O atendimento é tudo: conheça técnicas para melhorar o atendimento da sua clínica

clínica médica

Assim como em qualquer outro serviço que presta atendimento ao público, uma clínica médica também exige um cuidado especial com a maneira como os pacientes são atendidos. Tais cuidados com o atendimento não são necessários apenas porque trata-se de um segmento destinado à saúde, mas também porque um bom atendimento está relacionado à uma gestão eficiente e bem planejada.

Nesse contexto, adotando uma visão baseada em boas técnicas de marketing, o bom atendimento em clínica médica compreende um amplo cenário, que vai desde o atendimento presencial e o atendimento por telefone e até mesmo ao pós-atendimento.

Sendo assim, existem algumas técnicas básicas para aprimorar os processos de melhor atender aos pacientes.

Técnicas para o bom atendimento em uma clínica médica

Uma das técnicas essenciais para assegurar um atendimento eficiente é adotar um treinamento de equipe. Nesse caso, é importante que todos os integrantes, desde as secretárias até os médicos, possam aprender métodos por meio de cursos e palestras que possam auxiliar a se comunicar melhor com o paciente. Até porque o primeiro contato do paciente com a clínica é o agendamento da consulta, por isso, o passo inicial para um atendimento de qualidade já está nessa interação.

É importante também enviar para o paciente lembretes a respeito da consulta marcada, pois isso evita contratempos. O fato é que, com uma equipe bem treinada, aqueles equívocos como troca de horários, entre outros tipos de transtornos, são reduzidos e até eliminados.

Outra técnica importante, aliada ao treinamento, é dar ênfase à uma boa infraestrutura da clínica. Sendo assim, ambientes com ar-condicionado, televisão, acesso a sinal Wi-Fi, por exemplo, são maneiras de deixar o paciente mais confortável em uma sala de espera. Além disso, quando o assunto é a estrutura do local, é importante pensar em rampas que facilitam o acesso de cadeirantes, gestantes e pessoas de mais idade.

Além da infraestrutura agradável para o paciente, a organização é uma outra técnica que faz parte da cartilha do bom atendimento. Por meio de uma organização eficiente e planejada, é possível evitar empecilhos, tais como a perda de documentos, exames trocados, confusão com arquivos e mais vários outros problemas que podem ser prejudiciais para o paciente.

Uma outra técnica muito importante, mas em alguns casos negligenciada, é o pós-atendimento. É pertinente manter contato com o paciente, lembrando datas relevantes, como o aniversário, por exemplo. Isso auxilia a criar um vínculo e também humaniza o atendimento.

A tecnologia para auxiliar no atendimento em uma clínica médica

A tecnologia traz softwares de gestão que representam um grande avanço no segmento da saúde. Tais sistemas de gerenciamento contam com vários recursos, como, por exemplo, agendas para marcar consultas, reuniões e demais compromissos, bem como trazem até métodos que auxiliam a ter um controle financeiro da clínica. Além disso, eles agilizam e tornam mais rápidas todas as etapas de um atendimento.

Graças ao uso dessa tecnologia, as técnicas relativas a uma eficiente comunicação entre a equipe e o paciente podem ser devidamente aplicadas.

Portanto, para uma clínica médica ser referência em atendimentos, vale a pena investir em treinamento e tecnologia.

É muito importante entender que, atualmente, a tecnologia é uma aliada fundamental para o bom desempenho do profissional da área da saúde. Você sabia que existem softwares médicos extremamente eficazes que auxiliam na gestão da agenda do consultório e no atendimento aos pacientes? E que, inclusive, podem ajudá-lo na parte estratégica e no marketing do consultório? Já pensou se, no seu software médico, além de gerenciar seus pacientes, você pudesse também criar e conduzir o seu próprio site e blog?

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