Clínica digital: como a internet pode auxiliar meu consultório odontológico

consultório odontológico

Hoje os tempos são outros, passou-se a época em que tudo era feito à mão. A tecnologia tem sido cada vez mais frequente na vida dos indivíduos. Uma grande parte da população tende a resolver todos os seus problemas via plataformas digitais. A internet tem sido utilizada para fazer compras, movimentações de bancos e agora chegou a vez do consultório odontológico oferecer serviços por meio online.

Não apenas o paciente, mas o odontologista pode ter muito a ganhar ao aderir sistemas eletrônicos na sua clínica. Existem softwares de gestão, que podem colaborar com as atividades administrativas da instituição, agendamento online, que pode dar mais tranquilidade aos pacientes, e até mesmo um novo modelo de se fazer marketing. Abaixo, discutiremos como esses meios podem ajudar a alavancar o seu consultório odontológico.

Quais os benefícios de softwares de gestão

Os softwares de gestão têm ganhado muito espaço nas grandes empresas pela facilidade que eles oferecem na organização. Mas eles estão se expandido e tem chegado a muitas clínicas e consultórios. Aderir a esse tipo de sistema pode facilitar o trabalho do consultório odontológico, que muitas vezes é corrido e possui uma grande demanda de tarefas.

Existem softwares que possibilitam inúmeros recursos como prontuário eletrônico, lembretes de consultas, multiagendas, orçamentos, fluxo de caixa, controle de estoque, contas a pagar e receber, recibos, administração financeira, cadastro de pacientes e exames, emissão de relatórios, entre outros procedimentos.

Muitos desses programas são de fácil acesso e qualquer agente da sua equipe de funcionários pode exercer sem muitas dúvidas. O modelo de fazer gestão financeira e organização das tarefas da sua clínica odontológica pode ficar muito mais simples com esses softwares.

Além disso, deixarão os serviços da sua clínica com uma qualidade maior, permitindo a interação entre os pacientes e a clínica e, como consequência, aumentando a demanda de clientes.

Muitos desses softwares possuem um programa que pode agradar aos pacientes. É o chamado agendamento online.

Como funciona o sistema de agendamento online

A internet também pode colaborar no consultório odontológico com o sistema de agendamento online. O software permite que o paciente escolha a melhor data e horário de consultas que estiverem disponíveis. Nesse sistema, é muito difícil que aconteça uma confusão com os horários e armazenamento de dados.

A agilidade e simplicidade de se agendar uma consulta no consultório odontológico demonstra que a prestação de serviços oferecidos é qualificada. O paciente não necessita ligar ou comparecer pessoalmente até a clínica apenas para simplesmente agendar uma consulta, ele pode acessar a agenda de onde estiver.

Além disso, as secretárias ficam muito mais disponíveis para resolver assuntos mais urgentes. E, assim, acarreta em menos trabalho na sua clínica odontológica.

Muitos desses serviços oferecem as notificações de lembretes das consultas. Caso o paciente esqueça em que dia e horário marcou determinada consulta ou exame, o sistema manda uma mensagem de confirmação do horário da consulta agendada.

Mesmo que o paciente lembre-se que agendou uma consulta, garante um fortalecimento entre o paciente e a clínica. Já que, ao ter recebido o aviso, o paciente teve a garantia que o sistema está envolvido em todo o processo de gestão da instituição.

Como meu consultório odontológico pode ganhar espaço com o marketing digital

Os modelos de se fazer propaganda e marketing também mudaram com a chegada da internet. Hoje em dia, muitas empresas e clínicas têm se adaptado aos modelos de marketing digital.

A clínica odontológica pode utilizar diversos recursos no marketing digital. Construir um site que promova criação de conteúdos chamativos e interaja com os pacientes pode ser a chave para obter sucesso na propaganda da empresa.

Você deve se preocupar em ir onde o seu público está, ou seja, nas mídias sociais. Hoje, muitas pessoas utilizam desse recurso para poder se comunicar e interagir. Elas são uma grande ferramenta para promover o sucesso da sua clínica.

Criar uma página no Facebook, Twitter, entre outros, pode atribuir excelentes resultados para a sua clínica odontológica. É preciso haver um planejamento que convide os usuários a conhecer o seu trabalho. Por isso, conhecer o seu público, realizar postagens que convidam o público a interagir, utilizar uma linguagem interativa e expor o seu trabalho em suas páginas nas redes sociais pode ser essencial.

Isso é de extrema importância para que a sua clínica odontológica cresça e torne-se cada vez mais conhecida. Esse pode ser um grande diferencial para o seu trabalho.

São diversos benefícios que a internet pode trazer para o seu consultório odontológico. Aderir aos sistemas eletrônicos pode ser a chave de sucesso para a clínica. Se bem usada, garantirá não apenas uma melhor gestão dos serviços, mas também um retorno dos pacientes que tiveram um serviço de atendimento qualificado.

Você sabia que existem softwares médicos extremamente eficazes que auxiliam na gestão do consultório e no relacionamento com os pacientes? E que, inclusive, podem ajudá-lo na parte estratégica e no marketing do consultório? Já pensou se, no seu software médico, além de gerenciar seus pacientes, você pudesse também criar e conduzir o seu próprio site e blog?

No iMedicina nós oferecemos essa possibilidade! Conheça nossa proposta visitando a nossa página e entenda melhor como informatizar o seu consultório e atrair novos pacientes!

Se você gostou desse artigo, nosso blog tem mais assuntos de seu interesse. Acesse!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: