Como a tecnologia pode me ajudar a estar nos melhores guias médicos

Não é mais surpresa que os serviços online de Guia Médico permitem a praticidade de encontrar um médico especialista ou generalista, uma clínica ou laboratório, hospitais e outros serviços de saúde mais próximos de sua localidade com a maior praticidade possível. Com ele você pode agendar uma consulta ou exame no dia e horário mais conveniente.

O sistema mantém uma base de dados atualizada com o nome, número de registro no CRM, título de especialista (se houver), local de atendimento e dados de contato dos médicos (quando autorizado), assim como o endereço, tipo de serviços prestados e dados de credenciamento dos estabelecimentos de saúde.

Em alguns Guias o médico fornece a quantidade de consultas mensais que poderia destinar aos usuários de um determinado convênio. Desta forma, o credenciado poderá ter uma previsão mais concreta da disponibilidade de atendimento pelo seu plano de saúde com aquele profissional.

A proposta destes serviços tem ainda o diferencial de oferecer ao cidadão opções de escolha de um especialista a partir de uma lista de profissionais credenciados. Tudo isto pela internet, de qualquer lugar em que estiver e a qualquer horário do dia ou da noite.

A comodidade proporcionada pelos Guias Médicos é uma das razões pela qual esta ferramenta tem se tornado uma tendência crescente entre grandes administradores de planos de saúde e outras empresas que operam no setor. Este serviço traz benefícios tanto para o cidadão quanto para o profissional de medicina.

Para constar na lista de profissionais credenciados destes Guias, o médico disponibiliza os seus dados cadastrais autorizando formalmente a sua publicidade por meio da assinatura de um termo de consentimento específico para este fim.

Fazer parte da lista de especialistas credenciados nestes Guias Médicos de grandes administradoras de planos de saúde ou de empresas de grande visibilidade na internet parece sim um sinônimo de sucesso profissional pela garantia de uma alta demanda de trabalhos em função desta exposição alcançada pela internet. Mas, quais as principais vantagens de estar cadastrado nestes Guias?

Vantagens oferecidas pelos Guias Médicos para o profissional cadastrado

Um dos grandes benefícios é que o cadastro do profissional está sempre atualizado no Guia, ainda que você tenha mudado o seu endereço de atendimento ou acrescentado outros locais de trabalho. Aquela velha história de fazer a comunicação de mudança cliente por cliente já é coisa do passado. A atualização dos novos dados é feita no próprio guia e disponibilizada para todos os usuários.

Além disto, qualquer pessoa poderá encontrá-lo facilmente através de um aplicativo no celular ou qualquer outro dispositivo com internet. O usuário não precisa sequer lembrar ou saber o nome completo de seu médico. Com uma simples pesquisa com base em sua especialidade, o cliente poderá encontrá-lo e agendar uma consulta, pois a pesquisa abrange toda a sua rede credenciada.

Entretanto, todo este efeito de publicidade proporcionado com a visibilidade alcançada pelo Guia Médico pode também ter consequências desastrosas na gestão de seu tempo, caso a sua agenda de atendimentos não seja bem administrada.

Porque manter todos estes canais (Guias) ativos exige um planejamento cuidadoso de sua agenda, além de demandar um tempo que possivelmente você não tem. Mesmo que você disponha da assessoria de uma secretária, o risco de incorrer em erros de duplicidade de agendamentos é grande. Que ferramentas você pode utilizar para ajudá-lo a administrar esta questão?

Como a tecnologia pode ajudá-lo a cumprir os seus compromissos agendados nos Guias Médicos?

A acessibilidade das tecnologias tem facilitado a rotina de médicos e demais profissionais de saúde graças a uma série de aplicativos de agendas que são eficientes na rotina destes profissionais.

Fizemos uma pesquisa e consultamos alguns sites especializados no mundo tecnológico, como a sessão TechTudo do Portal da Globo.com e listamos alguns destas ferramentas online com versões para web e aplicativos para Android e iPhone (iOS), que possivelmente já devem ser utilizadas por estes profissionais. Entretanto, muitos ainda desconhecem o potencial de funcionalidades destes aplicativos que podem ajudá-lo na melhor gestão de seu tempo, um fator prioritário nos dias atuais.

O Google Agenda é um serviço disponibilizado para todos os usuários que possuem uma conta no Gmail ou outro e-mail do Google. Para começar a utilizar o serviço basta cadastrar uma senha e fazer o login. Com ele você pode administrar melhor os seus compromissos e organizar as suas tarefas de maneira prática e sem incorrer em risco de esquecer ou de sobrepor uma atividade na mesma data ou horário.

O Google Agenda permite a criação de “várias agendas” com o mesmo cadastro de e-mail, renomeando cada uma de acordo com os objetivos. Por exemplo, as consultas destinadas ao Guia Médico X podem ser separadas daquelas agendados com os seus clientes credenciados no Guia Médico Y, sem risco de sobreposição dos compromissos.

O calendário do iCloud também permite a adição de diferentes agendas no mesmo cadastro de usuário. Este serviço já vem nos dispositivos da Apple, como o iPhone e iPad, mas é possível acessá-lo na página oficial do iCloud. É um aplicativo bastante simples, mas muito funcional para o que oferece.

Você pode importar os dados do iCloud Agenda de seu iPhone para aparelhos com sistema Android e para ambientes do Windows através de alguns aplicativos como o Sunrise Calendar.

A Agenda do Yahoo (ou Yahoo Calendar), embora não tão usada quanto a agenda do Google ou iCloud, é bastante eficiente em seus recursos disponíveis para quem utiliza o e-mail do Yahoo. A desvantagem é que é exclusiva para a web, mas também oferece os serviços de várias agendas em uma.

O Sunrise Calendar é considerado um dos melhores e mais completos aplicativos Android e iOS, mas também possui uma versão funcional na web. Destaca-se pela quantidade de recursos inteligentes, capaz de reunir vários calendários em um. Através dele também é possível fazer Também é possível fazer login com Facebook e começar a organizar-se.

A agenda do Outlook (ou Outlook Calendar) é o aplicativo da Microsoft para os usuários do e-mail Outlook.com. Possui apenas acesso via web, o que é ideal para usuários do sistema windows, mas pode ser acessado no celular através do programa de e-mail oficial do Outlook.

Cal, por outro lado, é uma das principais agendas, ou calendários, disponíveis para download no celular (Android e iPhone – iOS) e pode ser sincronizado com a maioria das agendas integradas a um e-mail.

YouCanBook.Me pode incrementar ainda mais a sua agenda virtual e ajudá-lo na gestão de seus compromissos

Se você já utiliza estes serviços de agenda virtual, mas deseja algo mais eficiente, existem aplicativos que são capazes de agregar funcionalidades a sua agenda virtual tornando-as ainda mais vantajosas. A ferramenta YouCanBook.Me é uma delas. Este software se integra com a sua agenda online e possibilita que você tenha a sua página de agenda personalizada.

O YouCanBook.Me pode ainda ser incorporado em seu site, página do Facebook ou e-mail. Quando um novo agendamento é realizado, você receberá uma notificação com os detalhes e a reserva aparecerá automaticamente em sua agenda virtual. E seus clientes também recebem lembretes por e-mail com informações da consulta.

Ajudar com a gestão de seu tempo, proporcionar praticidade e comodidade é a função destas ferramentas de agenda online utilizadas para facilitar a sua rotina nos serviços de saúde.

Principais Guias Médicos para você fazer o seu credenciamento

Empresa com base na internet como o Book Medicine, e outras integradas a grandes administradoras de planos de saúde particulares como o Guia Médico Nacional da Unimed e o Guia Médico Bradesco, são algumas das principais operadoras que oferecem o serviço online de Guia Médico para os seus usuários.

No caso do Guia da Unimed, clientes em geral não conveniados com esta operadora podem também utilizar o aplicativo e fazer buscas por um especialista na base de dados do Guia Médico da Unimed.

Este serviço oferece credibilidade aos seus usuários porque trabalham com a transparência das informações que são prestadas, seguem rigorosamente as normas legais dos Conselhos de Medicina nas informações de cadastro do Guia Médico. Por exemplo, todos os especialistas cadastrados no Guia Médico possuem o Registro de Qualificação de Especialista (RQE) regulamentado conforme estabelecido pelo Conselho Regional de Medicina (CRM).

Qualquer informação profissional disponibilizada pelo Guia Médico para os seus usuários, devem antes ser formalmente autorizada pelo médico para divulgação exclusiva para este fim, conforme determinação do Conselho Federal de Medicina.

Entre as várias facilidades dos Guias, está a atualização constante dos dados disponibilizados para os clientes usuários do serviço. Nos casos em que o médico não consegue atender o seu paciente dentro do prazo estabelecido pela Agência Nacional de Saúde, o grande número de profissionais credenciados no Guia permite a possibilidade de encontrar um especialista equivalente de forma rápida e prática, sem maiores inconvenientes para o médico e o seu paciente.

Todas as empresas que operam com este serviço de internet estão sujeitas a fiscalização pelos órgãos competentes e deve trabalhar de acordo com o Código de Ética Médica dos Conselhos de Medicina e dentro das normas da Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos (CODAME).

O Guia Médico não apenas oferece a vantagem de facilitar a sua vida e a de seus clientes no momento da busca de um médico especialista, mas também oferece inúmeras outras vantagens pela faz deste serviço de internet uma jogada profissional sem chances de insucesso.

Gostou deste texto? Então, não deixe de ler outros textos interessantes em nosso blog!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: