Sou fisioterapeuta: e agora, qual área seguir?

fisioterapia

Escolher uma profissão a seguir, em plena adolescência, não é tarefa fácil. Se a opção for pela área da saúde, então, o estudante terá um longo caminho de estudos, residências e especializações. Essa realidade não é muito diferente para quem decide seguir a fisioterapia. Depois de formado, o fisioterapeuta ainda deve fazer mais uma escolha: qual das áreas dentro da profissão seguir.

A atuação do fisioterapeuta é ampla. Quem decide trabalhar com a fisioterapia, muitas vezes, já possui uma expectativa para a carreira profissional. Porém, ao entrar em contato com o universo de opções que a área possibilita, o ainda estudante pondera sobre o seu planejamento inicial. Muitas vezes, optando por outra área.

Para ajudar o fisioterapeuta que ainda não decidiu qual área deseja seguir, esse artigo irá apresentar as possibilidades de atuação que um profissional formado em fisioterapia tem. Se esse é o seu caso, não deixe de terminar de ler esse texto.

Áreas de atuação na fisioterapia

Assim como em qualquer profissão, a pessoa conta com algumas possibilidades de atuação. Com a fisioterapia ocorre o mesmo. As principais áreas de atuação de um fisioterapeuta são: ortopedia e traumatologia (a mais popular), saúde preventiva, fisioterapia do trabalho, fisioterapia desportiva e indústria de equipamentos ortopédicos.

Ortopedia e traumatologia é a área de atuação mais conhecida pelas pessoas. Isso ocorre porque é o trabalho desenvolvido pelo profissional nas clínicas médicas. Nessa área, o fisioterapeuta atende pacientes com traumas, luxações e fraturas. Devido ao aumento de acidentes envolvendo motos nos últimos anos, a demanda por profissionais para atuar nessa área cresceu bastante.

Na saúde preventiva, o fisioterapeuta trabalha com exercícios de correção postural e relaxamento dos músculos, aplicando alongamentos antes e após a sessão. Nessa área de atuação da fisioterapia, o profissional trabalha com a prevenção de lesões, o tratamento de dores crônicas e a correção da postura. As demandas se concentram, principalmente, na população adulta e idosa.

Na fisioterapia do trabalho, o fisioterapeuta presta serviços para empresas e tem como objetivo orientar os funcionários sobre a importância de se alongar antes, durante e após o fim de expediente. Normalmente, o profissional que decide trabalhar com essa área desenvolve programas de ginástica laboral.

Os fisioterapeutas que escolhem a área desportiva atuam no tratamento de atletas de alta performance. Além disso, realizam avaliações periódicas e são responsáveis pela recuperação de atletas contundidos.

Por fim, os profissionais que optam pela área de indústria e equipamentos ortopédicos trabalham no desenvolvimento e nos testes de novos modelos de equipamentos.

Nunca deixe de se atualizar

Não é novidade para ninguém que, para conquistar uma carreira de sucesso, o profissional precisa estar sempre se atualizando e buscando por novidades em sua área de atuação. Quem decide seguir qualquer área da fisioterapia deve sempre buscar especializações, workshops, simpósios e encontros com outros profissionais. O universo da fisioterapia desportiva é uma das áreas que mais se atualiza, sempre em busca da melhor performance do atleta.

E para qualquer área que decidir seguir, é importante entender o quanto a tecnologia é importante para alavancar sua carreira.

Você sabia que existem softwares médicos extremamente eficazes que auxiliam na gestão do consultório de fisioterapia e dos pacientes? E que, inclusive, podem ajudá-lo na parte estratégica e no marketing do consultório? Já pensou se, no seu software médico, além de gerenciar seus pacientes, você pudesse também criar e conduzir o seu próprio site e blog?

No iMedicina nós oferecemos essa possibilidade! Conheça nossa proposta visitando a nossa página e entenda melhor como informatizar o seu consultório de fisioterapia e atrair novos pacientes!

Gostou desse artigo? Em nosso blog você encontra outros assuntos interessantes. Visite-nos!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: