Centro clínico de sucesso: uma questão de gestão inteligente

Centro clínico de sucesso: uma questão de gestão inteligente

Ter um centro clínico não é apenas conseguir um lugar, alguns médicos e atendentes e abrir as portas, e você sabe disso. Conhecimento em medicina, por mais que seja essencial, não é tudo. Para fazer com que esse empreendimento entregue tudo que deve entregar – tanto em lucro para você como em qualidade para seus pacientes -, é preciso realizar uma gestão inteligente. Para isso, você deve considerar as necessidades de todos os envolvidos na empresa, para que ela flua e se encaixe em todos os lugares necessários.

O que o centro clínico deve oferecer aos pacientes

O primeiro e principal foco é sempre, claro, os pacientes. Eles definem o presente e o futuro do seu centro clínico e, com alguns cuidados básicos, não é difícil garantir a fidelização deles. Algumas coisas podem parecer óbvias, mas estão entre os principais motivos de descontentamento entre clientes de clínicas no geral.

Em primeiro lugar, o atendimento. Como gestor, você deve orientar seus funcionários para que tratem cada paciente de forma solícita e calma, mas nem todo o peso cai sobre os recepcionistas. Para que eles possam atender da melhor maneira possível, os funcionários também precisam estar motivados e ter a estrutura certa. Se estiverem sobrecarregados, por exemplo, isso inevitavelmente vai ser descontado no atendimento e nos pacientes, e a queda na popularidade da empresa será uma consequência. O ideal é prezar sempre por simpatia, tempo e agilidade.

Depois – e isso de certa forma é uma extensão do tópico anterior – vem o atendimento dos médicos. É claro que o trabalho deles é tratar dos pacientes e não necessariamente agradá-los, mas algumas pequenas mudanças de atitude fazem maravilhas pelos clientes. Por exemplo, o simples ato de sair do consultório e deixar o paciente sozinho, sem explicações, é desconfortável e facilmente alterável: é só dizer para onde você está indo.

Outras coisas que mantém pacientes em seu centro clínico é a disponibilidade de consultas e especialistas diferentes, localização dos consultórios e parcerias com convênios.

O que o centro clínico deve oferecer aos funcionários

Dois lados da mesma moeda: pacientes e funcionários. Esses últimos precisam ter as ferramentas certas para trabalhar da melhor maneira possível, o que inclui, mas não se limita a, um software de gestão. Com a ajuda da tecnologia, atendentes e médicos podem ter acesso a recursos como agenda integrada, módulo financeiro, prontuário eletrônico, relatórios e mais. Além de facilitar o trabalho dos servidores, também ajuda o seu lado, como gestor, de manter o controle do que acontece em seu centro clínico.

Conseguir ver as coisas em efeito cascata é, talvez, o maior solucionador de problemas em qualquer segmento. É só aplicar a teoria: se na medicina um conjunto de sintomas pode indicar coisas diferentes, na administração não é diferente. A gestão inteligente está justamente em enxergar a totalidade e só assim reconhecer as fissuras dentro do sistema.

Se esse texto foi útil, não esqueça de ler mais de nossos artigos no blog do iMedicina!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: