O que você perde sem um controle apurado das finanças no consultório?

finanças no consultório

Ricardo é um médico bem dedicado: se desdobra para realizar as consultas na hora, é receptivo com os pacientes e conta com uma equipe que o ajuda muito bem no atendimento.

Porém, nem toda semana ele tem tempo para dar a atenção devida às finanças no consultório. Resultado? Todo última semana do mês é aquele sufoco para tentar entender o cenário e não deixar que a clínica fique no vermelho. Embora o Ricardo seja um personagem fictício, quantos Ricardos você conhece por aí? Ou pior, você é um Ricardo?

A formação e especialização envolvem tantas preocupações, que uma em especial nem sempre é contemplada pelas instituições: orientações para gerir bem as contas, otimizar processos no consultório e evitar desperdícios de recursos. Tudo isso, por consequência, faz com que tantos Ricardos por aí invistam mais tempo e preocupação naquilo que sabem fazer muito bem, que é atender com qualidade seus pacientes.

Para atingir esse propósito, queremos chamar a atenção a três vantagens que o controle apurado das finanças no consultório pode possibilitar a você, no gerenciamento de sua empresa.

Sim! Independentemente do porte da sua clínica, você precisa enxergá-la como uma empresa e, a partir de práticas que já são aplicadas em grandes corporações de diversos segmentos, você conseguir imprimir uma rotina mais enxuta, produtiva e, principalmente, muito mais rentável.

Confira:

Controle de finanças no consultório ajuda na previsibilidade

Esse é o primeiro ganho claro que você terá ao implantar mais rigor no acompanhamento das entradas e saídas de recursos do caixa da sua clínica. Afinal de contas, levanta a mão aí quem gosta de ser pego de surpresa com contas? Acho que ninguém, né?

Por isso, saber exatamente o que deve entrar e o quanto irá gastar é fundamental para evitar surpresas desagradáveis no fim do mês — bem aquilo que tem ocorrido com nosso Ricardo, citado no início desse post.

Quando se conquista esse controle, temos o que comumente se chama previsibilidade do caixa. Para entender melhor: essa modalidade possibilita que você tenha um controle mais rigoroso das contas em sua empresa. De cara, alguns benefícios bem claros podem ser conquistados, como a garantia de ter o valor certo para pagamentos dos fornecedores, melhorando o relacionamento e construindo credibilidade adequada para próximas negociações. Sem contar a tranquilidade de não ter que ficar olhando para os números toda hora, tentando fazer um malabarismo para conseguir pagar tudo.

 

Controle de finanças no consultório oferece maior segurança

Outro ganho claro ao ter mais rigor no acompanhamento das entradas e saídas de recursos do caixa da sua clínica é o aumento da capacidade de capital de giro operacional. O que isso quer dizer? Ter domínio sobre as finanças para saber a hora certa de expandir operações, realizar investimentos, etc. Com isso, podemos ter mais segurança contra os fatores externos, que podem influenciar (e muito) no resultado das finanças no fim do mês.

Essas situações externas são resultantes da oscilação de mercado, que pode pegar todo mundo de surpresa! Mas certamente vai gerar um impacto muito mais desastroso para os que são despreparados, a exemplo do nosso personagem Ricardo, que não mantém as finanças bem controladas.

Estes são os que mais sentem os efeitos da retração econômica, como a que o Brasil atravessa nesse momento. Ao ter as contas bem organizadas, sua clínica tende a ficar mais imune a esses fatores e você tem em suas mãos mais segurança para tomar decisões.

Controle das finanças no consultório favorece os investimentos

Não olhar bem para os recursos e controlá-los indevidamente torna praticamente impossível tomar decisões importantes, como saber o momento certo de realizar investimentos! Seja para aumentar as operações (ir para um espaço maior ou contratar mais funcionários), seja para implantar melhorias na atual estrutura, a previsibilidade deve ser a aliada número um. Especialistas em controle de finanças recomendam que empresas de qualquer porte, em qualquer segmento, devem olhar para os próximos doze meses.

Mas não é fazer um planejamento para o próximo ano, não! É olhar os doze meses corridos: se estiver em março, deve-se olhar até fevereiro do ano seguinte. Muita gente ainda faz planejamento considerando o mês do ano em que está e isso pode induzir a erros na hora de tomar decisões importantes, como a de realizar investimentos.

Outra dica que sempre trazemos às clínicas que visitamos: certifique-se de que o investimento desejado é realmente necessário para esse momento e, principalmente, se vai trazer retorno para você.

Por exemplo: a reforma da sala de espera é um anseio seu ou partiu de feedbacks dados por pacientes, que gostariam de ter um ambiente mais arejado para aguardar a consulta? Diferenciar o que é um anseio pessoal daquilo que realmente merece prioridade é um caminho necessário para não realizar investimentos que podem ser feitos mais tarde.

 

Essas três vantagens que mencionamos podem estar sendo desperdiçadas por você ao não dar a devida atenção ao controle de finanças no consultório. Fazer isso é fundamental também para orientar outras decisões estratégicas, como saber o que pode ser reduzido de gastos nos centros de custos do sua clínica.

Para ter um controle mais apurado, é interessante usar e abusar de estatísticas nessa avaliação. Leia o artigo abaixo que preparamos sobre esse assunto e entenda como você pode colher muitos frutos com essa gestão no consultório:

Aqui no blog nós sempre estamos compartilhado várias recomendações para você ter uma gestão eficiente no comando de sua clínica! Não deixe de dar uma passadinha e sempre se atualizar, tudo bem? Até a próxima postagem!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: