Datas em que o dia do dentista é comemorado ao redor do mundo

Tempo de leitura: 3 minutos

Os dentistas exercem uma das especialidades mais antigas de que se tem notícia, remetendo a práticas egípcias ainda antes do ano zero.

Se você é dentista e deseja conhecer uma ferramenta potente para te ajudar no dia-a-dia do seu consultório, conheça a ferramenta do iMedicina.

E para quem já acha ruim o barulho dos equipamentos ou a sensação da anestesia, imaginem quando nenhuma destas tecnologias existia?

De fato, os problemas de saúde bocal afetam o ser humano desde os primórdios, e nos últimos cem anos a ciência odontológica tem se desenvolvido de forma acelerada, com diversas inovações em termos de materiais, técnicas e tecnologias. Sem estes profissionais, o ser humano ainda sofreria com problemas básicos, como as cáries, que em 1 hora de consultório são solucionadas.

Portanto, é mais do que merecido estes profissionais terem um dia no calendário para comemorar a profissão e para serem homenageados. No Brasil, o dia do dentista é celebrado em 25 de outubro. Mas em outros países, existe também o dia do dentista? Quando a data é comemorada?

Dia do dentista nos países latinos

Não se sabe se por causa do período colonial ou se pela ligação cultural ainda existente, mas alguns países de língua espanhola comemoram o dia do dentista na mesma data da Santa Apolônia, que é a padroeira dos dentistas e dos problemas bucais. Na Espanha, país europeu, e nos latinos Guatemala, México, Nicarágua e Panamá, o dia do dentista é comemorado todos os anos em 9 de fevereiro.

Há também outra data importante para os países latino-americanos. Na Argentina, na Bolívia, na Colômbia, em Cuba, no Equador, no Paraguai, na República Dominicana, no Uruguai e na Venezuela o dia do dentista é comemorado em 3 de outubro. A escolha da data não é mera coincidência. Ao contrário, marca a realização do Primeiro Congresso Pan-americano de Odontologia, que ocorreu em 3 de outubro de 1917, e representa também a criação da Federação Latinoamericana de Odontologia (Federación Odontológica Latinoamericana – FOLA).

As festividades do dia do dentista em outros países da região acontecem no dia 29 de setembro em El Salvador, 11 de novembro em Honduras e 4 de dezembro no Perú. A celebração chilena é em 27 de setembro, na mesma data de promulgação da lei que reconheceu o diploma de Cirurgião Dentista no país, em 1917.

Já no Brasil, o dia do dentista é comemorado em 25 de outubro, para lembrar o Decreto 9.311, assinado em 1884, que deu origem aos primeiros cursos de graduação para formar Cirurgiões-Dentistas no país, especificamente na Bahia e no Rio de Janeiro. É interessante notar que estes cursos surgiram ainda antes da independência, portanto, na época da monarquia, e em Portugal a profissão veio muito tempo depois.

Dia do dentista em outras regiões do mundo

No contexto global, parece haver uma disputa para definir qual é o dia internacional do dentista. Muitos países realizam as comemorações nacionais com base na data de 6 de março, como a Alemanha, os Estados Unidos, a Índia e o Japão.

Já outros países, principalmente católicos, consideram o dia do dentista em 9 de fevereiro, que é também o dia da Santa Apolônia, como por exemplo a Rússia e a Armênia. A China tem uma data um pouco diferente, que ao invés de homenagear os dentistas, visa incentivar a população a buscar um profissional. É o “Love Teeth Day” (LTD), comemorado sempre no dia 20 de setembro, desde 1989.