Os melhores cursos de medicina da atualidade segundo o Conselho Federal

Além de estreitar a relação entre médico e paciente, já sabemos o quanto um software de CRM também pode ser uma plataforma de auxílio para a parte administrativa, financeira e controle de pessoal de uma clínica ou consultório. Na parte de recursos humanos, porém, o sistema oferece mais otimização para registrar e organizar os cadastros dos candidatos. O processo de seleção de um novo médico requer atenção em muitos detalhes sobre a formação e experiências dos profissionais.

É importante que recrutadores em processos de contratação de novos médicos conheçam a listagem de melhores faculdades de medicina do país. Os órgãos competentes, como o Ministério da Educação (MEC) e o Conselho Federal de Medicina, acompanham os históricos tanto das universidades mais tradicionais, quanto dos novos registros de curso. São analisadas, geralmente, a condição dos cursos, a concorrência e a avaliação dos alunos para montar o ranking.

O índice não é divulgado por acaso. Nos últimos anos, foi registrado um aumento na oferta de cursos de medicina em diversas faculdades espalhadas pelo Brasil. Com isso, houve a necessidade de avaliar a qualidade do ensino para garantir que os estudantes saiam do meio acadêmico com o conhecimento e a prática necessária para atuarem no mercado de trabalho.

Classificação dos melhores cursos

São utilizados dois indicadores para avaliar a qualidade dos cursos acadêmicos em funcionamento no Brasil: CPC (Conceito Preliminar de Curso) e IGC (Índice Geral de Cursos). O primeiro classifica toda a estrutura física e curricular da instituição de ensino. Já o IGC analisa a qualidade do curso baseado nas notas que os alunos obtiveram no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) e outras questões, como a titulação do corpo docente. O Conselho Federal de Medicina, no entanto, atua na fiscalização da qualidade dos cursos autorizados.

O estado de São Paulo se destaca entre as principais e melhores faculdades de medicina do país, de acordo com levantamento do MEC. Três instituições públicas ocupam as primeiras posições, respectivamente: Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), e a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Já a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) ocupa a quarta posição junto com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) aparece em sétimo lugar, seguida pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Das universidades privadas, se destacam os cursos de medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa São Paulo (FCMSCSP), ambas em oitavo lugar.

CRM para mudar o gerenciamento do consultório médico

Além do cuidado para contratar os médicos que vão atuar no consultório, a utilização de um software de qualidade pode trazer muitos benefícios para a empresa em geral. O CRM é uma plataforma que, ao longo dos anos, tem ajudado profissionais a gerenciar o relacionamento com os pacientes na área médica. Ficou curioso? Acompanhe o nosso blog e veja outros artigos para entender mais sobre o assunto.

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: