Quais as principais informações que posso consultar no DATASUS?

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O DataSUS é o sistema de informática do Sistema Único de Saúde (SUS). Ele coleta, processa e dissemina informações sobre a saúde no Brasil. Além de trazer dados estatísticos sobre uma série de indicadores no país, o DataSUS também administra aplicativos e sistemas bastante utilizados por profissionais como o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, por exemplo.

Objetivos e diretrizes

Reunir as informações em uma plataforma única e integrada faz parte de uma das diretrizes da saúde pública no país e ajuda a formular estratégias para o controle social e políticas públicas sobre o tema no Brasil. Mas os dados também são muito importantes para profissionais que queiram ter uma noção mais detalhada de como andam os indicadores da saúde no território nacional. Toda capital estadual do Brasil possui um núcleo regional do DataSUS

Algumas das competências do DataSUS segundo o decreto que o regulamenta (Artigo 35 do decreto 7.530) são fomentar a informatização do SUS; desenvolver programas e tecnologias de informação em consonância com a Política Nacional de Saúde; manter ativas as bases de informações de gestão institucional; assegurar aos gestores do SUS serviços de tecnologia da informação; se aliar a entidades de pesquisa para, em cooperação, desenvolver novas tecnologias para informação da saúde e apoiar a todas as subdivisões da União (Estados e Municípios) na informatização da saúde.

Estrutura organizacional

A estrutura do DataSUS é dividida em algumas seções: Informações de Saúde (TABNET), Informações de Saúde (BI), Informações financeiras, Tabelas e Aplicativos e a seção Serviços, todos à disposição no canto esquerdo da plataforma online. (www.datasus.gov.br).

Informações de Saúde (TABNET) – Esta seção é bastante utilizada para o cruzamento de dados relacionados à incapacidade, morbidade, acesso a serviços, condições de vida, qualidade da atenção à saúde, e fatores ambientais. Além destes, também estão à disposição informações com relação à rede de assistência, cadastro de redes ambulatoriais e hospitalares, Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) e informações socioeconômicas.

Para realizar o cruzamento das informações por sua própria conta, o DataSUS disponibiliza o sistema TABNET para a formulação de tabelas com os indicadores. A tecnologia não é complexa, mas o site também conta com tutorial para orientar no uso desta ferramenta.

Informações de Saúde (BI) – De uso restrito a pessoas autorizadas pelos gestores dos sistemas de informação, esta seção utiliza tecnologias de Business Intelligence (BI) para a pesquisa e gestão de dados da saúde. A tecnologia que tradicionalmente era utilizada por empresas de ramos de produção, indústria e comércio, passa também à gestão de informações estratégias do SUS.

Tabulações e aplicativos

Dentro desta categoria existem 43 projetos de BI em processo de desenvolvimento, reestruturação ou prontos para atividade. Cada um dos projetos se volta a um determinado tema da saúde pública, como, por exemplo, os sistemas para Gestão de Nascidos com Anomalias, ou o Cadastro para Influenza (Gripe) e SRAG.

Informações Financeiras – Esta seção do DataSUS é dedicada à prestação de contas do uso dos recursos destinados ao SUS. Através do TABNET é possível verificar esta seção em duas divisões: Recursos Federais do SUS – verbas que vão direto do fundo do SUS para os municípios, sistemas hospitalares e ambulatoriais – e Valores Aprovados da Produção SUS – relativos às verbas repassadas a prestadores de serviços ao SUS.

Ainda dentro desta categoria existem mais possibilidades de detalhamento do uso dos recursos públicos com o SIOPS (Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde), BDAIH (Banco de Dados Armazenados de Autorizações de Internação Hospitalar), Transferências a Municípios (informações acerca do Fundo Nacional de Saúde) e GAP (Guia de Autorização de Pagamento).

Tabelas e Aplicativos – Nesta seção são disponibilizados dez aplicativos para tabular as bases de dados do DataSUS. Os programas são divididos em seis tópicos: Internações hospitalares, Assistência Ambulatorial, Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, Mortalidade, Nascidos Vivos e População. Alguns dos aplicativos possuem atualizações periódicas disponibilizadas pelo sistema.

Aproveite o DataSUS

Serviços – Esta seção resume, de forma sucinta, os links e os aplicativos das principais funções disponíveis no DataSUS. Dividida em Transferência de Arquivos, Capacitação, Catálogo, Fórum de Debates, FORMSUS e RNIS.

Em “Capacitação” estão disponíveis cursos e treinamentos para utilizar todos os recursos do DataSUS. No “Catálogo”, estão presentes os nomes dos sistemas da plataforma e o contato do setor responsável. No “Fórum de Debates” é possível discutir com outros profissionais diversos tópicos disponíveis. No “FORMSUS” é possível criar formulários voltados à saúde pública, enquanto que no “RNIS” (Rede Nacional de Informações de Saúde) também ajuda a disseminar os dados sobre saúde no país. No entanto, está desatualizado há anos.

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