Principais diferenças dos grandes convênios médicos para clínicas: conheça-as

convênio médico

Atendimentos particulares, conveniados, retornos, avaliações. As clínicas médicas têm um conjunto variado de pacientes que são atendidos de diversas formas. Nem sempre os médicos sabem as diferenças entre elas. A maior dúvida é o conflito entre um grande convênio médico e uma clínica, seja ela ainda em expansão ou já firmemente posicionada no mercado. Qual a diferença entre elas? As variedades trazem mais benefícios ou danos ao profissional?

Há fatores que podem ou não valer a pena na escolha de como trabalhar. Se ainda está com dúvida, é bom prestar atenção.

Convênio médico X Clínicas particulares

A missão aqui não é desvalorizar os lados. Contudo, para escolher a melhor alternativa para garantir estabilidade financeira e segurança na hora de trabalhar é preciso analisar algumas variáveis.

Primeiro, os custos. Sendo gestor médico ou um médico particular, deve se atentar quando trabalha numa clínica particular. Os custos requerem cuidados e os investimentos precisam ser atenuados para trazer um bom retorno financeiro a toda equipe médica.

Com o convênio médico, nem sempre os custos são convidativos. Uma vez que o valor da carga horária trabalhada é baixo, fica difícil de manter a clínica saudável financeiramente. Porém, a alta procura dos pacientes por convênio médico aumenta sua visibilidade e mais pessoas passam a lhe procurar para serem atendidos. Desse modo, é bom atender em consultórios compartilhados, pois amenizam as despesas e equilibram o seu salário.

Segundo, as prioridades nas consultas. Numa clínica particular, o espaço de tempo dedicado a atender uma consulta particular é maior do que para quem utiliza um convênio médico. Já para um médico conveniado, fica a dependência do salário fixo mensal e não pelo valor de uma consulta.

Diferenças na gestão e na versatilidade do profissional

Agora, o trabalho de gestão. Com o avanço da tecnologia, é triste que alguns médicos ainda não se atentaram para a contribuição que novas tecnologias para melhorar o serviço. É necessário modernizar a clínica, e o uso de um bom software de gestão de consultório auxilia no atendimento ao cliente e em outros trabalhos internos.

Numa clínica particular, a dificuldade de manter todos os arquivos e documentos atualizados manualmente se torna um trabalho tedioso. Agora, como conveniado o trabalho é diferente, mas ainda é difícil, uma vez que nem todos esses planos possuem plataformas online de ótimo desempenho e que aperfeiçoam as tarefas.

Por último, a flexibilidade do profissional. O médico que atua numa clínica particular pode planejar melhor seu horário de trabalho e seu rendimento mensal é maior. Até é possível prever e antecipar gastos futuros na clínica. Por outro lado, como profissional num convênio médico, você corre o risco de atender as consultas de maneira mais rápida, tornando o trabalho cansativo e até perdendo a qualidade de como cuidar melhor do paciente.

Sabendo das vantagens e desvantagens, como médico você pode ter uma noção da melhor maneira de atuar em sua especialidade. Todos os lados possuem desafios, mas a confiança do bem-estar na prestação do serviço de saúde é fundamental para seu sucesso profissional. Não tenha medo de conhecer essas diferenças e de se planejar.

Independente do caminho escolhido é importante que o profissional da área da saúde enxergue o seu consultório como um empreendimento que precisa de atenção estratégica. É preciso investir parte do seu tempo para planejar ações para divulgação do consultório e aumento da qualidade do atendimento.

Investir em uma boa gestão pode impactar bastante nos resultados que o consultório te oferece todo mês. Por isso, é importante começar a pensar em investir em tecnologia para centralizar todos os processos do consultório – administrativo, financeiro e estratégico – em um só lugar: um software de gestão e marketing para consultórios.

No iMedicina nós oferecemos essa possibilidade! Conheça nossa proposta visitando a nossa página e entenda melhor como informatizar o seu consultório e atrair novos pacientes!

Gostou desse artigo? Acesse nosso blog para ver mais artigos sobre esse assunto e muito mais!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: