CREMERJ – Ações desenvolvidas pelo Conselho para os médicos

O Conselho Regional Médico de cada estado promove diversas ações em prol dos médicos e sociedade além de terem papel consultivo em ações ligadas à área. No CREMERJ, Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro não é diferente. O órgão é uma autarquia federal, criada pela Lei nº 3.268/1957, com o intuito de promover desempenho moral e ético da medicina, bem como habilitar o médico no exercício da profissão, fiscalizar o cumprimento da lei, entre outras ações como expedição da carteira médica, supervisão da ética profissional e normatização do exercício profissional.

No total há 42 conselheiros no CREMERJ, além de 47 câmaras técnicas, 13 grupos de trabalho, 7 comissões a fim de abarcar todas as especialidades e questões da área. Dessa forma o CRM tem papel muito importante para os profissionais da área, afinal é multidisciplinar em suas funções e os médicos podem consultar o Conselho sempre que necessitarem.

Principais eventos

Uma ação desenvolvida pelo CRM do Rio de Janeiro é o Fórum CREMERJ, em que são realizados cursos de Educação Médica Continuada. Outra ação é o Cremerj Cultural, que em 15 anos de história instiga classe média a participar e incentivar iniciativas de artistas ainda em ascensão e os já consagrados.

O projeto é itinerante e leva tanto entretenimento quanto cultura para os médicos do Rio de Janeiro, por meio de shows, espetáculos de dança, exposições fotográficas, entre outras ações culturais. Os recursos são advindos de patrocinadores, nada desembolsado pelo CRM.

No âmbito da educação médica continuada, o CREMERJ possui parceria com o Centro de Treinamento Berkeley. Uma das ações de 2016 foi o Treinamento e Reciclagem com Tecnologia de Simuladores Avançados. Esse curso foi oferecido de maneira gratuita para os profissionais durante o Programa de Educação Médica continuada de 2016.

A ideia foi conhecimento de forma segura e interativa por parte dos médicos, inclusive com robôs ligados aos equipamentos médicos. Foram abordados temas como epidemiologia, fisiopatologia, suporte básico e avançado à vida.

Outros serviços

Além disso, o CRM do Rio oferece serviços de cadastro médico, certidão negativa, emissão de documentos pessoais, inscrição em outros estados (transferência de CRM), requerimentos (como visto provisório, formulário de Declaração de óbito, EMISSÃO DE CART, ETC), averbações, emissão de boletos, Webmail, site pessoal entre outras ações.

Para os médicos que buscam publicações na área, o CREMERJ possui uma biblioteca eletrônica, com obras para downloads, outras escritas por médicos e até mesmo download de palestras também. Unifica vagas para médicos, bem como residência médica além de possuir um Clube de Benefícios para os associados. Manuais e legislações também estão disponíveis no acervo.

Para se manterem informados, o site da CREMERJ possui notícias da área e ainda há a revista e o jornal vinculados ao órgão. Todo o acervo de revistas e jornais estão disponíveis para downloads no site do CRM. Basta acessar o site para ter acesso a todas essas informações e ampliar o conhecimento bem como relação com a área de atuação médica.

Gostou desse conteúdo? Ele foi útil para você? Confira muito mais em nosso blog!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: