Como diminuir as faltas no consultório e aumentar o faturamento com o seu software médico

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Quando o assunto tem a ver com faltas no consultório, fica difícil encontrar caminhos para tornar a discussão mais agradável. Não é nada bom admitir que os buracos na agenda existem, sim, e com frequência nos nossos consultórios.

Porém, o que podemos fazer é pensar em estratégias que mudem essa situação: queremos uma reviravolta no consultório!

As faltas são indícios de que algo não vai bem na sua gestão: a comunicação com os seus pacientes pode não estar sendo efetiva, por exemplo. Ou, então, o erro pode estar ocorrendo entre os seus funcionários: muitas faltas podem ser causadas por erros de marcação de consultas, informações interpretadas de forma errada, desatenção, etc.

Nós precisamos encontrar meios de minimizar os erros humanos e cuidar para que o relacionamento com os pacientes esteja sempre em primeiro lugar! Se o número de retornos ao seu consultório está baixo, esse pode ser um sinal de que os seus esforços para fidelizar os pacientes não estão sendo eficazes.

É hora de começarmos a pensar em como reter os pacientes e diminuir as faltas em primeiras consultas! Veja só como o problema é maior do que você pensa:

 

Faltas no consultório: ócio improdutivo

faltas no consultório

Quando um dia no seu consultório é cheio de faltas e buracos entre uma consulta e outra, o stress já começa a dominar o ambiente!

O primeiro incômodo é o ócio durante esse período vazio que passamos em nossas salas: “o que fazer nessa hora?”. Não há nada que possamos fazer fora dali e só nos resta permanecer na sala à espera do próximo paciente.

Uma dica aqui é usar esse tempo para compensar o paciente que não veio, investindo em marketing de conteúdo, por exemplo. Escreva um novo artigo para o seu blog, invista em conteúdos que vão levar o seu público até você!

Se não tem um site, converse com a gente!

Mas, de qualquer forma, a ansiedade ainda permanece ali!

O segundo incômodo tem a ver com o  faturamento. Você já estava contando com aquele paciente… A imprevisibilidade de caixa é a pior coisa para qualquer empreendimento. Não saber com quantos pacientes você pode contar todo mês significa também não saber quanto você pode gastar ou investir em melhorias para o seu consultório.

O terceiro incômodo é a dúvida que não para de martelar em nossas cabeças quando algum paciente falta: o que ocasionou essa falta? Foi um erro de marcação? Em qual parte do processo entre marcar uma consulta e comparecer para o atendimento está havendo erro? Será que o paciente se esqueceu da consulta?

 

Se o número de retornos ao seu consultório está baixo…

 

faltas no consultório

… A imprevisibilidade de caixa continua atrapalhando seus planejamentos! Pacientes fiéis são essenciais para que você tenha um faturamento seguro e estável! Sem pacientes fidelizados, você tem que se preocupar em atrair novos públicos para o seu consultório todo mês!

Para que um paciente tenha só o seu consultório em mente quando precisa de uma consulta, você tem que entregar a ele um valor insubstituível: algo que só é possível com um relacionamento pós-consulta bem firme e estruturado! Caso contrário, ele pode ir a outro consultório da próxima vez, pois não fará grande diferença para ele.

Se preocupar em fidelizar pacientes é importante, porque o boca a boca na era da internet tem um poder de disseminação muito maior do que o de antigamente. Agora, um comentário bom à respeito do seu consultório pode ser visualizado por milhares de pessoas… assim como um comentário ruim! Portanto, preocupe-se em entregar valor ao seus pacientes: uma experiência única e de qualidade no seu consultório.

Outra grande vantagem que você ganha se investe na fidelização dos pacientes é a divulgação espontânea do seu consultório: pacientes satisfeitos e fidelizados se tornam promotores dos seus serviços! Eles te indicarão a amigos e familiares e serão os primeiros a defenderem o seu consultório e a listarem, um por um, cada motivo pelo qual alguém DEVE marcar uma consulta com você!

 

Melhore a comunicação com os seus pacientes com o seu software médico!

faltas no consultório

 

Uma das razões para o grande número de faltas pode ser o fato de que ou os seus pacientes se esquecem com frequência da consulta ou se confundem no momento do agendamento, perdendo datas e horários!

Uma maneira de evitar esses esquecimentos ou confusões é garantir que os seus pacientes sejam avisados na véspera e na data da consulta marcada! Você não faz ideia do quanto essa simples ação pode diminuir drasticamente o número de faltas no seu consultório!

Mas como você poderia fazer isso?

Você pode enviar a eles essa mensagem via SMS, por exemplo. Mas você não vai ficar enviando mensagens, paciente por paciente, todos os dias, não é mesmo? Seu funcionário da recepção também não vai ter tempo para realizar essas ações diariamente, isso poderia comprometer muito seu trabalho na sala de espera e nos agendamentos.

É aí que entra o seu software médico!

 

O que o iMedicina pode fazer por você

O iMedicina possui uma ferramenta de envio automático de SMS’s para os seus pacientes! Lembretes de consultas, felicitações de aniversário ou qualquer outro conteúdo que você deseja enviar aos seus pacientes fazem parte do nosso software!

Seus pacientes receberão, no dia que você desejar, um lembrete da consulta! Tudo isso previamente programado e automatizado para que você e seus funcionários não percam tempo!

Essa é uma ação simples e prática, mas muito eficaz e capaz de trazer resultados positivos para o seu consultório! Lembretes de consulta diminuem as faltas e, de quebra, ainda passam a sensação de que você está se preocupando com os seus pacientes!

E tem mais: fidelizar pacientes pode ficar bem mais fácil!

Além dos lembretes pré-consulta, o iMedicina também te permite automatizar o envio de e-mails para a sua base de pacientes! Imagine poder enviar, com uma frequência definida por você, artigos do seu blog para os seus pacientes?

Imagine a percepção que o seu paciente terá do seu consultório se recebesse toda semana, por e-mail, dicas relacionadas ao seu assunto de interesse?

Seus pacientes sentirão que você mantém o contato com eles mesmo após a consulta! Isso reforçará a sua autoridade e aumentará as chances dos seus pacientes se tornarem fãs do seu trabalho e promotores do seu consultório!

Além disso, entre esses e-mails que serão automaticamente enviados para os seus pacientes, você pode criar alguns que os lembre de que já está na hora de fazer uma nova consulta! Seu consultório, com certeza, não sairá da cabeça dos seus pacientes e será a primeira opção para eles na hora de agendar uma consulta!

Bem legal, não é?

 

E aí, o que achou da ideia?

Nos conte o que achou da dica de hoje! Se você ainda não conhece o iMedicina, clique aqui para testá-lo gratuitamente! Experimente nossa proposta de sistema e entenda melhor o que podemos fazer pelo seu consultório na prática!

O iMedicina é um software médico completo, que faz gestão de clínicas e consultórios de forma única: agenda, financeiro, estatísticas, site, blog, agendamento online, automações, SMS, e-mails corporativos e muito mais! Acesse e teste gratuitamente!

 

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