Marketing de relacionamento com paciente: como gerar resultados apenas com e-mails?

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Se tem uma coisa que intriga todo médico, é como criar estratégias que possam aproximar sua clínica das pessoas que atende. Ou seja: meios eficazes de colocar em prática o marketing de relacionamento com o paciente. Isso, claro, sem ser uma solução custosa e impossível de ser implementada. Sempre que esse assunto surge com um especialista, logo vou apresentando a solução do e-mail. E a reação mais comum é:

“E eu vou ter tempo de ficar mandando mensagem para alguém?”

Há quem fale que estou brincando até!

Não é nada disso e vou explicar porquê. Na comunicação hoje em dia é notório o quanto a voz tem dado espaço para a mensagem escrita. Não é preciso nem ir muito longe, quer ver só! Avalie você mesmo e perceba o quanto tem falado ao telefone e compare com outras épocas.

Mas isso não quer dizer que estamos nos comunicando menos. Muito pelo contrário! A mensagem escrita tem crescido de modo incrível e transformando a maneira como trocamos informações em nossa rotina. Se conosco aconteceu isso, será que é diferente com os pacientes? Certamente que não!

E é percebendo o comportamento deles (e o nosso também) que empresas de vários ramos têm intensificado a comunicação por e-mail. Por isso mesmo, essas corporações têm colhido bons resultados. Principalmente, aproximando sua marca das necessidades de seus clientes.

Na área médica, não poderia ser diferente, é claro! Hoje em dia, há sistemas de gestão de consultórios que possuem recursos para facilitar a implantação de estratégias de marketing de relacionamento com paciente.

Falei grego? Espere um pouco que explico: sistemas de gestão é o mesmo que softwares desenvolvidos por especialistas que você pode acessar aí mesmo de seu local de trabalho. Nessas soluções tecnológicas há ferramentas de ponta que você pode contar para aproximar ainda mais sua clínica daqueles que você atende.

Com isso, o marketing de relacionamento com paciente por e-mail pode ter resultados extraordinários, com pouco investimento e pouco esforço. Ainda não acredita? Eu te mostro como isso é possível por dois caminhos:

 

#1 Segmentação de assuntos

Imagine que você possua uma clínica de endocrinologia e um paciente seu passe por uma consulta e inicie um tratamento. Logo que saísse da clínica, ele pode receber um email, reforçando as orientações ditas no consultório.

Depois de uma semana, uma nova comunicação pode ser encaminhada, recomendando o cardápio que ele deve seguir. Passam-se mais duas semanas e um novo e-mail chega a ele com dicas sobre alimentos que ele precisa evitar…

Essa funcionalidade tende a melhorar o tratamento e deixar uma ótima experiência de atendimento com seu paciente. Além de mostrar a ele que você realmente se importa com o avanço do quadro.

Que isso é bom, você não duvida, certo? Mas quem faz esse trabalho todo? Eu te respondo: a tecnologia. Basta uma única sequência de e-mail escrita, que a ferramenta tratará de fazer o envio automático a quem você habilitar que precisa receber a comunicação. Não é genial?

Além do mais, você pode gerenciar isso a partir de perfis de pacientes. Vamos supor que além dos que acompanham o fluxo, você tenha outros casos de controle de peso. Uma sequência de e-mails específica pode ser encaminhada a cada um deles.

Não bastasse isso, tem ainda outra maneira bem eficaz para a tecnologia ser seu braço direito e esquerdo. Olha só:

 

#2 Envio de mensagens em ocasiões especiais

Já pensou em lembrar do seu paciente no dia do aniversário dele? Talvez de um e de outro seja até possível. Mas… todos eles? Sim, também é viável. O mesmo software de que estamos falando integra as informações de cadastro pessoal e por isso pode fazer o envio automático de mensagens (já previamente escritas por você) para seguir no exato dia de aniversário do paciente.

Você pode, por exemplo, fazer uma única mensagem no início do ano e esta se aplicar a todos que fazem aniversário naquele período. Novo ano, nova mensagem… E assim por diante!

O mesmo pode ocorrer com disparo de felicitações em ocasiões especiais. Por exemplo: Natal, Ano-Novo, Páscoa… E épocas distintas também podem ser lembradas. Caso você tenha uma clínica dermatológica, pode enviar orientações sobre cuidados da pele no verão, no inverno! As possibilidades são infinitas!

Viu só como é menos esforço do que você imaginava? Busque soluções tecnológicas preparadas para ajudar no marketing de relacionamento com paciente. Fique atento se os sistemas de gestão pesquisados possuem ferramentas como essas que indicamos aqui no texto.

Se você ficou com alguma dúvida, não tem problema: sinalize nos comentários abaixo que iremos esclarecê-la!

 

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