Cinco ações para ampliar as relações com o convênio médico que trabalho

Cinco ações para ampliar as relações com o convênio médico que trabalho

Quer saber como melhorar as relações com o convênio a que você está credenciado? Veja algumas dicas neste artigo:

5 ações para melhorar a relação com o convênio médico

1. Muita atenção na hora de assinar o contrato

Ter um contrato formal e bilateral é uma regra imposta em lei que visa zelar tanto pelos direitos dos médicos e dos demais profissionais da área da saúde, quanto pelos das próprias operadoras de planos de saúde.

Esse contrato deve ser bastante claro e conciso. Além disso, deve descrever todos os direitos e deveres de ambas as partes da relação que está sendo formalizada.

Preste atenção a cada um dos detalhes deste documento. Veja se ele está completo, ou seja, se apresenta o objeto do contrato, sua natureza, as vigências e demais critérios impostos para a prorrogação ou rescisão e assim por diante.

Tudo o que foi acertado “de boca” deve estar contido nessas páginas a fim de que seja posteriormente cumprido.

2. Esteja ciente do valor pago pelos serviços prestados

Também é importante ter bem definido quais serão os serviços prestados por você ao convênio bem como a contraprestação que lhe será paga por tal trabalho.

A fim de melhorar a relação profissional X operadora, é de suma importância ter tudo isso bem esclarecido antes mesmo do início das atividades, para que futuros problemas deixem de existir, atrapalhando a rotina dos trabalhos do consultório.

3. Atenção para a glosa

Você sabe o que é glosa? Pois bem, caso não saiba glosa é qualquer tipo de suspensão feito no pagamento do profissional devido a inconsistências ou possíveis erros avaliados pelas operadoras de saúde.

Qualquer tipo de irregularidade que possa vir a causar esta restrição deve estar prevista em detalhes no contrato para que o profissional possa se ater a isso, entregando relatórios cada vez mais dentro dos padrões exigidos.

4. Entenda como funcionam os reajustes da operadora

Outro passo importante para se dar bem com o convênio em que você escolheu se credenciar é entender quais são as políticas de reajuste no pagamento do profissional praticado pela operadora em questão.

Este reajuste pode ser livremente negociado entre as partes e deve ser esclarecido em contrato para prevenção de erros e irregularidades.

Vale frisar que quando as partes não entram em acordo sobre este reajuste, em 31 de março de cada ano deverá aplica-se o IPCA, que o índice estabelecido pela própria ANS sobre este aumento pago ao profissional.

5. Conheça as causas passiveis de punição

Por fim, não menos importante, é claro, para resguardar a relação entre profissional e convênio médico, é importante que você saiba todas as causas previstas e passíveis de punição como glosa ou até mesmo rescisão contratual.

Mais uma vez frisa-se que tudo deve estar previsto em contrato devidamente assinado por ambas as partes.

Fique esperto: saiba o que é vedado aos convênios médicos

Exclusividade no atendimento, regras que impossibilitem o profissional de contestar as glosas e rejuntes que diminuam o valor do recebimento pago para o profissional são exemplos de ações vedadas aos convênios. Não aceite trabalhar desta forma!

Quer mais informação e conteúdo sobre este assunto? Aproveite para acessar o nosso blog e tenha acesso a muitos outros artigos interessantes como este!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: