Quanto tempo demora para um consultório odontológico decolar?

consultório odontológico

A maioria das pessoas recém-formadas em odontologia sonham em abrir o seu próprio consultório odontológico. Porém, é preciso ter conhecimento de que esse investimento demanda paciência e determinação para que consiga uma demanda alcançável de pacientes para o retorno. É preciso de conhecimento, planejamento e uma boa gestão para obter o sucesso.

O investimento inicial pode ser bem alto, pois há diversas coisas com que deve se preocupar. É preciso de um local amplo que possua pelo menos o básico, como a recepção, uma sala de espera com banheiros e salas de atendimento. Deve ter, pelo menos, uma secretária para auxiliar na gestão e, além disso, deve preocupar-se em comprar materiais odontológicos e demais outros recursos para gestão.

Abrir um consultório odontológico é como abrir uma empresa. O retorno do investimento pode demorar para ocorrer. Isso pode depender muito da demanda de pacientes que você possuirá ao longo do tempo e do controle administrativo da instituição.

O que posso fazer para acelerar o retorno de investimento do meu consultório

Para que os negócios fluam, obviamente é muito importante que o odontologista tenha qualificação. Abrir um consultório odontológico é muito mais do que ser um profissional da saúde, ao mesmo tempo é um gestor, empreendedor e administrador, tanto que, para isso, você precisa se qualificar.

É preciso estar atento ao mercado, mantendo-se atualizado com os novos procedimentos odontológicos e da saúde. Além disso, é preciso que o profissional obtenha uma qualificação dentro da sua própria carreira. Há diversas ofertas de especializações que podem fazer a diferença como profissional.

Uma gestão de qualidade pode fazer toda a diferença para a sua clínica. Manter o controle das contas é algo essencial para que uma empresa não sai dos eixos. Com a tecnologia hoje há disponível no mercado muitos softwares que podem auxiliar na administração de uma clínica.

Alguns desses programas possuem o sistema de agendamento de consultas on-line, que além de ser ótimo para o controle do consultório, pode ser extremamente benéfico para o paciente, que terá a liberdade de agendar o horário e data que desejar.

Além disso, pode ajudar na organização do atendimento, pois o paciente não precisa comparecer até a clínica ou realizar uma ligação apenas para agendar uma consulta. Assim, a sua secretária pode estar disposta a resolver assuntos mais urgentes.

Atendimento humanizado

Lembre-se que o bom atendimento faz toda a diferença. O paciente precisa ser bem atendido desde o momento que entrar no consultório. É importante que o paciente tenha satisfação em ser atendido, por isso, procure treinar adequadamente os funcionários para garantir um atendimento humanizado.

Fazer uma propaganda também pode ser essencial para aumentar a demanda de clientes. É preciso fazer esse investimento para que os pacientes conheçam o seu trabalho. Abrir um consultório odontológico pode demorar a decolar, mas se você seguir uma boa gestão e priorizar os pacientes, o retorno de investimento pode ter um aceleramento e assim alavancar o sucesso.

É muito importante entender que, atualmente, para garantir seu espaço no mercado, o profissional da área da saúde deve estar sempre atualizado e investindo em ações que aumentem a visibilidade de sua clínica ou consultório, através de uma estratégia de marketing e de um bom atendimento e relacionamento com o paciente.

Você sabia que existem softwares médicos extremamente eficazes que auxiliam na gestão do consultório e no relacionamento com os pacientes? E que, inclusive, podem ajudá-lo na parte estratégica e no marketing do consultório? Já pensou se, no seu software médico, além de gerenciar seus pacientes, você pudesse também criar e conduzir o seu próprio site e blog?

No iMedicina nós oferecemos essa possibilidade! Conheça nossa proposta visitando a nossa página e entenda melhor como informatizar o seu consultório e atrair novos pacientes!

Se você gostou desse artigo, continue navegando no nosso blog. Aqui você encontrará esse e outros assuntos de seu interesse.

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: