O guia completo para um controle apurado das finanças do consultório

finanças do consultório

Muitas das coisas que visualizamos antes de abrir o nosso consultório não são pontos negativos, mas a verdade é que eles existem e podem atrapalhar muito. Quando nos dedicamos à gestão do nosso consultório, acabamos enfrentando alguns desafios que podem ser bastante complicados. Algo que pode sempre dar muita dor de cabeça são as finanças do consultório.

Mexer com números pode sempre ser um desafio, ainda mais se essa não for nossa especialidade, não é mesmo? E é justamente por conta dessa dificuldade que temos que tomar o redobro de cuidado quando estamos cuidando das finanças do consultório. Um pequeno erro pode causar uma bola de neve enorme de problemas!

E você? Tem muita dor de cabeça para resolver isso? Precisa de alguns conselhos? Bem, então você está no lugar certo, porque no texto de hoje vamos falar um pouco mais sobre essa questão. Na verdade, não só falaremos, mas também apontaremos dicas de como manter o controle das suas finanças do consultório!

Se interessou? Então vamos lá!

 

Registro detalhado dos gastos e lucros

A primeira regrinha que podemos lançar nesse guia com certeza é organização. Essa é a palavra chave para qualquer finança bem-sucedida. Um pequeno deslize, como já dizemos, pode causar um problema tão grande para o seu consultório… E não queremos isso, não é?

Para que suas finanças do consultório deem certo e sejam livre de erros, você precisa tomar um tempo das suas atividades diárias para poder se dedicar ao registro de todo e qualquer dinheiro que entra e sai do seu consultório. Anotar não só os gastos, como os lucros é o que faz você entender melhor como andam suas finanças e ainda ajudam muito mais pra frente com o fluxo de caixa.

 

Guarde os comprovantes

Parece até bobagem, não é? Afinal, em um consultório, as despesas são grandes e você pode acabar tendo que juntar muitos comprovantes, o que quase sempre causa uma bagunça. Mas ter os comprovantes arquivados para consulta é sempre uma boa pedida, nunca se sabe quando pode precisar!

Não é impossível que algum erro ocorra em seus números, por isso ter os comprovantes é essencial para as finanças do consultório, só assim você vai poder sempre dar aquela conferida e ter certeza de que não há nada de errado com os seus gastos!

Para que os comprovantes não virem motivos para bagunça, mantenha sempre tudo muito bem arquivado, se puder, até mesmo digitalizado. O importante é guardar e não ter dores de cabeça no futuro.

 

Fluxo de caixa

Você com certeza já ouviu falar sobre o fluxo de caixa antes, não é? Essa é uma das partes mais importantes quando o assunto é finanças do consultório (ou qualquer outra, na verdade). Para que você tenha uma visão maior de como andam os seus lucros e saber avaliar exatamente como gastará seus investimentos no futuro, o fluxo de caixa é indispensável.

Analisando todos os seus números em um certo período de tempo (no fim de uma quinzena, ou mensalmente, etc) você poderá ter uma visão ampla de como e para onde está indo o seu dinheiro, assim, você entenderá melhor como as finanças do consultório funcionam. Apensa mantendo um constante fluxo de caixa é que você será capaz de manter a suas finanças estável.

 

Separe os gastos pessoais dos gastos do consultório

Essa pode parecer uma dica óbvia, mas, acredite, é sempre bom lembrar. Pode acontecer de você se confundir e acabar misturando os gastos, ou, até mesmo, achar que acrescentar algo de lá aqui não ser um grande problema, mas acredite é!

O maior problema em não separar muito bem esses dois gastos é que você acaba perdendo a noção dos seus lucros e gastos no trabalho. Acrescentando despesas feitas na sua vida pessoal nas finanças do consultório pode fazer com que os seus números não batam com os seus lucros e aí você pode passar horas tentando resolver um problema financeiro que só aconteceu por essa falta de divisão.

Por essas e outras o melhor a se fazer é manter as finanças dos consultório separadas das suas finanças pessoas sempre, ok?

 

Fundo reserva

Poupar dinheiro é sempre uma ótima decisão e isso não é diferente quando estamos falando das finanças do consultório. É sempre bom separar parte dos seus lucros, fazer um fundo de reserva com uma quantidade frequente e deixar ele lá para alguma emergência.

Claro que não podemos começar o nosso negócio pensando apenas nas coisas negativas que podem acontecer, mas a verdade é que é inevitável que tempos ruins façam com que nosso trabalho se torne menos rentável. Acontece com todos nós de tempos e tempos. E a melhor forma de lidar com isso é estar preparado!

Com o seu fundo de reserva você pode fazer alguns pagamentos e investimentos quando o consultório não estiver indo muito bem, ou ainda utilizar para entregar décimo terceiros e outros pagamentos do tipo. Uma medida mais do que necessária para as finanças do consultório.

 

Procure sempre conhecer mais sobre finanças

Essa é a uma fica que nunca deve ser ignorada!

Conhecimento é sempre um trunfo para qualquer profissional. Até mesmo como médicos precisamos sempre estar lendo novas pesquisas e descobrindo o que mais podemos aprender. Com as finanças do consultório não é diferente!

Tentando conhecer mais sobre esse campo e entender novos métodos que podem ajudar na sua gestão administrativa, é sempre importante ir atrás de novos conhecimentos financeiros. Ler textos de especialistas e saber qual, atualmente, é a melhor forma de trabalhar com os seus lucros.

Ninguém sabe tanto que não pode sempre aprender mais, então fique atento para novidades e ensinamentos que podem fazer o seu trabalho se tornar ainda melhor!

 

Faça uso de tecnologia

E para melhorar ainda mais o seu trabalho, por que não trabalhar com as tecnologias que estão disponíveis? O trabalho manual de uma boa organização das finanças do consultório pode resultar em horas e horas de esforço e, até mesmo, alguns equívocos no meio do caminho. Então, não seria melhor fazer uso de ferramentas digitais que podem fazer esse trabalho mais rápido e mais preciso?

O software do iMedicina pode ser a escolha perfeita para isso! Contendo um espaço onde você pode organizar perfeitamente suas finanças, até mesmo recebendo atualizações financeiras automáticas, você gasta menos tempo e ainda tem a vantagem de ter tudo de uma forma mais simples e prática. Sem contar, é claro, mais segura! Afinal, tendo tudo salvo na nuvem é muito mais interessante do que confiar apenas no seu aparelho que pode dar problema a qualquer momento.

Além disso, o iMedicina tem uma interface simples e intuitiva que é maravilhosa para o uso, fazendo com que você tenha o mínimo de preocupação possível na hora de organizar suas finanças. E, claro, o iMedicina também oferece diversas outras vantagens que você pode conhecer melhor lendo sobre aqui no blog!

Esperamos que esse guia completo te ajude a organizar melhor as suas finanças do consultório e que os seus números deem menos trabalho e mais resultados! Busque sempre trabalhar da melhor forma, buscando não só os lucros, como também as vantagens em seu dia a dia, que os empecilhos que poderiam te atrapalhar vão acabar sendo bem menores do que você espera.

Aqui no blog você pode encontrar outros textos tanto sobre esse tema, como várias outras dicas importantes sobre gestão ou marketing, então não deixe de dar uma olhada e procurar algo que te interesse!

 

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: