Medicina em foco: o que os melhores profissionais têm para se destacar

medicina

Para muitos, formar-se em medicina é um sonho. Porém, tão logo se entra na faculdade, algumas dificuldades da profissão vão aparecendo. Depois de estar formado, ainda mais problemas aparecem para fazer esse sonho murchar e dar espaço para frustrações e buscas de outras alternativas para a realização pessoal.

Porém, independente das dificuldades e dos problemas da profissão, é possível se destacar, superando tudo o que pode atrapalhar e sendo um verdadeiro exemplo para outros profissionais. Encarar inconvenientes e mesmo assim seguir em frente é uma qualidade chamada resiliência, muito comentada nos últimos anos. Essa é a primeira característica dos profissionais que se destacam: a capacidade de não se deixar abater pelas dificuldades.

A resiliência é importante para quem quer se destacar, pois oferece ao profissional de medicina a possibilidade de levar ao mundo algo positivo por meio do seu trabalho. Sabemos que as áreas relacionadas à saúde são importantes por serem o último limite de vida para muitas pessoas, e o profissional de medicina que enxerga isso e continua sempre em frente, independente dos problemas, sempre será visto como exemplo.

Assim, sempre se destacará, sendo alguém acima da média.

Enxergar soluções também traz o destaque

Outra característica importante do profissional de medicina de destaque é a capacidade de enxergar soluções. Falando desse jeito, pode até parecer que estamos falando de um cientista que estuda diversas fórmulas para chegar a novos resultados, mas não é nada disso. Na medicina, muitas pessoas veem tantas vezes as mesmas coisas que acabam querendo adotar a mesma solução como padrão para tudo.

Olhar por outro lado, encontrar outras formas de se chegar ao resultado esperado é sempre uma forma efetiva de se portar diferente da média. Aliás, não é sendo como todo mundo que uma pessoa se destacará do restante. Então, busque novas soluções para velhos dilemas. Saiba contornar as dificuldades e seja uma pessoa que não está acomodada.

Existem até exercícios de raciocínio lógico que ajudam você a desenvolver formas diferentes de pensar. Por meio deles, é possível descobrir novas soluções práticas a serem usadas dentro de um consultório de medicina, por exemplo.

No final das contas, a partir do momento em que se busca soluções diferentes, o cérebro começa a trabalhar em outra frequência, ficando menos acomodado e estando sempre pronto para chegar a novas soluções para dilemas antigos. Não estamos falando só de diagnósticos. Às vezes, a forma de organizar a sua agenda pode ser diferente usando novas soluções.

Seja alguém que você gostaria de conversar

Uma pergunta que muitos psicólogos usam para testar o quão satisfeito um paciente está consigo mesmo é: você se interessaria em conversar com você mesmo? Longe de querer ser um texto existencialista, a verdade é que pessoas interessantes despertam o interesse de pessoas interessantes.

Dessa forma, uma excelente ferramenta para se destacar é ser alguém que consegue interagir bem com os outros, que é positivo, que sabe ouvir na hora certa e falar na hora certa. Aos poucos, isso ajuda a entender um pouco mais as pessoas, e como existem padrões de comportamento adotados em determinadas situações.

Um médico que consegue conversar com um paciente, um superior, um colega de trabalho, um amigo ou um membro da família da mesma forma é uma pessoa que realmente se mostra profunda e agradável, o tipo de pessoa que as pessoas querem estar perto. Se tem algo indispensável para se destacar é que alguém veja esse destaque. Ou seja, quanto mais interações você tem, maiores as chances de ser um destaque comparado à média.

O que você faz define quem você é

Embora uma pessoa não seja o seu emprego, o que uma pessoa faz no emprego mostra muito do que ela é. No caso de um profissional de medicina, saber escutar os pacientes, ter uma agenda organizada, conhecer seus colegas de trabalho e tratar todos da mesma forma são algumas atitudes simples que mostram o seu profissionalismo. Ou seja, a partir do momento em que se faz o bem, o profissional de medicina colhe o bem.

Isso significa ter uma equipe com proatividade maior para trazer soluções, pacientes que se sentem confortáveis em explicar os sintomas, colegas de trabalho que estão dispostos a esclarecer e tirar dúvidas com você, e um público à sua volta que te tratará bem. Aos poucos, isso se torna uma corrente do bem, onde todos agem de forma muito parecida para fazer coisas boas para você, pois sabem que você oferece coisas boas para ela.

É muito importante entender que, atualmente, para garantir seu espaço no mercado, o profissional da área da saúde deve estar sempre atualizado e investindo em ações que aumentem a visibilidade de sua clínica ou consultório, através de uma estratégia de marketing e de um bom atendimento e relacionamento com o paciente.

Você sabia que existem softwares médicos extremamente eficazes que auxiliam na gestão do consultório e no relacionamento com os pacientes? E que, inclusive, podem ajudá-lo na parte estratégica e no marketing do consultório? Já pensou se, no seu software médico, além de gerenciar seus pacientes, você pudesse também criar e conduzir o seu próprio site e blog?

No iMedicina nós oferecemos essa possibilidade! Conheça nossa proposta visitando a nossa página e entenda melhor como informatizar o seu consultório e atrair novos pacientes!

Seguindo essas dicas, se destacar não será um objetivo, será uma realidade. E o melhor, quanto mais se pratica, menos isso parecerá uma obrigação. Basta ter determinação e vontade de ser um profissional de medicina cada vez melhor.

Por falar em ser melhor, conteúdo também é importante. Então que tal ver nossos outros artigos?

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: