Marketing odontológico: tudo o que você precisa saber

Tempo de leitura: 11 minutos

Já percebeu como as estratégias de marketing se fazem cada vez mais presentes em consultórios e clínicas? Tem caído por terra, afinal, a noção de que a ferramenta não pode ou não deve ser utilizada por profissionais do segmento da saúde: a realidade é que sua implementação traz benefícios tanto para os próprios profissionais quanto para os pacientes. Marketing odontológico, ao contrário do que se pode pensar, não se trata apenas de propaganda e vendas. É uma análise e um entendimento do mercado da Odontologia de forma a aumentar a competitividade do consultório ou clínica.

Se você, enquanto dentista, pensa que não é possível investir em marketing mantendo o compromisso com a ética, está enganado… Mesmo porque as ações focadas na área não têm como objetivo único aumentar a lucratividade do consultório, mas também melhorar a qualidade do atendimento oferecido. Com determinadas estratégias de marketing digital, por exemplo, é possível disponibilizar informações relevantes para seus pacientes, fortalecer sua marca e criar um vínculo verdadeiro com seu público, aumentando a confiança em seus serviços.

Reflita por um momento: se atualmente ter uma presença digital marcante é quase um pré-requisito para negócios de todas as áreas e portes, por que seria diferente no ramo da odontologia? A cultura de dissociar o ambiente do consultório da ideia de empresa ou negócio acaba fazendo com que o ramo da saúde perca em termos de gestão, finanças e melhorias contínuas na relação com o paciente. Sim, seu consultório ou clínica é um negócio! Como tal, precisa do investimento em técnicas diversas para aprimorar, cada vez mais,  o nível do serviço prestado.

No artigo de hoje, vamos compilar os tópicos mais relevantes acerca de marketing odontológico, abordando tudo o que você precisa saber sobre o tema. Em primeiro lugar, um assunto bastante animador: as vantagens de se apostar na ferramenta. Vamos lá?

Quais são os benefícios do marketing odontológico?

O mercado prova que o número de cirurgiões dentistas é alto no Brasil, refletindo uma saturação das faculdades de odontologia. Por outro lado, o segmento sempre conta com oportunidades de expansão e crescimento, sendo preciso diferencial competitivo para aproveitá-las. É aí que os conhecimentos sobre gestão, além de técnicas de atração e fidelização de pacientes, fazem TODA a diferença para o sucesso do profissional. Confira alguns benefícios do marketing odontológico (quando bem feito!):

marketing odontológico

Diferencial estratégico

Investir em marketing (mais especificamente em marketing digital e de conteúdo) já significa identificar uma oportunidade de se destacar no mercado. Isso porque a área de Odontologia ainda não despertou para o potencial de tal investimento. Você certamente tem colegas de profissão que não apostariam ou nunca ouviram falar em marketing odontológico. Saber que este tipo de resistência não se justifica e conhecer os benefícios da ferramenta já é algo que, por si só,  te coloca à frente dos concorrentes.

Mais um ponto importante: apostar nas múltiplas possibilidades do marketing em odontologia permite ao profissional identificar claramente quem é seu público, quem são as pessoas que mais deseja atingir, quais são as prioridades do seu consultório no momento, como ele pode maximizar sua lucratividade e a qualidade do seu atendimento. A partir do levantamento de todos estes dados importantes, o dentista poderá então traçar uma estratégia eficiente e adequada às suas necessidades específicas, assumindo as rédeas da gestão do seu consultório.

Captação de pacientes (inclusive particulares)

Com a construção de uma sólida presença digital (um bom site, um blog, redes sociais atualizadas), é claro que a visibilidade do seu trabalho e do seu consultório será aumentada. Isso, aliado a estratégias fundamentadas de atração de público, se reflete em mais pacientes e, em consequência, mais rentabilidade. Importante frisar que um bom planejamento estratégico te permite focar inclusive no perfil de paciente que deseja atrair (lembra do conhecimento do público-alvo?). Investir em marketing alavanca o boca-a-boca.   

Fidelização de pacientes

Pois é… Muito se fala em atrair mais pacientes, mas a questão é que fidelizá-los é ação igualmente importante (além de ser mais barata e mais simples). Reflita: uma agenda lotada não significa muito se esses pacientes não fecham um plano de tratamento, não é mesmo? Da mesma forma, multiplicar o número de clientes não é de muita valia se eles não pretendem retornar à sua clínica ou indicar o seu serviço. Nesse cenário, o marketing também é um forte aliado para a construção de  uma relação de confiança com seu público, garantindo estabilidade e longevidade para o negócio.

Construção de autoridade e renome na área

Com o marketing odontológico, é possível fortalecer muito a sua marca e o seu nome no mercado. Tornar-se referência na sua cidade, região ou bairro é algo perfeitamente alcançável com boas estratégias digitais. O marketing de conteúdo, neste sentido, é uma excelente ferramenta para firmar-se como autoridade na sua área de atuação.

Menos vulnerabilidade às crises

Qualquer estratégia de marketing exige planejamento, objetivos bem traçados,  organização e avaliação de resultados. Saber para onde se vai, como se está indo, quais são os erros e acertos e as necessidades específicas do seu negócio faz com que seja muito mais fácil prever problemas, riscos e épocas de vacas magras com antecedência, permitindo que você se prepare muito melhor para as crises.  

 

Certo,  mas é realmente possível fazer de forma ética? Quais são os limites da lei?

Claro! Os profissionais da área podem alcançar ótimos resultados com marketing e cumprir as determinações do Código de Ética Odontológica (CEO). Como já dissemos, é possível investir em uma divulgação que não se restringe somente à venda de tratamentos, mas que é inteligente, oferece informação de qualidade para os pacientes e é focada num atendimento de  excelência. Dentre as infrações de ética previstas pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), estão as divulgações de:

  • imagens de antes e depois de tratamentos, preços e formas de pagamento;
  • publicidade enganosa;
  • especialidades do profissional que não estejam registradas no CFO ou que ele não possua;
  • tratamentos e técnicas que não são comprovados cientificamente;
  • criticar técnicas usadas por colegas de profissão;
  • informações do paciente, como nome e endereço;
  • qualquer tipo de tratamento gratuito com intenção de atrair pacientes para o consultório ou autopromoção;
  • serviços profissionais como prêmio em concurso de qualquer natureza, assim como oferecer prêmios ou brindes para pacientes que utilizam os serviços do consultório;
  • troca de favores (como fornecer um procedimento gratuito em troca de indicação de novos pacientes);
  • cartão de descontos e qualquer outro veículo ou meio que caracterize uma concorrência desleal.

Além disso, o profissional não pode omitir seu nome completo, o número de registro no Conselho Regional de Odontologia e o nome representativo da profissão de Cirurgião-Dentista. Realizar consulta, diagnóstico ou prescrição de tratamento através  de qualquer veículo de comunicação em massa também é vetado!

5 estratégias para o sucesso

3

Agora que você conhece os benefícios do marketing odontológico e sabe que pode investir na estratégia de forma completamente ética, vamos partir para algumas dicas práticas:

Aposte em marketing de conteúdo!

A estratégia, que tem angariado adeptos dos mais diversos segmentos no Brasil, consiste em atrair, engajar, fidelizar e encantar potenciais e atuais clientes por meio da oferta de conteúdo relevante. A metodologia leva em consideração a jornada empreendida pelo consumidor desde o momento em que ele entra em contato com o seu negócio, guiando-o para a conversão (momento da decisão de compra do produto ou serviço).

Depois que ele se tornar seu cliente, a oferta de conteúdo útil e interessante ainda pode “selar” a credibilidade e a qualidade do seu serviço, fidelizando seu público. Para tanto, apostar em um blog é fundamental!

Construa uma relação de confiança com seus pacientes

Em outras palavras, fidelize! Esta é uma das etapas mais importantes do marketing odontológico –  o marketing de relacionamento. Engana-se quem pensa que todo o trabalho está feito depois que o paciente deixa o consultório. O “depois” é o momento no qual você “fecha com chave de ouro”  e adquire a confiança do seu público, fazendo com que ele inclusive divulgue o seu trabalho para conhecidos (o famoso boca-a-boca), feche um plano de tratamento de longo prazo e/ou retorne futuramente.

E como fazer isso? Apostar em e-mails automatizados (solucionando dúvidas comuns sobre um certo tipo de tratamento, por exemplo), realizar pesquisas de satisfação e manter uma presença digital constante são boas estratégias. O essencial é não cortar o contato com seu paciente, demonstrando atenção no pós-consulta.

Ofereça um atendimento de qualidade, sempre

Embora pareça bastante óbvia, não podemos deixar de destacar esta etapa. Não adianta investir em excelentes estratégias de marketing odontológico e não atender às expectativas ou focar no primordial – um atendimento de excelência aos pacientes. Comece valorizando seu serviço de dentro para fora no consultório!

Conheça seu mercado: estude o marketing odontológico da concorrência

Este é um dos primeiros passos de todo plano de negócios que se preze: estudar a concorrência e ver como seus colegas de profissão estão se comportando em termos de marketing e divulgação. A ação pode ser um bom parâmetro para saber de que modo e em qual proporção você deve investir nas suas estratégias.

Invista em um bom software

Depois de tantas informações neste artigo, é provável que você esteja se perguntando por onde deve começar e de que forma arranjará tempo para investir em técnicas inteligentes de marketing odontológico. Pois bem: investir em alguns cursos básicos de marketing digital é aconselhável, porque assim você poderá entender melhor quais ferramentas ou serviços contratar, além de adquirir mais noção da sua estratégia como um todo. Existem, aliás, diversos cursos da área com foco em profissionais da saúde.

De todo modo, lembre-se de que falta de tempo e/ou conhecimento não são mais desculpa  para não investir em marketing: você pode usar toda a praticidade da tecnologia e da automação a seu favor. Existem softwares do segmento que não só auxiliam na gestão do consultório como também realizam o trabalho de atração e fidelização de pacientes para você.

Oferecemos esta possibilidade através do iMedicina. Conheça nossa proposta e entenda melhor como informatizar seu consultório e apostar nas melhores práticas de marketing odontológico!

Por enquanto, preparamos três guias com orientações fundamentais para que você comece seu caminho nesse universo. O primeiro reúne as melhores práticas de marketing digital para profissionais da saúde, trazendo um passo a passo completo para começar a ter resultados na sua clínica ou consultório:

Guia de Marketing para Consultórios PDF

O segundo é um conteúdo definitivo com tudo o que você precisa saber sobre Inbound Marketing e suas melhores estratégias. Aqui, você vai descobrir como obter resultados surpreendentes ao respeitar o comportamento do seu público:

Marketing de conteúdo para consultórios PDF

Finalmente, o terceiro material é focado em dicas valiosas para que você divulgue o seu consultório ou clínica com eficácia! Neste guia, aprenda como disseminar seu nome e seu trabalho para seus pacientes ideais, tudo por meio do poder das redes sociais:

Consultórios em redes sociais PDF

Avance nessa jornada e obtenha resultados acima do esperado no seu consultório odontológico!