5 tópicos que você PRECISA avaliar antes de adquirir um prontuário eletrônico

prontuário eletrônico

Se você está iniciando a leitura deste post agora, provavelmente você já sabe a importância de contar com um software de prontuário eletrônico. Afinal, atualmente, com o mercado do software médico se inovando cada vez mais, gerir um consultório médico com um sistema automatizado desses ficou mais fácil do que nunca.

O software de prontuário eletrônico não é mais apenas um sistema para digitalizar documentos e informações. Hoje, os softwares médicos melhoram o atendimento, economizam tempo e dinheiro, e ainda ajudam na fidelização de pacientes.

No entanto, com a popularização dos softwares de prontuário eletrônico, surgiram muitas novas empresas oferecendo seus sistemas com promessas milagrosas. E, consequentemente, isso dificulta bastante a identificar o melhor software médico.

E foi pensando nisso que elaboramos o post de hoje! Acompanhe-nos agora e veja os 5 pontos que você precisa avaliar antes de adquirir um prontuário eletrônico. Vamos lá?

1. É um software seguro?

A quantidade de informações que passam diariamente por um consultório é grande. Por isso, é importante manter essas informações bem armazenadas, precisas e bem atualizadas, eliminando assim a possibilidade de falhas e erros médicos.

Antes de adquirir um software de prontuário eletrônico, é importante buscar saber o quão seguro o sistema é e, principalmente, se ele é baseado na Web (nuvem) ou se é um sistema off-line (local), pois normalmente os softwares off-line são inseguros.

Além disso, caso o software seja baseado na nuvem, também é importante verificar se o mesmo é protegido por criptografia – a mesma tecnologia utilizada em bancos online – eliminando assim a possibilidade de possíveis vazamentos de informações.

2. A interface do prontuário eletrônico é amigável e intuitiva?

O software de prontuário eletrônico ideal para o seu consultório precisa ter uma interface amigável e intuitiva ou, em outras palavras, ser fácil de usar.

Os menus devem ser autoexplicativos e as informações importantes precisam estar evidentes na tela, agilizando assim todos os processos internos do consultório. Se o consultório possui muitos profissionais, também deve haver um espaço de login para usuários autorizados, de maneira que cada um possa verificar suas tarefas do dia.

Portanto, antes de adotar um prontuário eletrônico, procure se informar se o software é fácil de usar. O sistema ideal facilitará o seu dia-a-dia ao invés de complicá-lo.

3. O software já atendeu às necessidades de outros clientes?

Normalmente, em sites de vendas, sempre é possível verificar a opinião de clientes sobre os produtos comercializados. Esse feedback ajuda você a identificar se o produto é realmente uma boa escolha. Da mesma forma funciona com o prontuário eletrônico.

Procure informar-se – não só no site do fornecedor – sobre as experiências reais de usuários reais que utilizam o software. Normalmente, esses comentários mostram as experiências que você terá no futuro com o software do fornecedor em questão.

Ao coletar essas opiniões e experiências de usuários reais, você conseguirá visualizar melhor a verdadeira qualidade por trás do software médico que você está interessado.

4. E quanto aos recursos?

O software ideal para o seu consultório deve ir além do sistema comum de prontuário eletrônico. Em outras palavras, ele precisa ser mais do que apenas um sistema que facilita o armazenamento e gerenciamento de registros médicos.

No geral, o seu software médico deve oferecer recursos para:

  • Melhorar e agilizar o atendimento;
  • Atrair mais pacientes particulares;
  • Facilitar o agendamento de consultas;
  • Aumentar o rendimento financeiro;
  • Contribuir para sua estratégia de marketing.

E muito mais! Os softwares de prontuário eletrônico já não se limitam mais apenas ao armazenamento de arquivos. Hoje, eles são completos e você DEVE aproveitar isso. Então, fique longe do prontuário eletrônico individual e opte por um mais completo!

5. É possível testar o prontuário eletrônico antes de adquiri-lo?

Não são só os recursos do sistema ou como ele é seguro que importam. É necessário fazer o investimento em um software que trará benefícios a longo prazo. De nada adianta comprar e implementar um software que, aparentemente, parece bom, mas que com o passar do tempo você percebe que não era aquilo que você esperava.

A dica aqui é optar pela empresa que lhe oferece a opção de testar o software de prontuário eletrônico. Além de conhecer todo o sistema, isso mostra que o fornecedor confia em seu próprio produto. Portanto, quando for testar um software, explore todos os seus recursos e não economize nas perguntas, caso haja dúvidas.

Conclusão – Recapitulando

Como vimos ao decorrer do post, o software de prontuário eletrônico ideal para o seu consultório precisa ser seguro, ser fácil de usar, ser bem recomendado, oferecer os recursos que você precisa e, principalmente, o fornecedor precisa confiar em seu próprio software médico ao ponto de oferecer um teste gratuito para interessados.

Se você avaliar esses 5 itens antes de adquirir um software de prontuário eletrônico, com certeza você escolhera o sistema certo, o qual lhe ajudará a melhorar o seu atendimento, atrair mais pacientes e, principalmente, aumentar o rendimento.

E você, ainda tem dúvidas sobre como escolher o prontuário eletrônico ideal para o seu consultório médico? Deixe seu comentário e se interaja conosco!

Compartilhe este conteúdo:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Compartilhe este conteúdo:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Artigos relacionados

O que achou? Deixe seu comentário!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Já está de saída?

Junte-se a dezenas de milhares de Médicos e receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.

Ao inscrever na nossa newsletter, você está autorizando o iMedicina a enviar conteúdos de seu interesse. Jamais fazemos spam! Confira nossa política de privacidade.

Junte-se a Dezenas de Milhares de Médicos

Receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.