.

Veja quatro resultados possíveis de serem colhidos a partir de técnicas de marketing médico bem executadas:

  • Maior autoridade e reconhecimento da marca pessoal;
  • Crescimento no fluxo de pacientes;
  • Melhor visibilidade do trabalho feito;
  • Aumento da receita no fim do mês.

 

Mas para que o trabalho de marketing seja bem feito é importante buscar capacitação ou apoio de quem entende. O tempo que se leva nessas tentativas pode ser precioso para a conquista de resultados e o bom posicionamento de sua clínica na região em que atua.

 

Para evitar essa perda de tempo e ser mais assertivo siga esses passos:

  1. Invista em cursos na área: hoje em dia há opções bem interessantes de curso de marketing digital especializados para profissionais da área da saúde. Não é preciso se tornar um especialista, mas entender do assunto é importante para que você saiba contratar ferramentas certas e colocar em prática a estratégia que definiu.
  2. Avalie como seus concorrentes estão posicionados: antes de colocar a mão na massa, faça uma pesquisa para entender o que outras clínicas que atuam no mesmo segmento que você estão fazendo para se promoverem. Ali pode ser um bom termômetro para saber a intensidade com que você precisa investir. Caso não tenha ainda ações relevantes, é outra boa oportunidade para se diferenciar.
  3. Produza conteúdo relevante: em outro post aqui no blog, nós já demos o alerta sobre o quanto a produção de conteúdo pode ser decisiva para alavancar os resultados do seu consultório. Ou seja, oferecendo um conteúdo de qualidade, você consegue a atenção de possíveis pacientes (falamos mais sobre isso neste post “Vale a pena ter um blog para consultório?“).
  4. Conte com a tecnologia: em vez de inventar a roda, considere contar com o apoio de soluções tecnológicas focadas nas necessidades das clínicas médicas. O que isso quer dizer: há softwares médicos que dispõem de ferramentas de marketing digital que podem ser muito úteis para o seu consultório. Tudo em um único espaço, de um jeito prático e de fácil utilização.

Preparamos 3 guias para te ajudar a avançar nos assuntos que mais vemos entregar resultados para clínicas e consultórios no Brasil inteiro. O primeiro, é um material completo sobre estratégias de marketing digital, para saúde. Nesse material, conversamos sobre o passo-a-passo de uma estratégia completa, para que você entenda exatamente tudo o que vai precisar conhecer para começar a ter resultados constantes no seu consultório. Esse é o guia:

O segundo guia é um material completo que explica em detalhes o que é o Inbound Marketing (ou “novo Marketing”, como tem sido conhecido). Em resumo: o marketing que não é chato, que não é caro, e que dá resultados muito acima da média, porque respeita o comportamento do seu paciente. Nesse guia, você vai entender mais sobre esse modelo:

O terceiro é um material para te ajudar a divulgar a sua estrutura digital utilizando das redes sociais! Não se engane: mais de 100 milhões de brasileiros têm acesso à internet e eles passam uma média de 3h:40min POR DIA navegando em redes sociais (é isso mesmo… o número não está errado… três horas e quarenta minutos POR DIA, em média, navegando em Facebook, Twitter, Instagram e etc).

O assunto é extremamente vasto e pode te ajudar a melhorar e muito os resultados do seu consultório, se bem empregados. Por aqui, vimos inúmeros profissionais que começaram a utilizar o marketing para o consultório e em poucos meses conseguiram resultados expressivos.

Para entender mais sobre como isso é possível, não perca esses artigos aqui:

Vamos avançar!

 

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