Minha clínica digital: porque estar online é importante para clínica odontológica

clínica odontológica

Por mais incrível que possa parecer, existem clínicas odontológicas que ainda não aderiram à internet de alguma forma. Além de estarem ignorando a modernização, o que é fundamental, acabam perdendo espaço para clínicas menores, que se modernizaram.

A internet não ajuda simplesmente no marketing da empresa. Para uma clínica odontológica, e para o setor da saúde de um modo geral, há diversos sistemas, técnicas e softwares que facilitam o cotidiano. Isso melhora a produtividade da empresa e faz com que ela reduza drasticamente seus custos.

Neste artigo, mostraremos as vantagens da internet para uma clínica odontológica. Ao final, você perceberá que estar online já não se trata mais de uma opção. É uma obrigação para qualquer centro de saúde. Confira.

Economia

A internet tem baixos custos operacionais, da implementação de um plano de marketing a ofertas de serviços online. Você possui diversos pacotes, com preços distintos, para enquadrar no orçamento. Uma das maiores vantagens está no fato de que, com esse meio de comunicação, você quase não precisa de manutenção. E quando é preciso fazê-la, ela é rápida e barata.

Se você contratar uma agência para realizar o marketing digital da clínica odontológica, gastará menos do que no modo tradicional. A mão de obra e o custo com material são menores. Além de que, devido à facilidade do meio, você mesmo pode implementar táticas.

Uma clínica que usa internet nos serviços consegue ter um crescimento grande em pouco tempo. Com softwares, por exemplo, o consultório ganha em dinamismo e produtividade. Os proprietários deixam de gastar com equipes para cada área de gestão.

Ainda há os serviços de armazenamento de dados em nuvem, que permitem guardar um grande volume de informações na internet. Você dispensa gastos com equipamentos físicos. A aparelhagem não precisa estar incluída em orçamentos, visto que sites e servidores já oferecem tudo no pacote.

Sistemas para a gestão

Os sistemas de gestão para uma clínica odontológica não dizem respeito apenas à maneira de administrar o negócio. Há, por exemplo, softwares de agendamento online, em que o paciente poderá marcar, ele mesmo, sua consulta por meio da internet. Isso faz com que a clínica reduza custos com equipe especializada e telefone.

Outro sistema muito comum é o de gestão financeira. Na internet, isso se tornou mais fácil, pois há programas de computador que integram todas as ações relacionadas à contabilidade e às finanças. Ele é de extrema importância para gerir a receita e sempre lucrar. Com um software, é fácil e rápido realizar as operações, podendo o próprio dentista fazê-las.

Você também pode procurar os melhores softwares voltados para a área de odontologia. Normalmente, eles agregam áreas importantes do meio, como agendamento, receituário, cadastramento virtual, etc. O cadastro online facilita o gerenciamento dos pacientes. Muitas clínicas utilizam fichas até hoje, o que se torna um problema pela dificuldade de manipulá-las.

De uma forma geral, há sistemas de gestão que abarcam a administração como um todo. Com eles, você poderá controlar o seu estoque, os fornecedores, o cadastro de clientes, as vendas, etc. Poderá ainda obter relatórios com dados e gráficos detalhados, que ajudarão a adotar estratégias mais adequadas à clínica odontológica.

Melhora na comunicação e no marketing

A clínica odontológica terá mais meios fáceis de comunicação online. Como a imensa maioria dos seus pacientes utiliza a internet, a criação de relacionamentos e, por consequência, a fidelização dos clientes são mais simples.

Você pode utilizar canais dentro do site (como suporte e chat instantâneo), e-mail ou até mesmo as redes sociais para se comunicar. Isso facilitará o atendimento, pois, ainda que a consulta necessite da presença do paciente, grande parte das informações pode ser vinculada pela internet.

Os dentistas experientes sabem da importância da proximidade com o paciente para o atendimento fluir. A comunicação rápida da web, além de economizar o tempo de ambos, facilita a criação de laços. A qualidade do atendimento aumenta quando isso acontece. Sem precisar passar informações pessoais, o dentista poderá se dedicar a outras tarefas mais importantes do negócio. O melhor de tudo é que a clínica odontológica passa a ser bem-vista pelo paciente.

Além de tudo, você pode contar com a ajuda das redes sociais. Ter uma página no Facebook, por exemplo, é importante para responder dúvidas e divulgar informações importantes do negócio. É uma maneira de se aproximar do seu público e estabelecer uma relação mais duradoura.

Uma clínica odontológica pode ainda investir em anúncios pagos, que aparecerão em redes como Instagram e Facebook, ou em sites e blogs. A maior vantagem desse tipo de publicidade é que os algoritmos filtram seu público-alvo e só mostram os anúncios para ele. Isso aumenta o índice de cliques e reduz o valor pago.

Nesse artigo, mostramos porque sua clínica odontológica precisa estar online. Esperamos que tenha gostado. Recomendamos que leia outros artigos do nosso site, pois eles contêm muitas outras informações que favorecerão o seu negócio!

Você sabia que existem softwares odontológicos extremamente eficazes que auxiliam na gestão do consultório e no relacionamento com os pacientes? E que, inclusive, podem ajudá-lo na parte estratégica e no marketing do consultório? Já pensou se, no seu software odontológico, além de gerenciar seus pacientes, você pudesse também criar e conduzir o seu próprio site e blog?

No iMedicina nós oferecemos essa possibilidade! Conheça nossa proposta visitando a nossa página e entenda melhor como informatizar a sua clínica odontológica e atrair novos pacientes!

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