Como divulgar o consultório gastando pouco?

Como-divulgar-o-consultorio-gastando-pouco

Aumentar a visibilidade do seu consultório é uma das principais maneiras de captar novos pacientes e evitar a agenda vazia. No entanto, quando começamos a explorar e explicar esse assunto, quase sempre chegamos ao questionamento:

“Como divulgar o consultório gastando pouco?”

Quando esse assunto é posto em pauta, o investimento financeiro é o primeiro entrave que costuma aparecer. Quando sugerimos ao cliente investir em anúncios pagos, normalmente ouvimos o seguinte:

“Ah, mas é caro colocar anúncios em revistas e jornais.”

Será que seu consultório está mirando o canal certo para impactar possíveis clientes? Nem sempre o meio de comunicação que você considera mais efetivo pode ser o melhor para gerar visibilidade para sua clínica, não é mesmo?

É preciso agir de forma estratégica

Normalmente, a divulgação nos meios digitais é bem mais barata do que nas mídias tradicionais, além de possibilitar a medição dos resultados. Mas, sabendo disso, você deve argumentar:

“Tenho site, página no Facebook e perfil no Instagram e até agora nada!”

Essa é outra frase bem comum de se ouvir por aí. Será que você está canalizando sua energia nas estratégias certas? Ou apenas criou sua conta nas redes sociais, fez seu site e está aguardando parado?! Ter presença digital exige um pouco mais de você.

Tanto para quem se enquadra no primeiro quanto no segundo cenário, afirmamos que: SIM, é possível divulgar o consultório gastando pouco, a questão é gastar certo! Para isso, veja algumas recomendações importantes que você deve seguir:

Você conhece bem o seu cliente?

Você realmente sabe quem são seus potenciais pacientes e quais os canais de comunicação mais eficientes para se chegar até eles?

Como estão os seus concorrentes?

Avalie como consultórios concorrentes estão divulgando seus serviços. Ali pode ser um bom termômetro sobre ações que você pode adotar ou meios para se diferenciar no mercado.

Tem noção do quanto a tecnologia pode ajudar?

Muitas vezes, por desconhecer soluções tecnológicas, alguns consultórios perdem tempo “reinventando a roda”. Há softwares médicos, de custo baixo, que oferecem ferramentas para desenvolvimento de sites, blogs e marketing digital já incluídos no valor da licença, por exemplo.

Ter clareza sobre os três pontos de que falamos acima já ajuda a entender melhor suas necessidades e, principalmente, os aspectos que você precisa priorizar ao pensar na divulgação de sua clínica médica.

Inbound Marketing para alavancar a divulgação do consultório

Uma estratégia que está ajudando muitos empreendedores de diversos segmentos é o Inbound Marketing. Conhecido como “Marketing de Permissão” ou “Marketing de Atração”, essa abordagem dá uma visão estratégica sobre  presença digital e sobre como usar o marketing de conteúdo para gerar possíveis clientes para o seu negócio. Isso é tentador, não é mesmo?

O conceito surgiu em 2000, nos Estados Unidos, e desde então tem sido utilizado com sucesso por diversas empresas. E você também pode fazer uso desta metodologia para impulsionar sua clínica.

Como funciona na prática?

Em linhas gerais, Inbound Marketing é composto pelas seguintes etapas:

1) Atrair

Estruturar conteúdos relevantes para que seu site possa estar bem posicionado em mecanismos de busca, atraindo leitores que tenham interesse naquilo que você produz. Além disso, significa pensar em estratégias de atração de potenciais clientes até você.

2) Converter

Sabe aqueles leitores que mencionamos no item anterior? Eles precisam deixar alguma informação assim que passarem pelo seu site para que você consiga contactá-lo e, assim, torná-lo um provável paciente. Normalmente as empresas conseguem esses contatos oferecendo algum material de interesse do leitor e em troca pedem o e-mail, por exemplo.

3) Relacionar

Estratégias de nutrição de e-mail, isto é, receber informações a partir de conteúdos de interesse demonstrados na navegação pelo site. Isso é possível a partir de integrações com o CRM (ferramenta para relacionamento com clientes). Dessa forma, são utilizadas estratégias para que se tornem consumidores (no caso, dos consultórios, pacientes).

4) Encantar

Pela metodologia do Inbound Marketing, busca-se também continuar a fidelização de clientes (sejam antigos e novos), até que se tornem promotores da marca. Nesse caso, podem ser usadas estratégias de mídia social, conteúdos relevantes por e-mail e benefícios para que possam ser propagadores de seu consultório.

Olhando tudo isso pode parecer um trabalhão e tanto (e até impossível de ser concretizado, não é mesmo?). Mas já é possível contar com softwares que oferecem ferramentas e cursos de Inbound Marketing.

Tudo isso, claro, com custo baixo! Afinal, tendo uma ferramenta que já inclua essas funcionalidades você terá apenas que escrever os materiais e e-mails que deseja enviar para seus pacientes.

Para avançar, veja esses artigos:

Continue ligado aqui no blog para saber como a tecnologia pode ser sua aliada para aumentar a divulgação de seu consultório.

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Quer atrair mais pacientes?

CONSULTORIA GRATUITA para acelerar o crescimento do seu consultório.

Preencha os campos abaixo e agende seu horário. As consultorias são limitadas!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: