Cinco dicas de organização de agenda online para consultórios e clínicas

Tempo de leitura: 3 minutos

Cinco dicas de organização de agenda online para consultórios e clínicas

É cada vez mais comum que os consultórios e clínicas particulares invistam em sistemas de agenda online para melhorar a sua rotina profissional, diminuindo erros e confusões comuns na marcação de consultas e exames.

Esta modernização é um importante incremento para os médicos e para os demais profissionais da área da saúde, visto que colabora diretamente para um melhor aproveitamento do tempo. E, como vale lembrar que tempo é dinheiro, nada melhor do que investir neste tipo de organização, não é mesmo?

Veja neste artigo algumas dicas simples que podem melhorar o seu dia a dia profissional.

5 dicas para usar agenda online em seu consultório

1. Conheça bem a sua rotina

O profissional que deseja ter uma agenda bem organizada e eficiente deve, primeiramente, conhecer bem o seu dia a dia antes de qualquer coisa.

De que adiantará tomar outras medidas antes de saber, por exemplo, a quantidade de horas que você deseja trabalhar diariamente? Ou ainda se você deseja atender sexta-feira ou se prefere emendar o fim de semana?

2. Defina as prioridades do seu dia a dia

É essencial colocar tudo na ponta do lápis antes de começar a preencher os horários de uma agenda. Definir as prioridades é fundamental para o profissional que não quer ficar furando compromissos com os seus pacientes.

Por exemplo, se você gosta de malhar pela manhã, libere a marcação de atendimentos e exames apenas em um horário em que, seguramente, você já estará livre.

3. Estabeleça o tempo médio de atendimento

Outro ponto importante para manter a agenda sempre bem organizada é considerar o tempo médio de uma consulta antes de agendá-la. Normalmente, os primeiros atendimentos costumam ser mais longos do que as consultas de rotina ou retornos.

Procure, portanto, definir o tempo necessário, e com margem, para cada um desses tipos de consulta e oriente sua secretária a marcar os atendimentos respeitando esta estimativa.

4. Integre a agenda online a todos os profissionais do consultório

Se você faz parte de um consultório que conta com outros profissionais da mesma especialidade ou até mesmo de especialidades diferentes, experimente propor a integração da agenda para que todos saibam exatamente o que está acontecendo no ambiente de trabalho.

Este tipo de organização também é importante para que dois profissionais não queiram usar uma mesma sala ou equipamento no mesmo horário.

5. Trabalhe emitindo lembretes para seus pacientes

Por fim, para diminuir as faltas dos pacientes aos atendimentos marcados, deixando espaços vagos na agenda, trabalhe com sistemas de agenda online que encaminhe lembretes sobre a o dia e o horário da consulta.

Esses lembretes podem ser SMS ou e-mails e, além de recordar sobre a consulta ou exame agendado, devem solicitar a confirmação de presença do paciente.

Invista em um sistema de agenda online

Para trabalhar com agendas online eficientes, é preciso contratar um bom sistema para o consultório. Se você ainda não conhece nenhum, saiba que existem opções que integram vários módulos e setores em um mesmo software.

Gostou das dicas que foram dadas neste artigo sobre como otimizar o dia a dia do seu consultório usando uma agenda online? Então aproveite para acessar outros de nossos conteúdos que falam deste assunto e que podem melhorar a sua performance profissional! Acesse nosso blog.