Conheça os principais nomes poro trás dos Conselhos Regionais de Medicina

Conheça algumas das principais personalidades das instituições reguladoras da profissão!

O exercício da profissão médica é regulamentado e fiscalizado pelo Conselho Federal de Medicina, com o auxílio das subdivisões estaduais deste órgão, ou seja, cada estado tem o seu Conselho Regional de Medicina. A ação destas entidades de cunho constitucional foi estabelecida pela Lei nº 3.268 de 1957. Neste texto, você vai conhecer um pouco mais sobre as principais figuras que atuam nestes conselhos. A exposição será dividida pelas regiões do Brasil para facilitar a compreensão.

Conselho Regional de Medicina no Norte e no Nordeste

No estado do Acre, o CRM é comandado pela pediatra Dilza Teresinha A. Ribeiro. A profissional se formou na Faculdade de Medicina de Passo Fundo (RS) em 1979 e construiu sua carreira no Acre.

No Amazonas, quem comanda o CRM é o ortopedista e traumatologista Júlio Rufino Torres. O médico é formado na Universidade Federal de Pernambuco, da turma de 1966.

O CRM do Pará é comandado por Hideraldo Luiz Cabeça. O neurologista se formou pela Faculdade de Medicina do Estado do Pará em 1991 e é profissional concursado no Hospital Geral de Belém, sendo membro efetivo da Academia Brasileira de Neurologia.

No Amapá, o Conselho Regional fica por conta de Maria das Graças Salgado. Formada na Universidade Federal do Pará em 1980, é especializada em nefrologia. Desempenha funções no CRM-AP desde 2009.

O CRM-Alagoas é comandado por Emmanuel Fortes Silveira Cavalcanti. O médico é formado desde 1977 pela Escola de Ciências Médicas do Alagoas.

O CRM do estado da Bahia é presidido por Jecé Freitas Brandão. Profissional formado na Universidade Federal da Bahia em 1975, Brandão atuou em clínica médica e gastroenterologia.

No Ceará, o conselho fica a cargo de Lucio Flávio Gonzaga Silva. É graduado pela Universidade Federal do Ceará, turma de 1977. Tem especializações em urologia, cirurgia e farmacologia. Integra o CRM-CE desde 1983.

No Maranhão, o conselho tem a presidência de Abdon José Murad Neto. Especialista em cirurgia clínica, Neto desempenha atividades no CRM-MA desde 1988 e sua carreira é ligada à saúde pública.

No estado da Paraíba, quem preside o CRM é Dalvélio da Paiva Madruga. Formado pela Universidade Federal da Paraíba, tem residência em cirurgia geral e especialização em administração hospitalar.

O presidente do Conselho Federal de Medicina veio de Pernambuco. Carlos Vital Tavares Corrêa Lima é clínico geral e tem pós-graduação em medicina ocupacional.

No Piauí, a presidência é de Leonardo Sérvio Luz. É o conselheiro efetivo mais jovem do país, nascido em 1979. Se graduou em 2003 pela Universidade Federal do Piauí e tem residência em psiquiatria.

No Rio Grande do Norte, a chefia é de Jeancarlo Fernandes Cavacante. O médico se formou pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e tem residência em cirurgia torácica.

Em Rondônia, José Hiran da Silva Gallo representa o Conselho Regional de Medicina. Gallo é formado pela Faculdade Estadual de Medicina do Pará desde 1979, com especialização em ginecologia e obstetrícia

Em Roraima, Wirlande Santos da Luz assume a presidência. Ele se formou na Universidade Federal do Pará em 1981 e é especializado em pediatria.

No Sergipe, a responsabilidade é de Henrique Batista e Silva. O médico é formado pela Universidade Federal do Sergipe, da turma de 1970 e é especializado em cardiologia.

Conselho Regional de Medicina no Centro-Oeste, no Sudeste e no Sul

No Distrito Federal, o conselho é presidido por Rosylane Nascimento das Merces Rocha, que é natural do Rio de Janeiro e se graduou ainda no Rio em 1994. É especialista em medicina do trabalho.

Celso Murad comanda o Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo. É formado na Universidade Estadual do Espírito Santo e especializado em pediatria.

Em Goiás, a chefia fica a cargo de Salomão Rodrigues Filho. É psiquiatra e se formou pela Universidade Federal de Goiás em 1971.

No estado do Mato Grosso, comanda José Fernando Maia Vinagre, que se formou na Faculdade de Medicina de Teresópolis em 1975 e possui especialização em pediatria.

No Mato Grosso do Sul, a responsabilidade é de Mauro Luiz de Britto Ribeiro. Também formado no Rio de Janeiro, em Petrópolis, tem residência em cirurgia geral.

Em Minas gerais, o CRM está a cargo de Hermann Alexandre Vivacqua von Tiesenhausen. Hermann, que se formou na Emercan em 1974 e é especialista em medicina interna e terapia intensiva.

No estado do Paraná, comanda Donizetti Dimer Gianberardino Filho. O médico é formado pela Universidade Federal do Paraná desde 1977 e é especialista em nefrologia e pediatria.

No Rio de Janeiro, o conselho é de responsabilidade de Sidnei Ferreira. Pediatra e pneumologista, Ferreira se formou pela Universidade Federal Fluminense em 1977.

No Rio Grande do Sul, preside o CRM Cláudio Balduíno Souto Franzen. Cláudio se formou pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1965 e tem especialidade em medicina física.

No estado de São Paulo, a chefia é do cirurgião geral Jorge Carlos Machado Curi. Formou-se pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp em 1979.

Em Santa Catarina, o CRM é comandado por Anastácio Kotzias Neto, doutor em ortopedia e traumatologia. O profissional se formou pela Universidade Federal de Santa Catarina em 1977.

Por fim, no Tocantins, preside o CRM Nemésio Tomasella de Oliveira. Formado em 1986 pela Universidade do Vale do Sapucaí, ele enfatiza seu trabalho na área de medicina intensiva.

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: