As melhores faculdades de fisioterapia do Brasil

fisioterapia

A fisioterapia é uma ciência da saúde que utiliza diferentes técnicas de movimentação corporal como massagem e ginástica para o tratamento de lesões e doenças. O profissional colabora com o funcionamento regular da atividade motora e muscular dos pacientes, além de ajudar na recuperação de pessoas acidentadas ou com distúrbios neurológicos, cardíacos e respiratórios.

O mercado da fisioterapia é amplo no Brasil. O profissional pode atuar em escolas, ambientes de trabalho com a fisioterapia do trabalho, colaborar com o desenvolvimento de centros de pesquisa e incorporar clubes esportivos com a fisioterapia esportiva.

Pode também atuar em clínicas especializadas, como na neurologia para reabilitar casos de terapia cerebral, entre outros locais de assistência à saúde que necessitam da atuação da área fisioterapeuta. Ainda mais, esse profissional da saúde pode trabalhar com idosos, crianças, gestantes e até portadores de doença física ou mental.

A graduação em fisioterapia

Na graduação, os alunos aprendem com as aulas práticas, as técnicas de massoterapia, termoterapia e hidroterapia. Além de possuírem uma alta carga de disciplinas teóricas que enriquecem o currículo a partir ciências da saúde e biológicas como anatomia, fisiologia, patologia e histologia. E também compreendem sobre saúde pública e recursos terapêuticos.

Os acadêmicos nessa área estarão habilitados para diagnosticar e realizar tratamentos de má-formação e vícios de postura. Aprendem técnicas exclusivamente desenvolvidas a fim de colaborar na restauração, na manutenção e no desenvolvimento da capacidade física e funcional do paciente.

Geralmente, são cursos de graduação nessa área tem a duração de quatro anos oferecidos em mais de 500 universidades brasileiras. Abaixo listamos os dez melhores cursos de fisioterapia do Brasil segundo o Ranking Universitário do jornal Folha de São Paulo de 2016.

As melhores faculdades de fisioterapia do Brasil

O Ranking da Folha de São Paulo caracteriza as melhores universidades a partir da mediana dos cálculos das seguintes categorias: de avaliadores do MEC, dos índices de avaliação do mercado e da qualidade de ensino na graduação. Além de considerar o desenvolvimento de mestrado e doutorado, a nota no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) e também consideram a avaliação do corpo docente.

O ranking avaliou 446 escolas. Os três melhores cursos de fisioterapia oferecidos (em ordem do ranking) são na Universidade Federal de Minas Gerais, que obteve maior índice no cálculo, a Universidade Federal de São Carlos, que obteve a maior nota de qualidade de ensino, e a Universidade de São Paulo, que possui maior avaliação do mercado.

Logo após, aparece a Universidade de Brasília, seguida pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho, que ocupa a quinta posição do ranking. As universidades se destacam pelas notas dos avaliadores do MEC e pela qualidade de ensino e atuação no mercado.

Abaixo em ordem estão a Universidade Federal do Rio de Janeiro, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Universidade Federal de Santa Maria.

Na oitava e na nona posição estão a Universidade Federal de Pernambuco e a Universidade Estadual de Londrina. Todas essas universidades estão com notas a páreo com as primeiras colocadas em questão de ensino e retorno profissional.

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: