Livro caixa online: como um software de gestão pode ajudar na minha clínica médica

As funções de livro caixa podem ajudar profissionais da saúde nas ações de rendimento e imposto de renda. Ele é fundamental para saber os resultados econômicos da clínica, por meio da anotação de todas as entradas e saídas de dinheiro. Você pode saber se o que está fazendo gera reações positivas ou negativas na receita final. Esse tipo de ferramenta, se usado corretamente, possibilita também uma enorme redução de custos.

O livro caixa é importante para descobrir em qual parte do negócio sua clínica gasta mais dinheiro, para então realizar um planejamento eficiente. Sabendo o que garante mais lucro para a empresa, você consegue criar uma estratégia focada em rendimento. Hoje em dia, a tarefa de utilizar um livro caixa está muito mais fácil com a criação de softwares. Você pode realizar todas as ações necessárias diretamente no computador. Leia abaixo para saber por que você deve investir em um livro caixa on-line.

Faz tudo que um livro tradicional faz

Para começar, o livro caixa on-line não deixa nada a desejar. Tudo o que você precisa fazer para gerir as finanças e apurar o imposto de renda pode ser feito pelo software. A atualização do livro é fácil de ser feita, e você pode registrar as suas maiores fontes de renda e as despesas da rotina da clínica em uma tela intuitiva.

Grande parte das despesas que você registrar no Livro Caixa pode ser deduzida da base de tributação do imposto de renda. O sistema on-line possibilita que você faça a escrituração se utiliza o Carnê Leão. O registro de todos os valores mensais, que devem ser exportados no ajuste anual do IRPF, se torna simples e eficiente. Esses são alguns exemplos de ações tradicionais do Livro Caixa que podem ser exercidas mais facilmente no sistema on-line.

Simplicidade

Você pode visualizar as operações realizadas de maneira simples e, ao mesmo tempo, completa. Com poucos cliques você contabiliza as entradas e saídas, e ainda pode resgatar antigas operações, o que daria um trabalho maior em um livro caixa tradicional. Além disso, os softwares normalmente atualizam o saldo em tempo real, e apresentam na tela inicial um resumo de todas as operações. Todos os lançamentos podem ser visualizados em relatórios simples.

Facilidade de acesso

Um software, ao contrário de livro caixa físico, pode ser acessado de qualquer lugar com internet. Independente de onde você esteja, poderá realizar as operações normalmente, basta ter computador, celular ou outro dispositivo móvel. Além disso, a busca interna é muito mais simples. Você pode realizar uma navegação entre os meses e anos pelos botões do programa. Ou pode ainda ir direto ao mês que deseja acessar. Quem já teve um livro caixa físico sabe a dificuldade de acessar alguma operação de meses passados.

Balanço de dados

Os programas de livro caixa on-line permitem que você crie relatórios mensais e anuais sobre as operações. Eles podem ser salvos em PDF e depois impressos, para você arquivar o livro caixa contábil da empresa de maneira física também. Essa simples função garante uma experiência e qualidade impressionante para o negócio. É uma maneira de manter sua clínica sempre no caminho correto no que diz respeito às finanças.

Segurança

Os softwares de livro caixa permitem que você faça uma senha protegida, para assim só você ter acesso às informações essenciais sobre o financeiro da empresa. Os programas também oferecem maneiras de fazer backups simples, de modo que você tenha a certeza de que jamais perderá as informações que possui.

Organização

Muitos programas têm a opção de cadastro de serviços, para poder listar e descrever tudo o que você está comercializando. Eles podem criar um número de referência por serviço, e, se a empresa comercializa produtos, criar um código de barras. Há ainda opções para colocar informações sobre as transações, como preço de custo e de serviço, lucro, categoria e fornecedor.

Há outros softwares de livro caixa on-line que oferecem também opções para a administração. Você pode incluir cadastro de pacientes e fornecedores. Assim, você terá uma ficha com os dados de cada contato, como nome, endereço, telefone e e-mail.

Economia

Você economiza tanto com espaço, quanto com dinheiro. O custo de manter um arquivo não é alto, mas o de um software é ainda menor. O mesmo acontece com o espaço. Depois de alguns anos de trabalho, você precisa de um arquivo para armazenar os livros caixas. Mas tendo um software, você arquiva tudo em um pen drive apenas.

Conclusão

Como profissional da medicina você não pode negligenciar a importância do livro caixa. Se você adquirir um sistema on-line terá muito mais vantagens. Pouco espaço no computador garante anos de arquivamento. Há a facilidade de pesquisar informações antigas no arquivo, o que é difícil em sistemas físicos. Além disso, você pode visualizar qualquer informação por meio de relatórios.

Gostou do artigo? Leia outros do nosso site para encontrar mais informações para seu negócio!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: