Conheça 5 bons motivos para usar software médico grátis

motivos para usar software médico grátis

Que tal começar a informatização do seu negócio com um software médico grátis?

Fazer a gestão do próprio consultório ou clínica médica é um desafio enfrentado diariamente por muitos profissionais. Uma das barreiras está na falta de uso de um sistema ou na escolha equivocada dele.

O problema vai além. Pois, muitos softwares cobram pelo período de testes ou exigem que você faça o cadastro do seu cartão de crédito. Essa prática não inspira confiança, pois a solução nem foi entregue.

A boa notícia é que existem sistemas gratuitos que permitem a utilização da maioria das funções, deixando a seu critério a escolha pelo upgrade. E para conhecer as vantagens disso, preparamos este artigo especialmente para você.

Conheça 5 bons motivos para usar um software médico grátis!

1. Você não precisa pagar para testar

Existem muitas empresas que oferecem sistemas de gestão para clínicas e consultórios. Ma Mas é impossível testar todos sem desembolsar uma grande quantia — fora a perda de tempo. Por isso, é positiva a possibilidade de usar um software médico grátis!

Mesmo que o consultor de vendas envie apresentações e mostre vídeos sobre o uso desse sistema, você só saberá se ele é, de fato, fácil e prazeroso de usar, se partir para a prática. Mas não faz sentido pagar por isso.

Dependendo do caso, você pode estar no começo da carreira ou no início do processo de informatização do consultório. Também pode estar em uma fase de substituição do software médico atual, pois não atende mais suas necessidades.

Se o ditado popular diz que “o barato sai caro”, não queira ver o preço a ser pago pelo teste de incontáveis softwares médicos que cobram até para testar. Esse é um comportamento que não tem a ver com a dinâmica atual do mercado.

Basta ver os aplicativos que você tem em seu smartphone. É possível baixar a maioria para testar e, se há o desejo de continuar usando ou adquirir novas funções, basta pagar e usar. Caso contrário, há outras opções grátis para continuar testando.

2. É excelente para começar a informatizar seu consultório ou clínica médica

Empresas de todas as áreas estão passando por um processo muito positivo chamado de transformação digital. Nele, a tecnologia é utilizada para melhorar a produtividade e garantir resultados surpreendentes.

Informatizar seu consultório ou clínica faz parte desse processo, que pode ter a participação de um software médico grátis. Afinal, você já está gastando com equipamentos que têm um alto custo.

O processo de escolha de um sistema de gestão para a clínica ou consultório, pode ocorrer com mais tranquilidade — até que você determine qual será utilizado, mas sem pagar por todos esses testes.

Um consultório e uma clínica médica informatizada são mais eficientes, porque substituem o papel físico por arquivos digitais. Você ganha otimização em todas as áreas de sua rotina, tornando-se mais produtivo.

Outro aspecto importante desse processo de informatização, é a possibilidade de usar o software médico grátis dentro e fora do consultório ou clínica. Ele pode ser acessado por seu smartphone, permitindo um gerenciamento remoto.

Powered by Rock Convert

3. Facilita a administração

Outro motivo para usar um software médico grátis é a facilidade que ele oferece para administrar sua clínica ou consultório. O cadastro de pacientes é feito todo neste ambiente, dispensando outros sistemas ou o uso de cadernos e fichas.

Esse benefício também se aplica ao prontuário, que passa a ser eletrônico — uma realidade que já avança até no sistema público de saúde, permitindo a redução de filas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

O prontuário eletrônico é mais fácil de usar e atualizar. Essas fichas são armazenadas de forma segura e todos os registros salvos em tempo real — independentemente de fatores como horário, local ou pacientes em consulta no momento.

Se você escolher o software médico grátis iMedicina, por exemplo, tem ainda a possibilidade de acesso à prescrição eletrônica Memed, com funções que transformam o modo de conduzir o tratamento clínico.

É possível criar rapidamente seus receituários, imprimir uma via e ainda mandar uma cópia digital para o paciente. Tudo fica registrado em um histórico, permitindo a identificação de sintomas anteriores, medicamentos em uso e outros.

4. O software médico grátis libera espaço físico

A resolução nº 1.821/2007 do Conselho Federal de Medicina, ou CFM, o prontuário médico físico deve ser guardado por, no mínimo, 20 anos. Ora, esse tempo convertido em documentos impressos requer um superarquivo!

No entanto, existe um custo para alugar ou reformar o espaço físico da clínica ou consultório médico — que aumenta exponencialmente por causa do arquivo dos prontuários e outros documentos, como os exames.

Mas com o software médico grátis você pode começar a salvar esses e outros documentos na nuvem, ou seja, em servidores que não ocupam espaço físico, pois se encontram em outros países.

Eles são altamente seguros e garantem o acesso aos documentos somente por você ou outros profissionais com permissão concedida. Assim, a privacidade de seus pacientes estará garantida e você pode reduzir gastos otimizando o espaço.

Lembre-se ainda de que, como estão online, podem ser acessados por qualquer dispositivo conectado à internet — por meio de login e senha. Logo, tem a possibilidade de tirar dúvidas ou prestar auxílio a um paciente mesmo se estiver fora da cidade.

5. Melhora o relacionamento com seus pacientes

Usar um software médico grátis proporciona uma significativa melhora no relacionamento com os pacientes. Quando você informatiza o consultório ou clínica, demonstra que está dando um passo rumo à modernidade.

E se esse software médico grátis é o iMedicina, você tem acesso a uma série de funções — sem pagar nada por isso — que impactam diretamente no relacionamento com seus pacientes.

Uma dessas funções nós já citamos: o prontuário eletrônico. Outra, que é bem interessante, é o agendamento on-line. Significa que o paciente pode agendar suas consultas pela internet, sem a necessidade de ligar e falar com a secretária.

Para que não aconteçam esquecimentos, o software médico grátis de iMedicina envia mensagens com o lembrete de consultas e a confirmação de presença. Além disso, abre espaço para que seus pacientes avaliem o atendimento.

Um bom software médico grátis pode ter limitações, mas permite a utilização da maioria das funções para que você faça uma escolha inteligente. Além disso, não pede cartão de crédito para cadastro e uso! O upgrade fica a seu critério.

Para complementar as informações compartilhadas neste artigo, sugerimos o download do Guia Completo: Software Médico Gratuito para saber quais são seus principais benefícios, quando deve escolher um e os pontos a serem analisados.

livro médicosPowered by Rock Convert

Compartilhe este conteúdo:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Compartilhe este conteúdo:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
iMedicina Software Gratuito - Conheça!
Clínicas Digitais | Conheça o Livro
Materiais Educativos Gratuitos para Clínicas e Consultórios

Artigos relacionados

O que achou? Deixe seu comentário!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Já está de saída?

Junte-se a dezenas de milhares de Médicos e receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.

Ao inscrever na nossa newsletter, você está autorizando o iMedicina a enviar conteúdos de seu interesse. Jamais fazemos spam! Confira nossa política de privacidade.

Junte-se a Dezenas de Milhares de Médicos

Receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.