Como melhorar o marketing da minha clínica de telemedicina?

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O marketing é mais acessível nos dias de hoje e, por isso, praticamente todas as empresas o utilizam. As clínicas de telemedicina devem estar a par dos meios que mais geram resultado no setor. Leia a lista que elaboramos, abordando as estratégias mais eficientes para você fidelizar clientes, conquistar novos pacientes e lucrar mais.

Marketing pessoal

O setor no qual a telemedicina está inserida envolve o contato direto com os clientes. O marketing pessoal se torna, então, imprescindível. Você deve investir em maneiras de melhorar o relacionamento com os pacientes, desenvolvendo boas habilidades de comunicação. Um profissional da saúde deve ser simpático, sensível, atencioso e dedicado.

Quando falamos em marketing pessoal, é impossível não mencionar a importância da boa apresentação. Vestir-se sempre bem e ter cuidado com a higiene são alguns dos pontos fundamentais. Aliar isso à empatia para com os clientes faz com que você seja visto como um profissional que vale a pena contratar.

Marketing na clínica

Quando o negócio vai bem, os próprios clientes realizam o marketing da empresa. Eles se sentem tão satisfeitos com os serviços prestados que passam a recomendá-los para pessoas conhecidas. Apesar de negligenciada, essa estratégia é muito eficiente, pois grande parte do público de uma clínica de telemedicina chega a ela devido ao “boca a boca”.

O primeiro passo para conseguir isso é fidelizar o cliente. No entanto, essa é a tarefa que as empresas mais têm dificuldade de realizar. Por isso, invista em bons preços, promoções, num excelente atendimento e em acompanhamentos eficientes. Contar com profissionais habilitados e atenciosos é fundamental.

Clientes da telemedicina

O marketing jamais pode ser aplicado tendo em vista um público genérico. É preciso planejar com base em informações sobre um segmento do consumidor. Por isso, é de suma importância realizar uma pesquisa de público-alvo. Nessa pesquisa, você deve colher informações sobre a região onde mora, o salário médio, a porcentagem de homens e mulheres, os hábitos, etc.

Depois de conhecer o seu cliente médio, você saberá qual linguagem utilizar e quais formas de marketing funcionam melhor com ele. Além disso, poderá saber o que está dando certo na clínica e o que não está. É essencial fazer testes para chegar a essas conclusões.

Site

O site é um dos pontos iniciais para a estratégia de marketing na internet. Ele é importante em qualquer negócio nos dias de hoje. Os clientes/pacientes usam a internet para procurar informações sobre médicos, centros de saúde e clínicas. Se você investir em um site, será encontrado por essas pessoas.

Outra estratégia eficiente é manter um blog no seu site, para divulgar conteúdo que os potenciais clientes procuram na internet. Por exemplo: artigos explicando o funcionamento da telemedicina. Ao chegarem ao seu blog para esclarecerem suas dúvidas, elas conhecerão seu trabalho e sua clínica de telemedicina.

Redes sociais

Se você ainda não criou nenhum perfil em seu nome ou no da sua clínica de telemedicina, deverá fazer isso imediatamente. As redes sociais possibilitam não só ter contato com seu público-alvo, mas conhecê-lo melhor, através de informações demográficas. Você extrai um bom número de dados que favorecerá a sua divulgação.

Escolha ao menos três redes sociais para estar presente. Descubra a maneira ideal para se comunicar com o seu público (com ajuda das informações sobre ele). O importante é compartilhar conteúdo que é relevante para seus pacientes e potenciais clientes. No Facebook, por exemplo, você pode manter uma página para divulgar informações sobre seu trabalho. Ele ainda serve como um bom canal de interação.

Estratégias digitais

Além dos sites, blogs e redes sociais, existem outras estratégias para a internet que geram resultado. Uma delas é o e-mail, um meio de contato rápido, econômico e eficiente. Em vez de gastar muito dinheiro com telefone, você agiliza a comunicação com o paciente. Além disso, com uma boa lista de contatos, poderá enviar conteúdos para engajá-los.

A divulgação de conhecimento, sob a forma de e-books, vem sendo muito usada. Você possibilita o download grátis após o preenchimento de um cadastro. Essa estratégia é usada para colher informações para aprimorar o marketing. Além disso, há o SEO, que é um conjunto de técnicas para fazer seu site aparecer em pesquisas de buscadores como o Google. Você ainda pode investir em publicidade paga, para aparecer na timeline do Facebook ou em sites e blogs.

Marketing tradicional

O marketing tradicional é muito eficiente, mas você deve descobrir quais as melhores formas para sua empresa de telemedicina. Teste aos poucos banners, folders, outdoors, divulgação em eventos, comerciais, anúncios em revistas, etc. O importante é você focar na sua região, pois a chance de retorno por investimento será muito maior.

Conclusão

Um marketing bem-feito envolve muitos experimentos. É preciso ter paciência para colher informações do público-alvo e testar cada meio. O importante é nunca deixar sua clínica de telemedicina sem marketing. Tente aprimorar essas estratégias aos poucos, mas nunca deixe de fazê-las. O resultado virá dentro de alguns meses.

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