Guia para o Site Médico Perfeito: Conquiste Pacientes Online

Site médico perfeito: é o site que gera resultados. 

Note que não estamos dizendo que um site é perfeito porque é bonito. Ou tem a última tecnologia do mercado. Ou porque tem as mesmas cores da marca do consultório. Um site perfeito é um site que dá resultados palpáveis para o seu negócio!

Resultados? Sim! Vamos balisar o que queremos dizer com “resultados”, para que você não pense que estamos sendo prolixos demais… quando dizemos mais resultados em um consultório, estamos nos referindo a: mais pacientes chegando no consultório, dizendo que conheceram os serviços da clínica ou do profissional através da Web… Mais faturamento, decorrente da prestação de serviços para esses pacientes… Enfim, mais retorno sobre o investimento que foi realizado!

E esse é justamente o objetivo do conteúdo que você vai encontrar nessa página: como transformar (ou criar, se você ainda não tem um) o site médico do seu consultório em uma ótima fonte de tráfego de pacientes para o seu negócio!

site médico

A difusão da internet e da tecnologia mudou a maneira como as pessoas interagem entre si e com negócios das mais diversas áreas, inclusive a da saúde. Nesse cenário, contar exclusivamente com as formas tradicionais de divulgar o seu consultório e atrair mais pacientes significa perder oportunidades de negócio.

Criar um site médico apenas para “marcar presença” na internet não é suficiente. É fundamental transmitir confiança e demonstrar, por meio de textos e imagens, a sua autoridade enquanto médico, além de utilizar técnicas que incentivem os pacientes a agendar uma consulta.

Aqui, um adendo: quando dizemos “site médico” não estamos nos limitando apenas a essa classe profissional. Esse é o nome pelo qual ficou popularizado, em agências digitais, os sites para profissionais de saúde. Logo, esse conteúdo é válido também para dentistas, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas, esteticistas e todas as demais profissões da área de saúde, que trabalham em clínicas ou consultórios.

E mesmo que você contrate uma empresa especializada no assunto, conhecer os princípios básicos de um bom site médico é um bom primeiro passo para alcançar os resultados esperados. Quer saber mais sobre o assunto? Então não deixe de ler o guia que preparamos e saiba como construir e manter um site médico perfeito!

Para baixar uma versão em PDF desse guia para o site médico perfeito, baixe aqui!

ANTES DE COMEÇAR…

Antes de entrarmos em detalhes sobre o conteúdo de um site perfeito para o consultório ou para a clínica, primeiro, veja algumas estatísticas, que colhemos com mais de 3.000 sites criados em nossa história, tanto no iMedicina quanto no Consultório 2.0:

  1. Menos de 4% dos visitantes de uma página de um consultório ou clínica clicam em um link para acessar uma segunda página
  2. Cerca de 98.2% dos visitantes de uma página de um consultório ou clínica não querem agendar uma consulta naquele exato momento em que navegam no site. Estão apenas em busca de informações
  3. Sites com página única, extensos, e com todos os serviços listados em um único local (sem que o paciente precise navegar no site, clicando em links) obtiveram 3x mais retorno sobre o investimento realizado do que sites com múltiplas páginas
  4. Profissionais de saúde começam a conseguir resultados com o site depois de 2,3 trocas de fornecedores (agências). Após a quarta versão do site construído, os resultados são mais proeminentes
  5. Sites médicos com Blogs anexos são 2,7x mais efetivos na geração de consultas do que sites sem blogs
  6. 3,4 retornos ao site é a média que um paciente gasta antes de agendar uma consulta com um profissional de saúde que conheceu pela internet
  7. Sites com a estrutura de conteúdo que vamos te mostrar aqui nessa página tiveram 2,1x mais resultado do que todos os demais que passaram por nossos mais de 3000 testes

E essa estrutura matadora para o site médico, que você vai entender bem, hoje, é a seguinte:

  1. Headline + CTA: uma frase impactante que resume o seu negócio e uma CALL TO ACTION (chamada para ação).
  2. Informações sobre o consultório e profissional: logo abaixo da primeira parte, as informações que resumem o atendimento, o profissional e como fazer para agendar uma consulta.
  3. Geração de autoridade: é a seção do site onde vamos explicar em detalhes porque aquela clínica ou profissional é a melhor para aquele paciente. Citações são boas formas de fazer isso.
  4. Serviços: nesse ponto, é a hora de explicar, em detalhes, o que a clínica faz e o que não faz. Como faz e por que faz também é interessante (missão e visão por trás do atendimento).
  5. Depoimentos (prova social): sem exageros, depoimentos reais de pacientes sobre a prestação de serviços da clínica e sobre o atendimento dos profissionais.
  6. Formulários de contatos: além do telefone e mapa da clínica, um formulário para que o paciente se sinta mais à vontade para apenas tirar alguma dúvida, antes de um agendamento
  7. Mídias sociais: links para mídias sociais, blogs e outros canais para contato com a clínica.

Com essa estrutura simples de conteúdo, nossos clientes saíram de 1% de taxa média de resultados (de cada 100 pacientes que visitam o site, apenas 1 entra em contato para saber mais) para explosivos 6,4% de MÉDIA. Temos alguns com mais de 20% de taxa de conversão em suas páginas! Fantástico, não é?

Mas vamos voltar ao assunto…

Nessa página, para simplificar, vamos explorar essa estrutura principal. No entanto, notamos que algumas seções, quando adicionadas, também se associaram com melhores resultados, como:

  1. Condições para agendamento (convênios? Particular apenas? Qual horário de atendimento? Como é feito o atendimento?)
  2. Motivos para agendar uma consulta (por que o paciente deve agendar uma consulta? Um seção com highlights sobre esse assunto pode ser muito útil! Estatísticas, nesse ponto, são de fundamental importância)
  3. E outros que por ventura você queira!

 

E qual ferramenta usar para colocar tudo isso em prática?

No iMedicina você tem um site 100% integrado ao seu prontuário eletrônico. A gestão de sua agenda, finanças, prontuários de pacientes é feita no mesmo lugar do seu marketing. Com um simples clique você disponibiliza seus horários para agendamento online por seus pacientes, sem precisar entender absolutamente nada de programação de sistemas ou mesmo sem custos adicionais com agências. Acesse aqui e veja o que estamos falando!

HEADLINE + CTA NO SITE MÉDICO DO CONSULTÓRIO

site médico estrutura

A HEADLINE E SUA IMPORTÂNCIA PARA O SITE MÉDICO

A headline nada mais é do que o título ou a chamada do seu site médico e das páginas internas. Tanto a página inicial quanto as demais áreas do seu site devem possuir uma headline atrativa para que o paciente saiba onde ele está navegando e seja incentivado a continuar a leitura.

Em outras palavras, a headline é a primeira impressão que uma pessoa terá ao acessar o seu site médico e, como todos sabemos, a primeira impressão é sempre a que fica.

Por isso mesmo, a headline precisa ser altamente atrativa e transmitir, em poucas palavras, a importância ou os benefícios que uma pessoa terá ao ler aquele conteúdo. Se a headline não for boa o suficiente, dificilmente um paciente continuará a navegar pelo seu site e, pior ainda, não terá confiança para agendar uma consulta.

 

DICAS PARA UMA HEADLINE ATRATIVA PARA O SITE DO CONSULTÓRIO

A headline dever ser curta e objetiva, afinal, o paciente precisa entender de cara o que você está propondo e criar uma identificação quase imediata, para que ele não saia do seu site.

Por isso, algumas boas ideias para construir uma headline são despertar a curiosidade, oferecer um benefício, ou até mesmo influenciar uma ação logo de cara. Lembre- se de que, quanto mais específico você for, maiores serão as chances de atrair as pessoas certas.

Idealmente, resuma o conteúdo do site inteiro em uma única frase. Ao invés de focar em problemas, tente focar em benefícios.

ex.:

Cardiologista Dr. Fulano de Tal (não)

X

Um coração saudável como você merece. Clínica cardiológica Dr. Fulano de Tal (sim)

 

CONHEÇA O CTA

Assim como a headline, o CTA também tem uma função primordial em um site médico: levar as pessoas à ação. O Call To Action — “chamada para ação” — é normalmente um botão ou link para outra área do site ou para um material especial, e que incentiva as pessoas a tomarem a ação desejada.

Ou seja, se você deseja que os leitores do seu site entrem em contato ou liguem para o seu consultório, nada melhor do que pedir que as pessoas façam isso!

DICAS PARA UM CTA MATADOR NO SITE MÉDICO

Escolher o CTA e posicioná-lo na área correta do site médico faz toda a diferença para alcançar resultados. Afinal, de nada vai adiantar encher o seu site de CTAs se eles não fizerem sentido para as pessoas ou se elas simplesmente não o enxergarem.

O primeiro passo para um CTA matador é entender a fundo quem são os seus pacientes e em qual momento da jornada de compra eles estão. Se eles ainda estão numa fase de pesquisas e descobertas, colocar um CTA para que entrem em contato com a sua clínica pode ser um grande desperdício de esforço.

Depois, é importante criar CTAs atrativos. Vale a pena fazer alguns testes para avaliar em qual posição no site eles se saem melhor e quais as chamadas que mais levam à ação, até as cores podem ser testadas.

HEADLINE E CTA NA PRÁTICA

Vou mostrar alguns exemplos práticos para que você entenda melhor os conceitos de headline e CTA:

O site do oftalmologista Raphael Trotta, CEO aqui do iMedicina, traz logo na headline a sua especialidade e o que ele espera que os visitantes façam: agendem consultas. Acesse: www.oftalmologistabh.com.br

Descendo um pouco mais a página, você vai encontrar um CTA para assinar a newsletter do médico e se informar mais sobre a saúde dos olhos ou, se preferir, pode já marcar uma consulta.

 

SOBRE O CONSULTÓRIO/ PROFISSIONAL – A PARTE “SOBRE” DO SITE MÉDICO

criar site médico

Pense o seguinte: quando um paciente busca por um médico ou uma especialidade no Google, a primeira coisa que ele quer saber são as competências do profissional e se ele está apto a resolver o seu problema.

Por isso, detalhar o seu histórico profissional, incluindo cursos e especialidades, é vital para ter um site médico perfeito e que de fato atraia mais pacientes.

ORGANIZANDO AS INFORMAÇÕES IMPORTANTES NO SITE MÉDICO

Se você não tem nenhum talento para a escrita, não precisa ficar desanimado achando que nunca vai conseguir construir um site completo.

É possível reunir as informações relevantes sobre o seu histórico profissional e passar para um profissional organizá-las e transcrevê-las de uma maneira que o seu site fique otimizado para os mecanismos de busca e se torne ainda mais atrativo para as pessoas.

Um elemento importante nesse tópico é abordar também a sua ética de trabalho e transmitir o seu currículo profissional de forma que as pessoas se identifiquem e sintam-se seguras em marcar uma consulta.

Uma ótima maneira de fazer isso é usando as técnicas de storytelling, que aproveitam dos elementos de histórias para aproximar o leitor do interlocutor e fazer com que ele se sinta engajado para tomar uma ação.

CITAÇÃO PARA DAR AUTORIDADE NO SITE MÉDICO

site médico do consultório

Ao contrário de artigos e entrevistas, os sites raramente são escritos em primeira pessoa. É importante entender que esse é um espaço para divulgar suas especialidades e/ ou sua clínica de forma profissional, encarando a atividade como a construção de outra marca qualquer.

No entanto, o site precisa ter um espaço para a fala do médico, o que torna essencial que existam algumas citações ao longo do conteúdo para que os pacientes conheçam um pouco melhor as suas especialidades e se sintam seguros em marcar uma consulta.

POR QUE AS CITAÇÕES SÃO TÃO IMPORTANTES

As citações são uma forma de o paciente se sentir mais próximo do médico e ganhar segurança de que ele pode confiar a sua saúde a esse profissional.

Apesar de precisar encarar o seu consultório como um negócio, a imagem do médico ainda está muito associada a quem ele é como pessoa e profissional. Por isso, usar citações para deixar o site mais humano é uma das formas de atrair mais pacientes e incentivá-los a entrar em contato.

COMO USAR AS CITAÇÕES A SEU FAVOR

Usar citações em seu site médico, no entanto, requer alguns cuidados para que a prática não fique “forçada” ou transmita a impressão errada. É importante que elas sejam curtas, entre 160 e 200 caracteres, claras e objetivas e transmitam os valores do profissional e da clínica.

Pense no que você gostaria que os pacientes soubessem a respeito de quem você é enquanto profissional e como pode ajudá-los a cuidar melhor da saúde. Depois, crie algumas opções de frases curtas que sintetizem esses pontos para que elas se transformem em suas citações para o site.

Outra dica importante é usar citações de terceiros sobre os seus serviços. Outros profissionais de saúde fazendo recomendações sobre o seu trabalho é uma ótima maneira de criar autoridade.

COMO DESCREVER SEUS SERVIÇOS NO SITE MÉDICO

como criar site médico do consultório

Chegamos a outro ponto que define se o seu site médico vai ser encontrado ou não pelos pacientes nos mecanismos de busca. A descrição dos serviços médicos oferecidos deve ser desenvolvida pensada no paciente e em como ele utiliza a internet para se informar sobre a saúde. Ou seja, usar termos técnicos e expressões científicas só ajudará o seu site a se tornar mais relevante entre outros médicos, não entre os pacientes.

DICAS PARA DESCREVER OS SERVIÇOS

Quando um paciente faz uma busca no Google, a ferramenta prioriza os sites mais relevantes. Entre diversos outros fatores, ser relevante significa possuir um conteúdo atualizado e que tenha relação direta com aquilo que foi pesquisado.

Dessa forma, se um paciente procurar por “como melhorar o colesterol alto” e você atuar nessa especialidade, é fundamental que a descrição dos seus serviços aborde esses conteúdos e traga essa expressão ao longo do texto.

Para tanto, você precisa conhecer as preocupações e problemas dos seus pacientes. Assim, fica mais fácil de direcionar o tom e o conteúdo dos textos descritivos para que eles sejam de fácil entendimento e, consequentemente, ganhem mais relevância nos mecanismos de busca. Você pode considerar os problemas mais recorrentes que seus pacientes levam até o seu consultório e partir daí!

 

DEPOIMENTOS (PROVA SOCIAL) NO SITE MÉDICO

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A autoridade é a grande chave do sucesso na internet e, provavelmente, em todas as demais esferas médicas. Quando você é reconhecido como especialista na área e as pessoas confiam naquilo que você faz, fica muito mais fácil atrair novos pacientes.

Quando falamos de um site médico, a mesma lógica deve ser aplicada. Quanto mais formas você tiver de comprovar que possui os conhecimentos necessários para ajudar as pessoas, mais fácil será para que novos pacientes se sintam seguros e marquem uma consulta.

 

OS DEPOIMENTOS E A AUTORIDADE DO SITE MÉDICO

Uma das formas de construir a sua autoridade na internet é incluir o depoimento de alguns pacientes no site.

Peça a alguns pacientes que contem as suas histórias e digam como você os ajudou, além de falarem sobre pontos importantes, como o atendimento na clínica e a forma como são tratados pela sua equipe.

Você pode inserir os depoimentos no site por meio de citações ou, melhor ainda, gravando vídeos curtos com os pacientes. Os vídeos, além de serem bastante atrativos, aumentam a credibilidade do que é falado e faz com que o expectador se identifique mais com o paciente em questão.

Mesmo para o depoimento em texto, não se esqueça de colocar o nome do paciente que está cedendo
aquele depoimento. Nomeá-lo reforça a veracidade do depoimento e, é óbvio mas é importante falarmos sobre isso: nunca coloque em seu site depoimentos falsos! Isso pode minar toda a autoridade conquistada por você.

FORMULÁRIO DE CONTATO DO SITE MÉDICO

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Chegou o momento de transformar todas essas pessoas que chegaram ao seu site em pacientes de fato. Afinal, de nada adianta ter um site médico bonito e perfeito se ele não gerar resultados.

O formulário de contato é a ponte que vai transformar um leitor em um possível paciente. É por meio dele que as pessoas podem se informar sobre as consultas e preços e agendarem um horário.

 

COMO CRIAR FORMULÁRIOS DE CONTATO EFETIVOS

Apesar de serem fundamentais para atraírem mais pacientes, os formulários precisam respeitar algumas características para que realmente sejam eficazes. Antes de mais nada, tenha em mente que o formulário deve ser curto e possuir apenas os campos extremamente necessários, como nome, e-mail, telefone e espaço para comentários adicionais.

Depois, lembre-se de acompanhar todas as mensagens que chegarem via formulário e manter um relacionamento próximo com essas pessoas, informando-as sobre as novidades do consultório e enviando dicas de saúde e bem-estar.

Por fim, não se esqueça de dedicar uma página especial em seu site para o formulário e deixar bem claro no menu e nos CTAs que as pessoas podem entrar em contato por meio dele.

Quer uma dica extra? Aposte em serviços de agendamento online para facilitar a vida dos pacientes e aumentar ainda mais o poder do seu site de transformar leitores em pacientes! No iMedicina, você consegue criar o seu site nesse formato, adicionar um Blog, bem como liberar seu sistema de agendamento online integrado com o prontuário com um único clique! Acesse aqui e veja isso na prática.

MÍDIAS SOCIAIS E O SITE MÉDICO

site médico consultório redes sociais

Se você colocar todas essas dicas em prática, o seu site estará pronto para se transformar em um excelente canal de visibilidade e atração de novos pacientes.

No entanto, por mais perfeito que seja o seu site médico, ele não vai fazer “milagres” sozinho. É preciso que os pacientes descubram que ele existe e que você mantenha um relacionamento constante com eles para que o seu consultório não seja esquecido.

O PODER DAS MÍDIAS SOCIAIS

As mídias sociais são uma poderosa ferramenta para divulgar o seu site e serviços e manter uma relação próxima com os pacientes.

Para você ter uma ideia, os brasileiros gastam uma média de 650 horas por mês navegando em canais como Facebook e Instagram, de acordo com uma pesquisa da comScore. Esse número é 60% maior que o do resto do planeta, ou seja, somos os campeões de acesso das redes sociais.

Além disso, uma pesquisa da PwC revelou que 77% dos brasileiros foram impactados por comentários nas mídias sociais ao tomarem uma decisão de compra. Ou seja, muito mais do que uma distração, esses canais são fundamentais para incrementar o faturamento e tornar o seu consultório mais conhecido.

COMO USAR AS MÍDIAS SOCIAIS NO SEGMENTO DE SAÚDE

É preciso tomar alguns cuidados para não ferir as normas do CFM (Conselho Federal de Medicina) ao usar as mídias sociais para divulgar os seus serviços.

As redes sociais devem ser trabalhadas para educar e conscientizar a população e, sempre que fizer uma divulgação do seu consultório, é preciso inserir os dados referentes ao médico responsável.

Lembre-se também de manter os canais constantemente atualizados e separar a sua vida pessoal da profissional. Os seus pacientes não querem saber para qual time você torce, mas como você pode ajudá-los com informações que resolvam os seus problemas e tornem suas vidas melhores.

 

CONCLUSÃO

Se não ter um site médico para divulgar os seus serviços e especialidades já é ruim, ter um site desatualizado, de difícil navegação ou leitura é pior ainda.

Construir um site médico perfeito inclui criar um design atrativo, pensar nas headlines e CTAs, apresentar seus serviços da maneira correta e construir autoridade para que os pacientes se sintam seguros e agendem uma consulta.

Que tal apostar no marketing digital para potencializar os negócios, construir relevância na internet e aumentar os agendamentos? Com os investimentos certos, você começará a visualizar o potencial de resultados que o universo digital pode trazer para você!

 

SOBRE O IMEDICINA

sobre o site médico do imedicina

O iMedicina é um software completo para gerenciamento de clínicas e consultórios. Vamos além: podemos ajudá-lo a conseguir mais pacientes, aumentar o seu faturamento e fidelizar os pacientes que se consultam com você.

Com o iMedicina, você dá visibilidade para o seu negócio, otimiza sua organização, melhora seus processos e ainda aumenta a fidelização e a satisfação dos seus pacientes.

Através do iMedicina, você cria um site como descrevemos nesse artigo, 100% integrado ao prontuário e ao seu sistema de agendamento online, que também criamos para você! Confira!