Existem centros médicos que não atendem por convênio? Saiba se é vantajoso para o médico

convênio médico

A resposta para a pergunta do título é: sim, existem consultórios e clínicas que não atendem por convênio médico. No entanto, essa é uma opção que pode ser vantajosa apenas para médicos renomados, embora seja atraente, principalmente levando em consideração que os valores repassados pelos planos de saúde, de forma geral, são muito abaixo do valor médio de consulta. Isso porque o número de conveniados aumenta, a cada ano, no Brasil e ficar de fora dos convênios pode reduzir o fluxo do seu centro médico.

Para os profissionais de saúde que já são reconhecidos em suas áreas, pode valer a pena não ter a parceria com convênios porque, provavelmente, mesmo o valor da consulta sendo mais caro, ainda assim muitos pacientes vão preferir e pagar para serem atendidos por eles. Porém, para quem está começando agora na carreira e para os que não querem correr o risco de perder a clientela, não atender por convênio médico pode ser algo que vai impactar na lucratividade.

De forma geral, há um descontentamento do brasileiro em relação ao Sistema Único de Saúde (SUS) e, devido a isso, muitas pessoas acabam contratando um plano de saúde a fim de obter um atendimento melhor. Como o número de conveniados só cresce a cada ano no país, deixar de atendê-los é algo que vai prejudicar o médico em início de carreira, haja vista que ele ainda é um desconhecido para os pacientes, que, certamente, vão optar por outros profissionais que atendem pelo convênio médico contratado.

Quer saber por que a parceria com os convênios médicos ainda é algo vantajoso para o profissional de saúde? Confira as dicas e informações que temos para você nesse artigo!

Veja abaixo:

É vantajoso atender por convênio médico?

Para os profissionais da saúde, de maneira geral, ainda é vantajoso atender por convênio médico devido ao grande número de pessoas que contratam os planos de saúde no Brasil. Isto é, quando você opta por cobrar o valor integral da consulta, é provável que boa parte dos pacientes deixe de ir até a sua clínica ou consultório para procurar por profissionais com consultas que o convênio médico cobre.

A parceria com planos de saúde, além de levar mais pacientes ao seu centro médico, também é algo que ajuda no sentido de fidelização e prospecção de novos pacientes. Quando o paciente se sente satisfeito com o seu atendimento, é muito provável que ele recomende o seu centro médico para outras pessoas, como familiares, amigos e próximos.

Mais pacientes para o seu centro médico!

Quando o paciente recomenda o atendimento da sua clínica/consultório para outras pessoas, entre elas pode estar pacientes que vão pagar o valor integral da consulta e é dessa forma que você pode lucrar mais. Se o seu nome já se tornou reconhecido a ponto de os pacientes pagarem o valor inteiro (sem a cobertura de um convênio médico), esse é um sinal que você está crescendo em sua área e que em breve terá vários pacientes que não dependem de plano de saúde.

Porém, lidar com a agenda lotada de pacientes, com o funcionamento do centro médico e uma série de questões administrativas e financeiras que envolvem o lugar é uma tarefa árdua e tudo pode dar errado caso você não tenha uma boa gestão. Por isso mesmo, é essencial contar com as ferramentas de gestão, como o sistema iMedicina, que permite a você ter o controle total da clínica/consultório ao alcance de poucos cliques, ajudando a conquistar mais pacientes, com ou sem convênio médico.

Esse artigo foi útil para você? Confira outros textos em nosso blog!

[posts-relacionados-gerais][/posts-relacionados-gerais]

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: