Modelos de atestado médico para seguir

O atestado médico é um documento que todo trabalhador tem direito. Sua função consiste em justificar afastamentos e faltas por motivos de saúde, sem com isso perder a remuneração correspondente. Por isso, preparamos esse artigo com alguns modelos de atestado médico a se seguir.

A emissão do atestado é regulamentada pela Resolução do Conselho Federal de Medicina – CFM 1.658/2002, e o fornecimento ao paciente é um dever do médico.

Ao médico, cabe especificar o tempo de dispensa para recuperação, expor as razões pelas quais o paciente se afastou de seu trabalho, registrar as informações necessárias e assinar o documento, sem cobrar qualquer taxa adicional, entre outras normas gerais sobre os diferentes tipos de atestado médico.

Se você é médico, fazer um atestado deve ser uma rotina em seu dia a dia.

Pare e pense: quantas horas até hoje você não perdeu escrevendo centenas (talvez até milhares) de atestados para pacientes?

Na média de um consultório, um profissional perde cerca de 30 minutos por semana com preenchimento de atestados. Se incluirmos receitas, encaminhamentos e pedidos de exames, esse número subiria muito.

Agora, veja a tela abaixo:

modelos de atestado médico

Imagine como seria mais simples se todos os seus modelos de atestado estivessem disponíveis durante os seus atendimentos, para serem carregados com um simples clique.

E tudo isso impresso em seu papel timbrado, de acordo com suas configurações:

modelo de atestado médico

Nessas configurações, você pode dizer ao sistema quais informações do paciente gostaria de preencher de forma automática. Veja o exemplo do cabeçalho:

modelo de atestado de afastamento

Nesse exemplo, os dados do paciente seriam inseridos de forma automática, desde que o paciente que está em atendimento esteja cadastrado no seu sistema.

Nesse caso, o nome e a idade foram inseridos automaticamente, mas qualquer outro dado poderia ser adicionado sem maiores dificuldades.

O resultado final seria esse:

atestado de doença

Esse atestado acima foi gerado pelo iMedicina, com apenas 1 clique e SEM SEQUER 1 LETRA DIGITADA durante o atendimento. Tudo partindo de modelos pré-definidos e com a inteligência de geração do documento da plataforma. Simples, né?

Imagine, então, simplesmente criar suas variações mais comuns de atestado e ter tudo isso preenchido de forma automática?

Se quiser testar o iMedicinade forma gratuita, na prática, clique aqui.

Bem… Agora, vamos para alguns modelos de atestado médico que podem ser utilizados pelos profissionais da saúde, em seus consultórios.

Modelos de atestado médico de inaptidão

O primeiro tipo comum de atestado médico diz respeito aos que tem por finalidade atestar a inaptidão física do paciente por razões de saúde, decorrentes, por exemplo, de alguma doença ou lesão. Segue alguns modelos comumente utilizados.

Exemplo 1:

Atesto para os devidos fins, que o Sr. [inserir o nome], inscrito no CPF n.º [inserir número], foi atendido no dia [inserir data] às [inserir horário] apresentando quadro de [inserir o problema de saúde] e necessita de [inserir] dias de repouso.

[Local e data]
[Assinatura e carimbo com o nome do médico e o número do CRM]

(todos esses dados podem ser configurados de forma automática no iMedicina! Acesse nosso site e saiba mais. Clique aqui)

Exemplo 2:

Atesto para os devidos fins, a pedido do interessado, que [nome do paciente], portador do RG.: [inserir número] foi submetido à consulta médica nesta data, no horário das [inserir] horas, e apresenta [especificar o problema de saúde, se necessário]. Em decorrência, deverá permanecer afastado de suas atividades laborativas por um período de [informar] dias, a partir desta data.

[Local e data]
[Assinatura e carimbo com o nome do médico e o número do CRM]

Exemplo 3:

[Nome do profissional], médico(a), portador(a) da Cédula Profissional n.º [informar], atesta por sua honra que [nome do paciente], portador/a do B.I. n.º [informar], emitido pelo Arquivo de Identificação Civil de [informar] não apresenta, na presente data, aptidão psíquica e física para efetuar as atividades.

Por ser verdade, atesto o presente.

[Local e data]
[Assinatura e carimbo com o nome do médico e o número do CRM]

Exemplo 4:

Declaro para os devidos fins que o(a) Sr(a). [nome do paciente], [nacionalidade], [estado civil], [profissão], inscrito no CPF n.º [informar] e no RG n.º [citar], paciente que está sob meus cuidados, não possui condições adequadas para trabalhar, devendo se afastar de suas atividades profissionais e permanecer em repouso de [inserir a data de início] a [inserir a data de término].

[Local e data]
[Assinatura e carimbo com o nome do médico e o número do CRM]

Modelos de atestado médico para aptidão

Os atestados médicos não servem apenas para atestar a incapacidade de algum paciente durante determinado período em função de alguma enfermidade, mas também para testes de aptidão física, onde o médico passa um atestado que comprova que o cidadão está em condições de exercer suas atividades, ou que está apto para realizar a prova. Abaixo segue alguns modelos de aptidão física.

Exemplo 1:

Atesto para os devidos fins que [nome do paciente] foi por mim examinado(a) e avaliado(a), encontrando-se em pleno estado de saúde, apto(a) a exercer atividade física de competição, como por exemplo o futebol.

[Local e data]
[Assinatura e carimbo com o nome do médico e o número do CRM]

Exemplo 2:

Atesto para os devidos fins que o(a) Sr.(a) [inserir nome do paciente] está apto(a) para a prática de esportes na modalidade [informar] e que se encontra em boas condições de saúde, não sofre de nenhuma doença e não é portador(a) de necessidades especiais.

[Local e data]
[Assinatura e carimbo com o nome do médico e o número do CRM]

Exemplo 3:

[Nome do médico], médico(a), portador(a) do CRM nº [informar], atesta por sua honra que [Nome do paciente], portador/a do B.I. n.º [informar], emitido pelo Arquivo de Identificação Civil tem, na presente data, aptidão física e psíquica para efetuar atividades [citar atividades nas quais o paciente está apto para efetuar].
Por ser verdade, atesto,

[Local e data]
[Assinatura e carimbo com o nome do médico e o número do CRM]

Exemplo 4:

Atesto para os devidos fins que o(a) Sr.(a) [inserir nome do paciente], [nacionalidade], portador(a) da Carteira de Identidade nº [informar], foi por mim examinado(a) nesta data, está em perfeitas condições mental e física, para participar de [citar atividades nas quais o paciente está apto para efetuar], que exigem esforço físico moderado.

[Local e data]
[Assinatura e carimbo com o nome do médico e o número do CRM]

Exemplo 5:

Atesto que o(a) Sr.(a) [nome do paciente], portador(a) da Carteira de Identidade nº [informar], apresenta boa condição de saúde física para realizar o teste de aptidão física citado no edital normativo do Concurso Público para o cargo de (informar) da Prefeitura Municipal de [informar].

[Local e data]
[Assinatura e carimbo com o nome do médico e o número do CRM]

Viu o quanto ter modelos pré-definidos pode te ajudar no dia-a-dia? Espero que os disponibilizados acima ajudem você a ganhar tempo na rotina do consultório!

No iMedicina, você pode cadastrar quantos modelos de atestado médico quiser e imprimí-los com um único clique, sem sequer precisar preencher os dados do paciente. Conheça nosso software médico e confira!

Compartilhe este conteúdo:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Compartilhe este conteúdo:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Artigos relacionados

O que achou? Deixe seu comentário!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Já está de saída?

Junte-se a dezenas de milhares de Médicos e receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.

Ao inscrever na nossa newsletter, você está autorizando o iMedicina a enviar conteúdos de seu interesse. Jamais fazemos spam! Confira nossa política de privacidade.

Junte-se a Dezenas de Milhares de Médicos

Receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.