Dia do médico: o papel desse profissional indispensável para a sociedade

dia do médico

O Dia do Médico no Brasil é comemorado em 18 de outubro. A data foi determinada por ser dia do santo padroeiro da Medicina, São Lucas, e tem como objetivo homenagear esses profissionais da saúde. Afinal, são anos de árdua dedicação desde antes da faculdade e que se estendem por toda a duração da carreira.

Por que comemorar o Dia do Médico em todas as nações?

Em todo o mundo, os médicos estão presentes para cuidar das pessoas da melhor maneira possível. No entanto, determinadas regiões apresentam desafios específicos para esses especialistas. Enquanto os países desenvolvidos dispõem de hospitais bem equipados e investem em pesquisa, as nações em desenvolvimento sofrem com a falta de recursos. Em locais mais pobres, os problemas estão por vezes relacionados a condições precárias de higiene e saneamento básico.

Além disso, os pacientes não encontram os medicamentos com facilidade e a quantidade de médicos por habitante costuma ser muito reduzida. Por observar tal disparidade, uma parcela considerável dos médicos também aplica o seu conhecimento para realizar ações de voluntariado. Essas iniciativas podem ser realizadas de modo independente ou junto a organizações como Médicos sem Fronteiras, para citar um dos exemplos mais reconhecidos.

Já em nações ricas, tem-se uma preparação maior dos profissionais, que são incentivados a se atualizarem de modo constante. Com exames que usam tecnologia de ponta, fica mais fácil para os médicos identificarem as enfermidades dos pacientes. Por consequência, tem-se o conhecimento necessário para se indicar a conduta adequada para cada caso.

Atualmente, são poucos os países que oferecem um sistema público de saúde bem estruturado. Por isso, a parcela dos cidadãos tem condições financeiras, acaba por contratar um plano particular. Portanto, médicos em diversas nações lutam diariamente para contornar as dificuldades e lutam pelo acesso mais democrático a um atendimento de qualidade. Não basta apenas formar uma grande quantidade de especialistas. É preciso disponibilizar o orçamento para equipar os hospitais públicos e capacitar ao máximo esses profissionais.

Dia do Médico e a dedicação diária dos profissionais da saúde

Em primeiro lugar, Dia do Médico é uma forma de salientar o esforço desses especialistas em atuarem com ética mesmo em condições adversas. Ao longo de sua formação, os estudantes de medicina começam a conhecer a rotina da profissão. E, conforme a afinidade, decidem para qual área farão a residência depois de graduados. Ou seja, a atividade demanda uma dedicação só alcançada por aqueles que são realmente vocacionados.

O Dia do Médico celebra esses indivíduos que precisam sobretudo gostar de pessoas. Com frequência, quem trabalha na área da saúde lida com o ser humano em momentos de maior fragilidade. Quando se trata de uma doença, tanto os pacientes quanto os familiares podem ser bastante afetados e precisam de um suporte que associe competência e sensibilidade. Em meio a unidades geralmente lotadas, o bom profissional ainda é capaz de ouvir com atenção a dor do outro e empregar a sua experiência para curar ou ao menos trazer algum conforto.

Deixamos aqui nossa homenagem no Dia do Médico para esses profissionais indispensáveis para o bem-estar da população.

 

Que tal dar um presente para os médicos que você conhece?

Preparamos uma série de e-books gratuitos para comemorar esse dia!

Se você gostaria de dar um baita presente para seus médicos, compartilhe com ele a nossa página de E-books Gratuitos que vão ajudá-lo a organizar melhor o consultório. São mais de 20 livros digitais! Tudo o que você precisa fazer é copiar e colar a mensagem abaixo no seu Facebook e marcar o médico:

Mensagem para dia dos médicos

“Olá Dr. Fulano!

Nesse dia especial, gostaria muito de agradecer pelo carinho e cuidado que você dedica aos seus pacientes. Encontrei na página do #iMedicina um presente especial para o seu dia! Espero que goste! É uma série de livros digitais que hoje estão gratuitos, para comemorar o seu dia, e para te ajudar no consultório! Receba com carinho o presente que eu e o iMedicina preparamos para você! Feliz dia do médico! 

Para acessar, use o link: https://imedicina.com.br/materiais-educativos

Abraços,

Seu nome”

 

 

Gostou desse texto? Então não deixe de conferir os outros artigos do nosso blog!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: