Bibliotecas online sobre saúde para quem trabalha na área

Saúde online: informações técnicas e científicas em bibliotecas virtuais

A formação profissional não termina com a conclusão da faculdade. O diploma do curso superior habilita a pessoa a subir o primeiro degrau da carreira. É necessário investir na capacitação continuada e na atualização profissional ao longo da vida. Quanto maior a bagagem de conhecimentos, melhor será o desempenho no trabalho.

O cotidiano dos profissionais de saúde é bastante atribulado. Muitas vezes não é possível conciliar o trabalho com cursos presenciais, participação em congressos, treinamentos e palestras. Mas graças à tecnologia é possível fazer cursos à distância, assistir a vídeos de eventos relacionados a sua área de atuação e acessar acervos técnicos e científicos em bibliotecas online. Você só precisa estar conectado à internet. Na web, há muitas fontes de saúde online.

Bibliotecas online

O Ministério da Saúde disponibiliza a Biblioteca Virtual da Saúde (bvsms.saude.gov.br). O acervo é comporto por informações bibliográficas produzidas pela própria instituição, assim como dados gerais sobre ciências da saúde e legislação – cartilhas, livros, revistas, manuais, entre outras publicações digitais.

A biblioteca de saúde online foi desenvolvida em parceria com a Rede de Centros Cooperantes da BVS América Latina e Caribe (BIREME). Também possibilita o acesso a bases de dados internacionais como a Medline (Literatura Internacional em Ciências da Saúde) e Lilacs (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde).

As áreas temáticas do acervo dessa biblioteca online são: saúde, acidentes, e violências; alta complexidade; arquitetura e engenharia; ciência e tecnologia; doenças crônicas; DST e Aids; gestão descentralizada; humanização, controle Social e participação; população negra; promoção da saúde; saúde mental; saúde do trabalhador; vigilância em saúde; saúde suplementar; Sistema Único de Saúde; traumatologia e ortopedia.

Outros recursos compõem o portal de saúde online, entre os quais o Alerta Legis e a Comutação Bibliográfica. Semanalmente, o Alerta Legis divulga atos normativos aprovados pelo Poder Executivo e o Congresso Nacional, além de publicações no Diário Oficial da União. O serviço de Comutação Bibliográfica possibilita a solicitação de cópias de documentos técnico-científicos das principais bibliotecas do Brasil e do mundo.

A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo criou o portal Rede de Informação e Conhecimento, em parceria com o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em ciências da Saúde (BIREME). Fazem parte desta rede, por exemplo, o Instituto Adolpho Lutz e o Instituto Butantan. Neste canal de saúde online você encontrará títulos como Boletim Epidemiológico Paulista, Boletim do Instituto de Saúde, Cadernos de História da Ciência, Revista do Instituto Adolpho Lutz, entre outras. Basta acessar http://ses.sp.bvs.br/ e http://periodicos.ses.sp.bvs.br.

Outras fontes de saúde online

A biblioteca virtual da Fundação Fiocruz (bvsfiocruz.fiocruz.br) reúne vasto material de pesquisa. No acervo de saúde online da BVS Fiocruz você poderá fazer pesquisas sobre saúde pública, aleitamento materno, doenças infecciosas e parasitárias, entre outros temas. A Fiocruz coordena ainda 13 BVS, as quais têm sites próprios.

O ambiente virtual inclui o Repositório Institucional, com artigos científicos, teses e dissertações, relatórios técnicos, vídeos e muito conteúdo digital oriundo de pesquisas e desenvolvimento tecnológico da Fiocruz. Na Base de Teses e Dissertações estão disponíveis materiais acadêmicos produzidos pela Fundação. A biblioteca online da Fiocruz é gerenciada pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT).

Outro canal de informação e pesquisa é a Biblioteca Virtual em Saúde Enfermagem Brasil (enfermagem.bvs.br). Nesta biblioteca online você encontrará diversas informações sobre saúde da criança, adolescente, mulher, idoso; saúde coletiva; saúde mental; saúde dos trabalhadores; gestão em enfermagem e educação em enfermagem.

Profissionais e estudantes da área de psicologia também contam com biblioteca online. A BVS Psicologia Brasil (www.bvs-psi.org.br) é uma iniciativa do Conselho Federal de Psicologia, Instituto de Psicologia da USP e Rede Brasileira de Bibliotecas da Área de Psicologia.

Além dos portais de saúde online, você pode participar de fóruns, grupos de pesquisa e comunidades virtuais, que reúnem profissionais de todas as áreas da saúde. Dica: certifique sempre que está acessando ambientes seguros de saúde online! Sites certificados de saúde online garantem a qualidade de informações disponibilizadas ao público.

Gostou deste artigo? Confira outros textos em nosso blog!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: