Como ter meu contato disponível nos guias médicos online?

O Guia Médico é uma ferramenta de pesquisa online que proporciona o acesso da população aos dados pessoais e profissionais básicos de médicos registrados nos Conselhos Regionais de Medicina (CRM).

Este serviço de internet possui uma base de dados atualizada com o nome, número de registro no CRM, título de especialista (se houver) devidamente registrado no CRM, local de atendimento e dados de contato destes profissionais (quando autorizado).

Vale salientar que a proposta deste serviço online dos Conselhos Regionais e Federais de Medicina difere em objetivos daquelas oferecidas por empresas que operam com base neste sistema de internet.

O serviço prestado pelos Conselhos Médicos se restringe à conferência das informações médicas de cada profissional, individualmente, pelo cidadão. O objetivo é tornar este profissional mais acessível à sociedade e fortalecer a relação entre ambos com base na confiabilidade das informações prestadas.

Por sua vez, a proposta das empresas tem o diferencial de oferecer ao cidadão opções de escolha de um médico generalista ou especialista a partir de uma lista de profissionais credenciados. Entretanto, empresas como a Book Medicine, são fiscalizadas pelos órgãos competentes e trabalham de acordo com o código de ética dos Conselhos de Medicina e dentro das normas da Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos (CODAME).

O que o profissional precisa fazer pra aparecer no Guia Médico online?

No site dos Conselhos Médicos (CRM de cada Estado ou CFM), todos os médicos credenciados podem ser pesquisados a partir de dados como o nome ou o número de inscrição no CRM. O resultado da consulta disponibiliza a foto, o nome completo do médico, a situação do profissional (se ativo ou não), a especialidade e área de atuação (número do RQE), se existir. Entretanto, os dados de contato (endereço e telefone) são visualizados apenas se o médico tiver permitido a divulgação por este meio.

Assim, o médico que deseja disponibilizar os seus dados cadastrais de contato através deste sistema no CRM, deverá autorizar formalmente a sua publicidade por meio da assinatura de um termo de consentimento específico para este fim.

No caso das empresas que oferecem este serviço, o médico profissional autônomo ou pessoa jurídica deve antes autorizar formalmente a inclusão de seu nome e dados profissionais de qualquer natureza no sistema de Guia Médico destas empresas. Da mesma forma, as informações de contato são disponibilizadas apenas para aqueles que autorizarem formalmente a sua divulgação.

Em qualquer situação, o serviço de Guia Médico atribui uma especialidade desde que esta tenha sido registrada pelo profissional no Conselho. Seja para o cidadão que deseja apenas informar-se ou ainda com o propósito de buscar um especialista para consulta, a fidelidade e seriedade das informações disponibilizadas no Guia proporciona uma relação de maior confiança do paciente com o profissional de saúde.

Quais as vantagens para o profissional de saúde cadastrado em um Guia Médico online?

Este serviço traz benefícios tanto para o cidadão quanto para o profissional. O Guia Médico é uma ferramenta que inspira credibilidade na população e valorização da classe médica pela fidelidade às normas estabelecidas pelo CRM em suas informações de cadastro.

Por exemplo, todos os especialistas cadastrados no guia possuem o Registro de Qualificação de Especialista (RQE) devidamente regulamentado conforme estabelecido pelo CRM (Resolução CFM nº 1974/2011). Apenas o profissional com RQE registrado no CRM pode se intitular especialista. Esta norma é rigorosamente seguida nas informações de cadastro do Guia.

O cadastro do profissional está sempre atualizado no Guia. Em caso de mudança de endereço, telefone de contato ou o atendimento em um segundo endereço, o médico não precisa fazer esta comunicação a todos os seus pacientes. A atualização dos novos dados é feita no próprio guia e disponibilizada para todos os usuários.

Além disto, para o médico especialista ou generalista, o Guia Médico tem também um efeito de publicidade ou de marketing pessoal pela visibilidade alcançada, característica dos serviços online. Assim, este serviço oferece credibilidade, maior visibilidade e contribui para fidelizar a clientela do profissional.

Exemplos de empresas e organizações de saúde que utilizam o Guia Médico online

A empresa Book Medicine oferece o serviço de Guia Médico na região de Presidente Prudente/SP buscando facilitar esta relação de contato do paciente e do profissional. O Guia lista as especialidades, locais de atendimento, instituições de serviços de saúde (consultórios, hospitais e clínicas credenciadas no sistema) e os planos de saúde particulares nos quais os médicos são credenciados.

Todos os médicos especialistas credenciados no Book Medicine possuem o RQE registrado no Cremesp (CRM do Estado de São Paulo).

A Unimed, maior operadora de planos de saúde particulares do país, utiliza o serviço de Guia Médico online para facilitar o acesso de seus segurados aos seus profissionais cooperados, facilitando a comunicação entre ambos e oferecendo praticidade tanto para o profissional quanto para os seus clientes.

O aplicativo “Guia Médico Nacional da Unimed” ou da rede Unimed regional pode ser baixado de qualquer dispositivo (tablet ou celular) através do Google Play ou App Store. O aplicativo permite ainda a visualização do endereço de atendimento médico em um mapa, facilitando o seu acesso.

Os Conselhos Médicos, Federais e Regionais, disponibilizam o Guia Médico para a pesquisa detalhada das informações profissionais de todos os médicos cadastrados em seu sistema. Com este serviço, os Conselhos exercem seu direito legal em fiscalizar o exercício e incentivar a ética profissional, valorizando a classe médica e também atuando em defesa dos direitos do cidadão.

Para o cliente que inicia um tratamento ou irá submeter-se a um procedimento invasivo, é natural que sinta insegurança e queira informar-se sobre as qualificações de seu médico.

A transparência dos dados contidos no Guia Médico, a confiabilidade do serviço e o acesso facilitado a estas informações são importantes para estabelecer esta relação de confiança entre médico e paciente.

Gostou deste texto? Então, não deixe de ler outros textos interessantes em nosso blog!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: