Melhore o seu software para área médica e tenha pacientes mais satisfeitos

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Melhore o seu software para área médica e tenha pacientes mais satisfeitos

O sucesso de qualquer empreendimento passa obrigatoriamente por uma boa administração. Com as clínicas de saúde não poderia ser diferente. Um dos principais desafios de quem abre o seu consultório é cuidar de aspectos burocráticos do negócio. Para ajudar em várias dessas tarefas, foram desenvolvidos os softwares de gestão para área médica, entre os quais está o iMedicina. A seguir, apresentaremos alguns dos recursos e vantagens oferecidas por esse tipo de ferramenta.

Como funciona um software para área médica?

Em um primeiro momento, é importante esclarecer o que exatamente é um software de gestão. Afinal, há muitos indivíduos que não compreendem a finalidade dessas plataformas. Um sistema de gestão é um instrumento que permite coordenar as diferentes tarefas administrativas e operacionais de um estabelecimento. Como resultado, o método consegue centralizar todas as principais informações do negócio em questão e permite, assim, que o responsável acesse facilmente o fluxo de dados. Em um único local, passam a ficar registradas a evolução dos serviços prestados, o que gera maior integração entre os departamentos.

Tratando-se de uma clínica médica, ainda é bastante comum ver secretárias e especialistas lidando com uma grande quantidade de papéis. São prontuários, laudos, fichas de pacientes e demais documentos difíceis de arquivar de maneira organizada. No entanto, esse método de gestão já está ultrapassado por inúmeras razões.

Para começar, o volume de papel desperdiçado vai contra os preceitos de sustentabilidade que devem ser observados. Um consultório não dispõe de espaço suficiente para guardar tanto material e existe a chance de registros serem perdidos. O tempo que se gasta procurando documentos poderia servir, por exemplo, para garantir um intervalo de segurança entre as consultas. Como resultado, tanto o especialista como o público saem ganhando com a implementação do recurso.

As finalidades de um software de gestão médica

Um software como o iMedicina tem como atribuição reunir em um só local inúmeras atividades que seriam executadas em separado. Veja quais são os resultados de implementar o software de gestão médica.

Cadastro de pacientes

A partir de um único dado fornecido pelo paciente, já é possível localizar um cadastro detalhado no sistema. Ou seja, nada de perder minutos preciosos mexendo em arquivos para saber quais foram as últimas consultas, os exames e os procedimentos realizados a cada telefonema. Com maior agilidade, quem atende a ligação consegue fazer o agendamento. Em adição, esse cuidado estabelece um vínculo mais estreito com o paciente, o que resulta em maior satisfação para todos os envolvidos. Isso porque a pessoa sente-se prestigiada e o profissional acessa o cadastro de imediato com apenas um clique na plataforma de gestão.

Gestão de finanças

O iMedicina é um sistema de gestão médica que torna obsoleto o uso de planilhas, pois reúne os dados financeiros. Esse software também registra de maneira segura os dados do consultório para o controle do administrador. Sendo assim, cria-se uma base de dados com registros do quanto entrou e saiu de dinheiro. E o melhor: o administrador pode conferir tais informações mesmo à distância. Reduz-se então a chance de erros na contabilidade da clínica.

No software, as consultas efetuadas por convênios médicos ficam separadas dos atendimentos particulares. Também dá para gerar relatórios de gastos com materiais e produtos. O lançamento de fluxo de caixa é feito em um período bem mais curto, viabilizando um controle maior dos rendimentos.

Acesso à distância

Conforme mencionado no item anterior, a mobilidade de acesso é um dos pontos positivos do iMedicina. Qualquer usuário que esteja autorizado pode visualizar as informações de dispositivos como computadores, celulares e tablets. Portanto, não é necessário estar no local de trabalho para gerenciar o consultório. Esse atributo é especialmente útil para os profissionais que viajam com frequência e precisam tomar decisões administrativas mesmo fora da clínica.

Marcação de consultas

Os atendentes que trabalham em consultórios sem um software de gestão por vezes gastam vários minutos para localizar uma data disponível na agenda do médico. Outra tarefa que demora mais do que deveria é a remarcação ou cancelamento de consultas nas agendas de papel. Com o iMedicina, um só clique faz as alterações necessárias. A partir de uma administração adequada dos horários, você consegue planejar o envio de lembrete por celular ou e-mail para os pacientes. Essas notificações são uma excelente iniciativa para diminuir faltas e atrasos, situações que prejudicam a rotina do médico.

Elaboração de receitas

A caligrafia dos médicos é notória por serem geralmente difíceis de se decifrar. Nada é pior para o paciente do que chegar na farmácia e não entender o nome e a dosagem do medicamento indicado. O computador é capaz de padronizar as receitas e facilitar a compreensão do público e dos farmacêuticos, além de agilizar a tarefa para o especialista. Pensando nisso, o iMedicina permite que as prescrições sejam cadastradas antes. Você não precisa sair da tela de atendimento para gerar um modelo de prontuário, receita ou qualquer outra solicitação. Em um clique, está tudo resolvido.

Lançar o resultado dos testes

Entre as funções do sistema de gestão médica, está o lançamento dos resultados dos exames. Como consequência, o profissional pode visualizar as informações sobre o estado de saúde do paciente e traçar um histórico preciso. Muito prático, não?

Redução de custos

Instaurar o iMedicina em seu consultório representa, sim, um investimento inicial. Contudo, o retorno em termos de produtividade e satisfação dos pacientes compensa. Ao automatizar o sistema, a produtividade do especialista aumenta e as tarefas do cotidiano ficam mais simples. Você perceberá uma grande diferença no dia a dia da clínica e o público também.

Segurança de dados

Devido à tecnologia presente no programa, as informações ficam protegidas e são salvas diariamente. Esse backup foi pensado para prevenir perdas de informações essenciais. Como tudo fica criptografado, os registros são mantidos em sigilo. Qualquer acidente pode ser restaurado pela manutenção, tendo em vista que as atividades ficam salvas no sistema. É válido ressaltar que o próprio fornecedor concede esse serviço de reparação para os clientes.

Apresentação de estatísticas

Um bom software para área médica como o iMedicina conta com um módulo de estatística. O diferencial é que ele está integrado às funções financeiras, de agenda e ao prontuário eletrônico. Por meio dessa aplicação, o especialista é capaz de acompanhar e avaliar uma série de dados sobre o consultório, como o percentual de novos pacientes e outras tags de marcação. As estatísticas do programa são separadas em duas funcionalidades: os relatórios e os gráficos.

Os relatórios são levantamentos detalhados e personalizados sobre os atendimentos, a agenda e os pacientes de cada profissional cadastrado. Por sua vez, os gráficos estão relacionados à área administrativa, financeira e ao perfil dos pacientes em um determinado período que se queira analisar. Com esses dados em mãos, o administrador pode ter uma compreensão mais ampla do andamento do consultório na hora de traçar estratégias de crescimento. As estatísticas apontam os setores que demandam atenção especial e eventuais correções, além de indicar quais medidas estão dando certo.

Os benefícios do software de gestão médica para os pacientes

Já falamos das vantagens que o iMedicina traz para o profissional de saúde e agora apontaremos como essa ferramenta afeta positivamente os pacientes.

Fácil acesso ao cadastro

As pessoas que procuram atendimento médico sentem-se valorizadas quando o especialista está a par do seu caso. Faz toda a diferença ser atendido por alguém que sabe quais os tratamentos já feitos, exames realizados e demais informações relevantes. O papel do software é justamente centralizar esses dados, que podem ser vistos antes da consulta pelo médico.

Segurança no pagamento das consultas

Dúvidas referentes a pagamento por vezes criam situações desagradáveis. Quando o seu médico tem a contabilidade bem-ordenada, você fica mais tranquilo, não é mesmo?

Proteção dos dados

A relação médico e paciente tem como preceito fundamental o sigilo. No desenvolvimento dos softwares de gestão médica, os registros ficam bem protegidos por criptografia. Sendo assim, há menos informações suas em papéis que podem ser extraviados.

Menos atrasos e tempo de espera

Uma das razões para os pacientes trocarem de especialista são os atrasos. Nada mais inconveniente do que chegar no horário agendado e ter de passar um longo tempo na sala de espera. Como o software de gestão médica agiliza os processos, a tendência é que as consultas sejam concluídas mais rápido sem comprometer a qualidade do atendimento. Na correria do cotidiano, é fácil esquecer os agendamentos feitos dias antes. Se o médico dispõe de um programa de gestão como o iMedicina, o paciente será lembrado por e-mail ou mensagem na véspera da consulta.

Médicos e pacientes são favorecidos pelo software de gestão médica

Como é possível perceber, a área médica tem muito a ganhar com o software para gestão. O funcionamento do consultório se dará com maior tranquilidade, deixando o profissional livre para se aprimorar em outros aspectos. Esse atendimento de alta qualidade é sentido pelo público, que ficará satisfeito com o serviço encontrado. Conclusão: trata-se de um sistema vantajoso para ambas as partes.

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