O passo a passo para criar o marketing de relacionamento ideal para o seu consultório

marketing de relacionamento

Não existe nada mais importante e essencial do que o relacionamento que você constrói com os seus pacientes.

Daí te perguntamos: você investe em construir esses relacionamentos duradouros com seus pacientes? Investir em fidelização é a ação que mais garante retorno e estabilidade para o seu consultório.

O relacionamento com o paciente também é uma ação de marketing e deve estar entre as prioridades da sua gestão! E, assim como toda ação de marketing, o relacionamento com os seus pacientes também deve ser muito bem planejado e estruturado.

Por isso, hoje você vai descobrir o passo a passo para criar uma estratégia de marketing de relacionamento completo e estruturado.

Vamos começar?

 

Primeiro: por que eu preciso de marketing de relacionamento?

Você precisa de marketing de relacionamento se:

  • A sua agenda vive com buracos;
  • O número de faltas às primeiras consultas é alto;
  • O número de faltas nos retornos é maior do que 5%;
  • O número de consultas de retorno é baixo;
  • Seus investimentos em marketing não estão trazendo resultados positivos para o consultório.

Todos esses problemas que citei podem estar sendo ocasionados pela falta de um relacionamento pós-consulta bem estruturado. Quando você não estabelece uma relação firme e próxima com os seus pacientes, você não consegue descobrir no que está errando e o nível de satisfação dos seus pacientes.

Nenhum investimento em marketing trará retorno o suficiente se você não conhece o público que pretende atingir. Por isso, se o seu marketing não está sendo tão efetivo, pode ser que a culpa seja, também, da falta de um relacionamento mais próximo com os seus pacientes.

Entregar além do esperado, na área da saúde, diz respeito, principalmente, à relação com o paciente. Um atendimento diferenciado é aquele em que o profissional volta toda a sua atenção para aquele paciente à sua frente. Um paciente que sai extremamente satisfeito de um consultório sente que o médico dedicou a ele atenção integral e se esforçou para ajudá-lo além do momento da consulta.

Quando o paciente sai pela porta do seu consultório, o relacionamento com ele não pode terminar ali: a história deve ser exatamente o contrário. É após o fim da consulta que o relacionamento com o paciente deve começar de verdade e à todo vapor.

 

O que eu ganho com o marketing de relacionamento?

marketing de relacionamento

 

Previsão de receita e estabilidade de caixa:

Quando você tem certeza absoluta da fidelidade dos seus pacientes ao seu consultório, você consegue ter previsão de receita e estabilidade de caixa. Isso porque você sabe que pode contar com as consultas agendadas no seu consultório, já que pacientes fidelizados dificilmente faltarão a uma consulta com você.

 

Paciente promotor: aumento da busca espontânea pelo seu consultório

Pacientes fiéis são mais do que a garantia de uma receita mais estável: eles são promotores do seu consultório. Espontaneamente, os pacientes satisfeitos indicam os seus serviços a familiares e amigos, o que aumenta a procura orgânica pelo seu consultório.

 

Liberdade para cobrar além da concorrência

Quando você conquista um público fiel ao seu consultório, você tem a liberdade de cobrar o valor justo pelos seus serviços, mesmo que ele seja mais alto que o da concorrência. Isso porque o valor que você estará oferecendo em troca não poderá ser substituído por nenhum outro consultório: um bom relacionamento pós-consulta  não deixará o seu paciente trocar os seus serviços por nenhum outro.

Agora que você já sabe a importância de começar a estruturar o marketing de relacionamento do seu consultório, vamos ao passo a passo completo para começar a executar a sua estratégia!

 

Primeiro passo: conheça os seus pacientes!

O primeiro passo (e mais importante) para um marketing de relacionamento realmente efetivo é conhecer os pacientes que frequentam o seu consultório. Não adianta nada pensar em uma super estratégia de relacionamento pós-consulta que não tem nada a ver com o perfil do público com o qual você lida.

No iMedicina, nós incluímos um recurso que pode te ajudar nesse sentido: são as tags de marcação de pacientes. Quando você está atendendo um de seus pacientes, faça algumas perguntas que podem te ajudar a entendê-lo melhor: “ele pratica exercício físico?”, “o que o levou até o seu consultório?”, “ele usa a internet? Se sim, quais plataformas ele frequenta?”.

Para cada resposta, você registra uma #hashtag no prontuário dele, durante a anamnese mesmo. Por exemplo: #glaucoma, #facebook, e assim por diante. Use da forma como você entende que pode ajudar na sua comunicação posterior.

Todas essas informações serão armazenadas no software e, depois de um tempo, se você quiser saber exatamente quantos e quais pacientes possuem determinada marcação é só digitá-la no iMedicina e ele te dará a relação de todos esses pacientes. 

Essa é uma ótima forma de descobrir o perfil dos seus pacientes e tirar algumas conclusões a respeito deles. Se você descobrir que há mais de um perfil de pacientes, poderá segmentá-los e criar uma estratégia diferenciada para cada grupo.

 

Segundo passo: crie um blog para o seu consultório

marketing de relacionamento

Bom, depois de conhecer o perfil dos seus pacientes, é hora de usar essas informações para estreitar o seu relacionamento com eles e fidelizá-los! Uma ótima maneira de fazer isso é criando o blog do seu consultório.

Se você identificou que a maior parte dos seus pacientes te procuram por causa da diabetes, por exemplo, é uma boa ideia começar a produzir conteúdos sobre esse assunto! Além dessa estratégia atrair pacientes novos para o seu consultório, ela também fideliza os que já te conhecem, já que assim que saírem do seu consultório, esses pacientes terão acesso a um portal de informações úteis sobre saúde.

Ele sentirá que você está dedicando tempo e atenção ao problema pelo qual ele passa, disponibilizando dicas e informações sobre o assunto.

No software do iMedicina, você consegue criar o seu próprio blog de maneira fácil e prática, personalizando-o da maneira que quiser! O modelo que disponibilizamos foi todo baseado em longas pesquisas em blogs de saúde: a estrutura ideal para alcançar resultados.

Assim que criá-lo, você pode escrever e publicar os seus artigos sem precisar sair do iMedicina: no software você identifica o perfil dos seus pacientes e, ali mesmo, escreve e publica os conteúdos que acha que serão atrativos e interessantes para o seu público.

 

Terceiro passo: automação de e-mails

Outra grande dica que pode ajudá-lo a fidelizar os seus pacientes é usar as categorias de pacientes que você definiu através das tags no iMedicina para criar e-mails específicos para cada uma delas.

Assim, o relacionamento pós-consulta com os seus pacientes será personalizado e mais efetivo. Imagine programar e-mails com links para artigos do seu blog que falem de determinado assunto interessante para sua base de pacientes?

Esses e-mails podem ser programados para serem enviados automaticamente no iMedicina. Divida seus pacientes em grupos de interesse e dispare e-mails que o ajudem a lidar com seus problemas relacionados à saúde no dia a dia.

Eles sentirão que a sua preocupação com eles é grande e contínua e a sua estratégia de marketing de relacionamento será muito mais potente.

 

Quarto passo: lembretes via SMS

Para estreitar ainda mais a relação entre os seus pacientes e o seu consultório e ainda, de quebra, evitar faltas e atrasos, uma ótima ideia é incluir entre as ações diárias do seu consultório o envio de lembretes de consulta via SMS aos seus pacientes.

No iMedicina, você pode programá-los para serem enviados automaticamente nos períodos que definir: pode ser um dia antes da consulta, por exemplo.

Então, automaticamente, um lembrete com a data e o horário da consulta será enviado ao paciente marcado para o dia seguinte.

Além de evitar esquecimentos e corrigir confusões da marcação da consulta, essa ação diz muito ao seu paciente: ele saberá que você se preocupa em lembrá-lo da consulta.

 

Seguindo todos os passos, seu marketing de relacionamento estará bem estruturado!

Seguindo todas essas dicas, você verá, em breve, os resultados positivos que uma estratégia de marketing de relacionamento pode trazer para o seu consultório!

E o iMedicina pode ajudá-lo nesse sentido! Nós pensamos em cada uma dessas etapas do marketing de relacionamento e integramos ao software recursos que pudessem ajudá-lo a executá-la da melhor forma possível!

Se você ainda não conhece o iMedicina, visite nosso site para descobrir o que mais podemos fazer pelo seu consultório! Navegue pela nossa página, experimente o iMedicina e nos conte o que achou! A ideia é evoluirmos sempre junto com você!

Se quiser conhecer melhor a nossa proposta, solicite o contato com um de nossos consultores por aqui!

No mais, continue nos acompanhando aqui no blog para descobrir mais dicas e informações que vão ajudá-lo a melhorar a gestão e o marketing do consultório!

Até mais!

 

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