Eventos médicos importantes do Brasil

Eventos médicos importantes do Brasil

Participação de profissionais é importante para discutir profissão e melhorar qualidade dos serviços

O médico leva pelo menos seis anos para se formar, somando-se o tempo de residência médica. É uma das formações acadêmicas mais longas das universidades ao redor do mundo e é também um profissional extremamente valorizado. Mas mesmo com todo o estudo e com a função social do médico, os profissionais podem se tornar obsoletos ou com menos formação se apenas se limitarem à formação acadêmica. Por isso, é importante que o médico frequente eventos, congressos, simpósios e outras promoções para engrandecer o currículo e se manter por dentro das novidades da ciência e do mercado.

Os eventos mais importantes

Neste texto apresentaremos alguns dos principais eventos de medicina que acontecem no Brasil ao longo do ano. Certamente estes não são todos, mas são episódios importantes para os profissionais da medicina e da saúde interessados em novas experiências e diálogos com colegas de profissão. Vale lembrar ainda que existem vários tipos de eventos. Alguns com ênfase no mercado da saúde, ou seja, da medicina como profissão, gestão, lucros, feiras, mercadorias e produtos.

Existem também eventos acadêmicos, com o intuito de apresentar novas pesquisas e trabalhos desenvolvidos dentro das universidades. Também são promovidos congressos com ênfase em determinadas especialidades, normalmente promovidas por associações de especialistas com o aval do Conselho Federal de Medicina e do Conselho Regional de Medicina do respectivo estado onde acontece o encontro dos profissionais.

Conheça os eventos de abrangência regional e nacional

Um dos critérios adotados para reunir os eventos a seguir é que eles sejam realizados com uma periodicidade definida e com regularidade. Portanto, eventos de edição única não estarão listados aqui.

Em março, São Paulo recebe a VIII edição do Congresso Internacional de Uro-Oncologia. O evento reúne painéis de médicos vindos dos Estados Unidos, da Suíça e outros. São três dias de duração: 23, 24 e 25 de março.

São Paulo também recebe o Congresso Paulista de Pediatria. O evento reúne profissionais pediatras do estado de São Paulo e de outros locais do Brasil.

O Congresso Clínica Psiquiátrica também acontece em São Paulo. O evento, que premia as melhores pesquisas inscritas, tem realização da Faculdade de Medicina da USP e outros órgãos.

A Associação de Coloproctologia de São Paulo promove anualmente um congresso para discutir as pautas relacionadas à especialidade.

O setor de medicina em doenças digestivas também tem seu próprio evento. É o anual JOPADDI, que já está em sua 28ª edição.

O Departamento de Imagem Cardiovascular (DIC) promove anualmente o Congresso Brasileiro de Imagem Cardiovascular (Ecocardiografia). A edição 2016 aconteceu em Belo Horizonte.

Em 2017 acontece a 8ª edição da Jornada Paulista de Oftalmologia, promovida pela respectiva associação especializada.

Também neste ano acontece o 14º Congresso Goiano-Brasileiro de Otorrinolaringologia. No ano passado, o evento aconteceu em Brasília.

Acontecerá também o 7º Simpósio Internacional de Reanimação Neonatal, com presença de profissionais do Brasil e do exterior.

Em 2017 é a vez da XVII edição do Congresso Brasileiro e do Congresso Internacional de Psicologia do Esporte e do Exercício.

Outro evento nacional para acontecer neste ano é o XIX Congresso Nacional de Cirurgia Dermatológica.

Em 2018 acontecerá a XXIV edição da Jornada Norte-Nordeste de Reumatologia, evento bianual que acontecerá em Belém do Pará.

A Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico realiza a XXIII edição de seu congresso nacional em 2017. Acontecerá também acontecerá o 11º Encontro Norte-Nordeste de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, com participação de médicos e dentistas.

Outo evento de grande relevância e com bastante participação de profissionais é o congresso da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT).

Fique atento também para outro evento nacional: o Congresso Brasileiro de Saúde Mental.

Outro evento de abrangência nacional e que já é realizado há mais de duas décadas é o Congresso Brasileiro de Geriatria e Geriontologia. A Terapia Intensiva Pediátrica também promove seus congressos nacionais há quase 20 anos, com grande participação e relevância.

Ainda enquanto especialidade da pediatria, os pediatras com foco em Gastroentrologia promovem seu congresso nacional.

As sociedades brasileiras de Oftalmologia, Neurologia e Dermatologia (separadamente) também realizam seus congressos de nível nacional com edições regulares.

Tendência e setor em crescimento, a Reprodução Assistida também possui evento nacional. Normalmente realizados em setembro, acontecem os Congressos Brasileiros de Cardiologia, Endocrinologia e Metabologia, Nefrologia e Perinatologia.

Atenção também ao Congresso Brasileiro de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular Pediátrica, além do Congresso Nacional de Infectologia Pediátrica, eventos tradicionais, regulares e de grande relevância no setor. Estão previstos também os Congressos Brasileiros de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar, Medicina Intensiva e Cirurgia Pediátrica.

Fique atento!

Ainda existem outros eventos que os médicos podem participar ao longo do ano. Alguns ainda não possuem calendário definido, mas vale ficar antenado às datas e programações para não perder nenhum detalhe ou evento de interesse. Mais ou menos abrangentes, o calendário de eventos possui opções para todos os médicos.

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: