3 sinais de que o seu consultório precisa de um prontuário eletrônico URGENTE

prontuário eletrônico

Durante a última década, cada grande indústria investiu pesado em informatização. Em relação há uma década, hoje é possível comprar passagens online, fazer compras pela Internet e até mesmo se especializar através de cursos online. E como esperado, estes avanços também chegaram aos consultórios a partir do prontuário eletrônico.

Hoje em dia, os médicos utilizam softwares de prontuário eletrônico para inúmeras coisas, como para manter digitalmente o histórico médico de cada paciente, acessar a agenda eletrônica para verificar de forma mais fácil consultas e compromissos do dia, e até mesmo gerenciar tanto a parte administrativa quanto a financeira.

Pense como seria bom se você pudesse, ao acordar pela manhã ou enquanto estiver preso no trânsito a caminho do consultório, verificar diretamente pelo seu celular os horários das consultas marcadas naquele dia sem ter que ligar para sua secretaria?

Adotar um software médico e informatizar de vez o seu consultório é, literalmente, dar a gestão do seu negócio em suas mãos. Então, você não pode ficar para trás!

No post de hoje, separamos os 3 sinais que indicam que o seu consultório precisa de um software de prontuário eletrônico URGENTEMENTE. Vamos lá?

1. Como o seu sistema atual o ajuda a reduzir os erros?

Em um consultório, decisões importantes são tomadas diariamente, muitas vezes relacionadas aos procedimentos, testes que não serão mais necessários, diagnósticos ou medicamentos contraindicados. Esses tipos de decisões, quando baseadas em informações imprecisas, desatualizadas ou incompletas, criam uma situação potencialmente prejudicial para o paciente e uma despesa desnecessária.

Se o seu consultório está errando e causando prejuízos tanto para você quanto para os seus pacientes, o grande problema pode ser os registros em papel. Informações manuscritas podem, muitas vezes, ser ilegíveis, abrindo assim espaço para em erros no tratamento de pacientes ou na prescrição de medicamentos contraindicados.

Um prontuário eletrônico eficaz armazenará o histórico médico dos seus pacientes, que incluem seus problemas atuais e passados, histórico familiar, alergias, prescrições atuais e muito mais. Além disso, um software médico com suporte a prontuário eletrônico vai mais além do que isso, permitindo alertas sempre que um novo medicamento for adicionado ao histórico do paciente. Esses alertas impedem que medicamentos contraindicados sejam receitados, reduzindo assim os erros.

Portanto, se o índice de erros em seu consultório está alto devido ao seu sistema impreciso de gestão em papel, talvez seja a hora de adotar um prontuário eletrônico.

2. Você pode acessar dados do paciente de forma eficaz?

No sistema de gestão em papel, apenas uma pessoa de cada vez pode usar o registro médico de um paciente e, obviamente, as informações tem que estar em um único local. Se outro membro da equipe precisa acessar o registro, ele deve esperar até que ele esteja disponível para seu uso. Sem mencionar na dificuldade de atualizar o registro em papel e, principalmente, armazenar e gerenciar toda a papelada.

A comunicação entre os médicos e funcionários de um consultório médico é vital para resultados positivos. E com um prontuário eletrônico baseado na Web, você facilitará a comunicação e o acesso aos arquivos, já que todos os seus funcionários – autorizados – terão acesso ao sistema, em qualquer lugar do consultório ou de um local remoto.

Se você enfrenta dificuldades para identificar, atualizar, armazenar e gerenciar os seus documentos através do seu sistema atual – gestão em papel – talvez, novamente, seja a hora de adotar um prontuário eletrônico para facilitar o seu fluxo de trabalho.

3. Seus pacientes estão esperando tempo demais?

Se os seus pacientes precisam esperar de 30 a 45 minutos para serem atendidos ou são obrigados a preencher muitos papéis antes de serem tratados, você precisa de um prontuário eletrônico urgentemente! Todo mundo tem uma vida corrida e, se ir ao seu consultório é sinônimo de espera, os pacientes começarão a faltar e se atrasar.

Com um prontuário eletrônico você reduzirá o tempo de espera dos seus pacientes, bem como fornecerá um atendimento mais rápido, já que as informações estarão disponíveis quase que instantaneamente. Além disso, uma vez que o prontuário eletrônico é completo, você poderá enviar alertas aos seus pacientes para lembrá-los de suas consultas. Desta forma, você ainda reduzirá a taxa de faltas em até 30%.

Software de Prontuário Eletrônico: Cedo ou Tarde Você Precisará!

Se o seu consultório está sendo responsável por erros médicos, você não está conseguindo acessar facilmente e gerenciar os seus registros médicos, ou os pacientes estão esperando tempo demais para o seu atendimento, definitivamente, você precisa de um software de prontuário eletrônico URGENTEMENTE para o seu consultório.

O prontuário eletrônico certo para o seu consultório irá ajudá-lo a reduzir os erros, melhorar a comunicação, reduzir o tempo de espera dos seus pacientes, lhe ajudar a atrair mais pacientes e até mesmo dobrar o faturamento do seu consultório.

Viu só como o software de prontuário eletrônico faz a diferença?

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: