Manual de uso do Cadsus: saiba onde encontrá-lo e para que serve

cadsus

O CadSUS tinha tudo para ter sido uma excelente inovação para o atendimento do paciente que busca o SUS no Brasil. Ele garantiria um acompanhamento muito mais completo e uma visão macro de sua saúde pelo profissional, independentemente da cidade ou do estado onde ele esteja sendo atendido.

Se você é um profissional de saúde e atende também em consultório ou clínica, não deixe de conhecer essa solução aqui.

No entanto, na prática, a dificuldade relatada no uso do sistema e as complexidades burocráticas de fluxos de trabalho dificultaram muito essa tarefa. Médicos e profissionais de saúde se viram frente à uma ferramenta complexa e extremamente engessada, que costuma travar o fluxo de atendimento. É consenso, entre esses profissionais, que houve falta de investimento em usabilidade – ponto fundamental de um software médico de sucesso, hoje em dia.

Mas voltemos ao sistema. O CadSUS, além de garantir (em tese) um melhor atendimento para o paciente, também representa muito mais facilidade e agilidade para os próprios profissionais de saúde, que serão capazes de dar diagnósticos cada vez mais precisos.

Porém, nem todos os profissionais da saúde sabem como utilizar o sistema, fazendo com que todo seu potencial não seja alcançado. Como nem sempre é possível oferecer treinamento para todas as unidades de saúde espalhadas por todo o país, o Governo Federal desenvolveu o Manual do CadSUS.

A seguir, veja para que serve o Manual do CadSUS e como encontrá-lo para aprender mais sobre a ferramenta.

SUS Simplificado: O Manual do CadSUS

O Manual do CadSUS Web foi desenvolvido para ser consultado por qualquer profissional que trabalhe no SUS, seja ele um atendente, um médico ou um enfermeiro.

Por isso, ele apresenta todas as informações possíveis para que todos possam acessar a ferramenta e aproveitá-la ao máximo. Ele foi criado para substituir um treinamento, já quem nem sempre todos os profissionais podem passar por este tipo de preparo. Assim como no mercado privado de sistemas para clínicas e consultórios, manuais são fundamentais… assim como treinamentos. A implantação de um novo software implica em mudanças de processos e não é tão simples de se alcançar quanto pensam os gestores do SUS. Aqui no iMedicina, nosso processo de implantação de sistemas é feito em conjunto com um time de relacionamento com o cliente e tem duração total de quase 15 dias, em contatos próximos. Para conhecer mais sobre nossas soluções, use esse link aqui.

No Manual do CadSUS, tudo é organizado com muita clareza, separado em assuntos. Portanto, o profissional pode manter o documento sempre à mão, consultando quando necessário e encontrando tudo com muita facilidade.

O documento apresenta desde as informações mais básicas. Por exemplo: como acessar a ferramenta e que tipo de sistemas operacionais serão capazes de rodar o programa da forma correta, como fazer o login e de que forma utilizar todas as funcionalidades do sistema como um operador.

Ensina ainda como editar o registro de um paciente, como ter acesso a todas as guias de atendimento, inserir novos registros e sair do sistema de forma segura.

O manual ainda possui uma sessão de perguntas e respostas, para facilitar a solução das dúvidas mais frequentes entre os profissionais da saúde que utilizaram o sistema. Tudo de forma muito simples e fácil de entender.

SUS: Onde encontrar o Manual do Cadsus

Se você trabalha no SUS ou está começando agora a fazer parte da equipe e deseja saber onde encontrar o Manual, não se preocupe. Antes de mais nada, pergunte para seus superiores se eles podem fornecer o material já impresso para você.

Alguns lugares que atendem pelo SUS podem possuir o material já impresso, facilitando seu manuseio e garantindo que todos os profissionais tenham a possibilidade de consultá-lo.

Mas o material não estiver disponível em seu local de trabalho, não se preocupe. Você ainda poderá acessar o manual inteiro, diretamente do seu computador. Para isso, basta ter um acesso a internet e um computador ou um tablet.

Profissionais do SUS: acesse aqui o link de acesso para o Manual do CadSUS. Neste local, você poderá ler o manual diretamente do seu computador ou então fazer o download e imprimir rapidamente.

Se quiser entender mais sobre usabilidade de sistemas médicos e como um bom software deve ser organizado, leita esse artigo:

Como escolher o software médico para minha instituição?

Gostou deste artigo? Então continue lendo outros textos como este em nossa página e continue bem informado.

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: